PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DO BAGAÇO DA CANA DE AÇUCAR
Por: agrow • 2/7/2019 • Trabalho acadêmico • 2.991 Palavras (12 Páginas) • 419 Visualizações
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Paola Cristina de Moura Félix
PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DO BAGAÇO DA CANA DE
AÇUCAR
Belo Horizonte, MG
22 de novembro de 2018
Paola Cristina de Moura Félix
PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO A PARTIR DO BAGAÇO DA CANA DE
AÇUCAR
Trabalho de conclusão de matéria, Contexto
social e profissional de um engenheiro de
materiais social apresentado ao Centro
Federal de Educação Tecnologia de Minas
Gerais. Do curso de graduação de
Engenharia de Materiais. Professor: Sidney
Nicodemos da Silva.
BELO HORIZONTE
22 DE NOVEMBRO DE 2018
SUMÁRIO
RESUMO 5
ABSTRACT 6
INTRODUÇÃO 7
JUSTIFICATIVA 11
OBJETIVOS 12
METODOLOGIA 13
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 17
RESUMO
Durante décadas, grande parte do plástico produzido tinha como matéria prima principal, derivados do petróleo, esses que pertencem ao grupo dos polímeros (cadeias extensas). Entretanto, com a crescente preocupação dos indivíduos com as questões ambientais, foram feitas várias tentativas de produção de plásticos menos agressivos ao meio ambiente, visto que, os plásticos derivados do petróleo demoram entorno de 30 a 450 anos para decomposição, além de ser agressivo ao solo durante o processo. Visando isso, por meio de trabalhos científicos e acadêmicos, foi descoberto o polímero polihidroxibutirato (PHB), pertencente a família dos polihidroxialcanoato (PHA), formado por monômeros de quatro Carbonos, esses quê tem pecualiaridades biocompatíveis, termoplásticas e biodegradáveis. O PHB tem como principal meio de produção o bagaço da cana de açúcar que é cultivada em grande escala em todo território brasileiro. No bagaço da cana de açúcar há algumas bactérias que se alimentam dos nutrientes e formam dentro de si um polímero, assim, por meio da ação dessas bactérias há obtenção do PHB. Esse polímero pode ser utilizado para substituir várias funções do plástico derivado do petróleo, como produção de sacos plásticos, embalagens, entre outros objetivos.
ABSTRACT
For decades, much of the plastic produced had as main raw material, petroleum derivatives, which belong to the group of polymers (extended chains). However, with the growing concern of individuals with environmental issues, several attempts were made to produce plastics less aggressive to the environment, since the plastics derived from petroleum take around 30 to 450 years to decompose, besides being aggressive to the environment. during the process. The polihidroxibutirato (PHB) polymer belonging to the family of polihidroxialcanoato (PHA), formed by monomers of four carbonates, has been discovered through scientific and academic work. These polymers have biocompatible, thermoplastic and biodegradable properties. PHB's main means of production is sugarcane bagasse, which is grown on a large scale throughout Brazil. In sugarcane bagasse there are some bacteria that feed on the nutrients and form a polymer inside them, so, through the action of these bacteria, PHB is obtained. This polymer can be used to replace various functions of petroleum-derived plastic, such as the production of plastic bags, packaging, among other purposes.
INTRODUÇÃO
Em meados do século XX, houve a produção do primeiro plástico e com as revoluções industriais, evolução do homem e as suas necessidades, houve a intensificação do uso dos plásticos. Isso decore da ampla atuação que estes podem ter na vida do ser humano, visto que, os plásticos têm uma ótima ação impermeabilizante, de durabilidade e maleabilidade, além de que dependendo da forma que for produzido tem ótimo custo benefício. Em virtude dessas inúmeras propriedades, o plástico pode ser usado em várias categorias de embalagens, como as de alimentos, pois são impermeabilizantes, não deixando nenhuma impureza ou contaminação tenha contato com o alimento; os pets, já que, são necessárias embalagens resistentes (porque no transporte podem quebrar ou danificar) e duráveis, porque os líquidos presentes nos reservatórios são produzidos em grande escala. Na década de 70 os plásticos foram introduzidos na área automobilista, devido à demanda de carros mais leves, para que os carros fiquem mais leves e consumam menos combustíveis, mas tendo um resultado de qualidade. Já na atualidade o plástico atua nessa área, devido à maleabilidade, podendo ser produzidos designs mais modernos. Não menos importante, e com grande atuação, temos a utilização do plástico em sacolas, essa aplicação é umas das mais comuns de se ver, isso decorre, pois os plásticos têm propriedades que o deixa resistente, podendo supor pesos como compras de supermercados. Além disso, a produção em grande em escala se torna econômica e rentável para os estabelecimentos que usam esse método.
Disponível em:
Disponível em:
A produção mais econômica do plástico é a derivada do petróleo, esse que é formado por compostos orgânicos, em especial os hidrocarbonetos. Nas refinarias a primeira parte é produzida o petróleo de forma crua, após isso, o resultado é destilado, formando algumas frações. Para haver a formação do plástico, é preciso submeter as substâncias da fração que é produzida no nafta a uma etapa que é o craqueamento químico, consiste em aquecer na presença de catalisadores. Dessa forma, por meio desse processo são formados compostos fundamentais para a produção do plástico, como: etileno e propileno. Logo após, há outro processo de refinamento, que são produzidos pretoquímicos finos, como exemplo: propileno.
...