PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E IMPACTOS AMBIENTAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Por: 09376191919 • 12/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.252 Palavras (6 Páginas) • 393 Visualizações
Resumo: PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E IMPACTOS AMBIENTAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
O petróleo é um combustível fóssil que apresenta muitas utilidades e aplicações, além do uso na indústria automobilística. Ele se caracteriza por ser matéria-prima e/ou constituinte de diversos produtos como plásticos, calçados e cosméticos. Está a cada dia sendo mais explorado e tem sido um recurso energético gerador de divisas para a economia de países e nações, a exemplo do Brasil, mas, também, difusor de impactos ambientais negativos. As etapas que envolvem a produção de petróleo desde a perfuração de poços até o refino, direta ou indiretamente, têm causado alterações ao meio ambiente, visto que ele possui alto potencial de aspectos e impactos ambientais que são resultantes de sua exploração e produção industrial, sendo capaz de causar a morte de animais e plantas, além de comprometer a qualidade do solo, do ar e das águas. Esse combustível fóssil é um dos principais constituintes da economia do Brasil e do mundo. Ou seja, o petróleo é um recurso energético que é responsável por boa parte das divisas que integram a economia nacional.
IMPACTO AMBIENTAL
É comum lembrarmos as palavras poluição e degradação quando se fala em impacto ambiental. Apesar de estarem relacionadas ao real conceito do termo, tais palavras remetem-se apenas a conotação negativa do mesmo. Apenas a conotação negativa do mesmo. Sabemos que o impacto ambiental também pode ser positivo, o que aumenta ainda mais a abrangência do seu conceito. De acordo com a NBR ISO 14.001, impacto ambiental consiste em qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização (ABNT, 2004). Por se tratar de uma norma nacional, o conceito pertencente a ela é bastante utilizado pelas indústrias.
HISTÓRIA DO PETRÓLEO NO MUNDO E NO BRASIL
O petróleo é conhecido desde o período da antiga Babilônia, por volta do século III a. C. sendo utilizado na produção de tijolos. Por sua vez, índios pré-colombianos utilizavam o petróleo como impermeabilizador de potes cerâmicos e para pavimentação de ruas (THOMAS et al., 2004). O aparecimento do petróleo acontecia a partir de vazamentos naturais e eram usados de várias formas, como por exemplo, no embalsamento de mortos ilustres pelos egípcios, na pavimentação de estradas pelos Incas, para fins bélicos por gregos e romanos, entre outras. Os métodos de obtenção do líquido viscoso eram bem primitivos, pois não havia um grande conhecimento sobre esse óleo, já que as principais matérias-primas utilizadas na época eram o óleo de baleia, carvão e alcatrão. Com o passar do tempo foram descobertos suas diversas finalidades, como o querosene a partir da destilação do petróleo que era bem mais barato, o que revolucionou a sociedade da época (THOMAS et al., 2004). Nos dias atuais, o petróleo tem muitas utilidades além do uso como óleo ou gasolina. Com o advento da petroquímica, novos compostos foram produzidos, dentre eles, são comumente usados diariamente: plásticos, tintas, corantes adesivos, detergentes, explosivos, cosméticos, etc.
A INFLUÊNCIA DO PETRÓLEO NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Entendemos que a matriz energética é toda energia disponibilizada para transformação, distribuição e utilização nos processos produtivos. É uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região (ARCADIS TETRAPLAN, 2012). Por sua vez, a Matriz brasileira é caracterizada pela grande participação do petróleo, assim como no resto do mundo, além da intensificação dos estudos quanto a novas tecnologias e energias alternativas.
EXPLORAÇÃO
A atividade de exploração de petróleo é feita com base em estudos técnicos e geológicos na busca de intensificar e aperfeiçoar as descobertas de novos poços de petróleo, mas mesmo com todo esse avanço tecnológico nos estudos geológicos e na perfuração, ainda é uma atividade que pode ser considerada essencialmente arriscada e de custo elevado. A exploração pode ser dividida em duas partes, em terra (onshore) e em mar (offshore). A tecnologia usada em ambas se distingue pela maior necessidade da mesma na exploração offshore devido a maior dificuldade de retirada o óleo do fundo do mar, pois o mesmo sem encontra em altas profundidades.
...