PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE SORVETES E PICOLÉS NA CIDADE DE ABAETETUBA
Por: anasousa9 • 15/4/2016 • Artigo • 3.499 Palavras (14 Páginas) • 3.264 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
ANA CÉLIA SOUSA DA SILVA
LUCAS SANTOS
RENAN SANTOS
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE SORVETES E PICOLÉS NA CIDADE DE ABAETETUBA
ABAETETUBA-PA
2014
ANA CÉLIA SOUSA DA SILVA - 11442001702
LUCAS SANTOS - 1144200
RENAN – 1144200
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE SORVETES E PICOLÉS NA CIDADE DE ABAETETUBA
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Gerenciamento de Projetos, ministrada pelo Prof.° Doutor Bruno Lucena, do Curso de Engenharia Industrial, da Universidade Federal do Pará.
Abaetetuba-PA
2014
SUMÁRIO EXECUTIVO
1 Propósito do Projeto
A empresa será instalada na cidade de Abaetetuba para comercializar sorvetes de frutas regionais e produtos similares, com foco no mercado consumidor local e também prestação de serviços personalizados, no de caso de lotes de encomendas. Pois, verificamos que nossa cidade possui poucos estabelecimentos desse cunho para uma população que cresce continuamente, fato que contribui para uma alta demanda que é cada vez mais exigente e que precisa de estabelecimentos de diversão e lazer. Para isso vamos dispor de um projeto de fábrica que venha atender as exigências dos investidores e desse potencial consumidor.
2 Objetivos do projeto
- Viabilizar a instalação de uma fábrica de sorvetes na cidade de Abaetetuba;
- Atender ao mercado consumidor local promovendo diversão e lazer;
- Atender a demanda de possíveis encomendas para festas e eventos;
- Proporcionar produtos de menor custo, mas de qualidade e fabricados a partir de frutas regionais;
3 Requisitos
- Criar uma empresa para produzir sorvetes a partir de frutas regionais que seja competitiva e tenha diferencial;
- Que a empresa comercialize produtos de qualidade e de alto valor nutricional;
4 Premissas
- A cidade de Abaetetuba necessita de uma fábrica de sorvetes que além de oferecer um produto saboroso e nutricional proporcione prazer em consumi-lo;
- Existem poucas fábricas de sorvetes na cidade, cerca de três de pequeno porte, fato que nos remete a pensar na demanda da região;
5 idéia da fábrica
- A motivação para instalar a fábrica aconteceu através de pesquisa junto a potenciais clientes, onde foi visualizado que em Abaetetuba existem poucas fábricas e quase todas são de cunho artesanal;
- E o projeto da fábrica busca oferecer produtos de marca regional no mercado e serviços personalizados, com foco na excelência;
- A fábrica terá como produto sorvetes e similares para consumidores locais e eventuais turistas;
Restrições
- Deve ser instalada na cidade de Abaetetuba;
- Visa atender aos consumidores da região;
- A fábrica é destina à produção de sorvetes e picolés;
- É necessário que possua todos os requisitos para o funcionamento, tais como máquinas, câmara fria, entre outros;
- Ter enquadramento de empresa no órgão de registro público de empresas (Cartório ou Junta Comercial), vigilância sanitária, nos termos da lei, e ter sempre uma visão sustentável;
- O projeto será executado logo após a aprovação do mesmo tratante;
7 Riscos
- Não dispor de certos tipos de frutas o ano todo;
- Presença de agentes patogênicos nas polpas das frutas ou na água;
- Uso excessivo de água;
- E eventuais falhas no fornecimento de energia;
8 Partes interessadas
- Investidores;
- Fornecedores de matéria-prima;
- Consumidores locais e da região;
- Entidades que fornecem apoio a micro e pequenas empresas;
CONTEXTO
A fábrica de sorvete e picolé será instalada na cidade de Abaetetuba-Pará, que está localizada a cerca de 100 km da capital Belém. A cidade hoje tem em média 200.000 habitantes, o que estimamos em um bom mercado consumidor de sorvetes e picolés.
Considerado um alimento nutritivo, saudável e de baixo custo, o sorvete e o picolé podem ser consumidos por pessoas de todas as idades, sexo, condição social, possuindo um bom potencial.
Na cidade de Abaetetuba esses produtos são vendidos em frente à escolas, creches, órgãos públicos e privados, praças, em frente aos hospitais, postos de saúde, lojas, padarias, nas ruas, até mesmo nas ilhas onde o acesso é mais difícil e em muitas não há energia elétrica, observamos a venda e consumo do produto feita através de barcos que comercializam junto com suas mercadorias sorvetes e picolés nas comunidades ribeirinhas e principalmente nas escolas.
É notável também o consumo de sorvetes e picolés nas estradas que dão acesso à praia, à cidade de Moju, Igarapé-Miri, Vila dos Cabanos, Belém, e também nos ônibus que fazem linha para esses lugares. E na feira da cidade é comum todos os dias vermos pessoas consumindo o produto independente de horários, clima ou classe social.
Levando em consideração o clima de nossa região, onde temos dias ensolarados praticamente o ano todo constatamos a viabilidade de implantação da fábrica de sorvete, como um bom empreendimento.
Outro fator que viabiliza a instalação da fábrica é que na região há disponibilidade de matéria-prima o ano todo, além da diversidade de frutas, pois estamos na Amazônia, que é maior floresta tropical do mundo. Usando assim, os sabores das frutas e cheiros da floresta como diferencial da empresa para fabricar sorvetes e picolés autênticos da região, buscamos conquistar o mercado com excelência.
...