TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE REFLORESTAMENTO COM EUCALIPTO E PAU DE BALSA

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDO DESENVOLVIMENTO FLORESTAL DO ESTADO DE MATO GROSSO

MT-FLORESTA

PROJETO DE REFLORESTAMENTO COM EUCALIPTO E PAU DE BALSA

Prefeitura Municipal de Santo Afonso

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Reflorestamento de 30 ha com plantio de Eucalipto e 30 ha com Pau de Balsa no P.A  Padre José Tencat, localizado no Município de Santo Afonso.

  1. - Identificar recurso pleiteado

Reflorestamento com Finalidade Econômica

PROGRAMA  MT  FLORESTA

Resolução 006/2007

1.2 – Título

Diversificação e Consciência Ambiental: Agricultura Familiar Reflorestando.

1.3 - Identificação do Proponente / Convenente

Nome do Proponente: Prefeitura Municipal de Santo Afonso

CPF/CNPJ: 37.464.161/0001-46

Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, nº 155, Bairro Centro, cidade de Santo Afonso.

UF: MT

CEP: 78.425-000

Fone: (65) 3312 11 61

E-mail: pref_admmt@hotmail.com

1.4 - Identificação do Responsável

Nome: Silvio Souto Felisbino

Cargo: Prefeito

RG:  

CPF:

Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, nº 155, Bairro Centro, Cidade de Santo Afonso.

Fone: 

1.5 - Identificação do Co-Partícipe

 Listagem Anexa com os nomes dos produtores familiares contemplados no programa assim como seus respectivos números de RG e CPF e croquis de acesso aos seus lotes. Ata de posse da diretoria.

1.6 - Área de Abrangência

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social do “Alto do Rio Paraguai”.

1.7 - Identificação do Elaborador

Nome: Vital Santana de Oliveira

Entidade: Prefeitura Municipal de Santo Afonso

Setor: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Fone: (65) 3312 11 61

E-mail: agrovital@hotmail.com

  1. RESUMO DO PROJETO

Realizar a Implantação de 30 ha de EUCALIPTO e 30 ha de PAU DE BALSA em 30 propriedades de Agricultores Familiares selecionados no P.A GUAPIRAMA, sendo 1 ha de cada espécie por propriedade.

  1. JUSTIFICATIVA

Os produtores do Estado de Mato Grosso trabalham há alguns anos na proposta de diversificação da agricultura, onde culturas anuais e pastos são substituídos por plantio de culturas perenes e reflorestamentos, buscando com isso a sustentabilidade da unidade produtiva num mercado que se mostra promissor, pois além de contemplar o meio ambiente com a recuperação de áreas que antes eram florestadas, trás aumento significativo de renda familiar. O Estado via EMPAER, desenvolve pesquisas e capacitam técnicos da extensão rural há várias décadas, a SEDER se coloca por intermédio do Programa MT - Floresta atua como fomentador do desenvolvimento dessa atividade florestal. O município de Santo Afonso, através da Prefeitura Municipal de Santo Afonso atrás de uma nova proposta de diversificação de culturas no assentamento P.A. Padre José Tencat.

O reflorestamento, com EUCALIPTO E PAU DE BALSA é o inicio para concretizar essa nova proposta de reflorestamento, em áreas degradadas dentro do assentamento.

 O cultivo de madeira pode colocar o P.A. Padre José Tencat como um dos principais produtores e fornecedor dessa matéria prima para as indústrias de transformação do ESTADO DE MATO GROSSO, e com isso vai inserir os agricultores num processo de diversificação, contribuir para a fixação dos mesmos em seus lotes, proporcionando um aumento de arrecadação, emprega e aumenta consideravelmente a renda familiar. É importante também salientar que o plantio dessas culturas evita processos erosivos, protege os mananciais, a fauna e a flora, além de manter corredores ecológicos em longo prazo.

  1. OBJETIVOS

Realizar a Implantação de 30 ha de EUCALIPTO e 30 ha de PAU DE BALSA em 30 propriedades de Agricultores Familiares selecionados no P.A Padre José Tencat, sendo 1 ha de cada espécie por propriedade  

4.1 METODOLOGIA

Serviços e tarefas que serão realizadas pelo Convenente:

  1. Manejo do plantio da cultura de Eucalipto

  1. Escolha do local: de preferência, escolha terreno de morro, que esteja fraco, abandonado, terreno cansado, com sinal de enxurrada e que não esteja produzindo. Onde tem formiga, não se planta eucalipto, assim faça a vistoria nele e nas redondezas, elimine os formigueiros que encontrar dois meses antes do plantio.
  2. Limpeza da área: deve-se fazer a operação de destoca ou preparo do terreno, aproveitando o material existente na lavoura, juntando o resto do mato e fazendo leiras no sentido das curvas de nível.
  3. Plantio: de preferência deve ser utilizado o plantio direto, alternativamente quando a inclinação do terreno permitir, após a limpeza do terreno, inicie os trabalhos de aração e gradagem. De preferência esses trabalhos devem ser realizados após algumas chuvas ou com solo úmido; isso melhora a profundidade da aração. Se necessário, faça a gradagem duas vezes.  
  4. Planejamento dos caminhos e aceiros: Ao efetuar os trabalhos de limpeza e aração, faça uma programação dos aceiros e corredores internos. Os aceiros devem ter no mínimo 6m de largura em todo o perímetro da área, facilitando a prevenção e combate a incêndio. Os carreadores internos em áreas inclinadas deverão ser traçadas em sentido bem suave, cortando as águas, de modo a não serem prejudicadas pela erosão. Poderão ser traçadas com saídas e escoamento de águas ou com elevação de terras no sistema de curvas de nível. Não faça talhões com mais de 15 hectares.
  5. Espaçamento: 3m x 2m, perfazendo 6m² de área por árvore, com 1.666 plantas por hectare.
  6. Adubação: recomendação feita após analise do terreno.
  7.  Coveamento: 40cm de largura por 40cm de profundidade e aterrada, as covas devem ser apertas pelo menos 30 dias antes do plantio.
  1. Manejo do plantio da cultura de Pau de Balsa
  1. A escolha do local e aconselhável observar a infra-estrutura da propriedade em relação á disponibilidade de água e maquinas e equipamentos e ainda, as condições das estradas principais e secundarias para o transporte da madeira.
  2. Limpeza da área: as operações de limpeza de área, destocamento e enleiramento, gradagem e correção da acidez do solo estão diretamente correlacionadas ao tipo de vegetação, que determinará a forma de como serão realizadas essas operações.
  3. Plantio: O plantio deve ser realizado no período de novembro a janeiro, época de maior concentração das chuvas. As covas poderão ser abertas manual ou mecanicamente, devendo ter uma dimensão compatível com o tipo de muda utilizada.
  4. Espaçamento: recomenda-se 3m x 2m ou 3m x 3m.
  5. Produtividade estimada: 4,5 anos/ ou 54 meses de idade, produção entorno de 200m³ ha¹, para as 740 árvores remancentes do desbaste de 30% ou de cerca de 180 m³ ha¹, para as 555 árvores remanescentes do desbaste de 50%.

Serviços que serão realizados pelos Co-Participes:

1) Agricultor de Eucalipto:        

  1. Os agricultores de eucalipto vão realizar o manejo da cultura por 20 anos, bem como seus custos através dos anos.

2) Agricultor de Pau de Balsa:

  1. Os agricultores de Pau de Balsa vão realizar o manejo da cultura por 4,5 anos, bem como seus custos através dos anos.

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS METAS FÍSICAS – ANEXO I
  1. RECURSOS DO CONCEDENTE – ANEXO II

      7. RECURSOS DO PROPONENTE – (CONTRAPARTIDA) - ANEXO III

  1. RESULTADOS ESPERADOS

Realizar a Implantação de 30 ha de EUCALIPTO e 30 ha de PAU DE BALSA em 30 propriedades de Agricultores Familiares selecionados no P.A Padre José Tencat, sendo 1 ha de cada espécie por propriedade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com