PROJETO INTEGRADO
Dissertações: PROJETO INTEGRADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gui.barauna • 29/11/2014 • 290 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Caixa eletrônico
Um caixa eletrônico, caixa multibanco, caixa automático, terminal bancário ouremote banking (do inglês: Automated Teller Machine - ATM) é um dispositivo eletrônico que permite que clientes de um banco retirem dinheiro e verifiquem o balanço de suas contas bancárias sem a necessidade de um funcionário do banco. São os principais equipamentos de automação bancária. Muitos terminais também permitem que as pessoas depositem dinheiro ou cheques, transfiram dinheiro entre contas bancárias, comprem cartões pré-pagos para seus celulares/telemóveis ou até mesmo comprem selos.
História
O primeiro caixa eletrônico do mundo foi fabricado pela empresa britânica De La Ruee foi instalado num bairro no norte da Grande Londres em 27 de junho de 1967 peloBarclays Bank. A invenção foi creditada a John Sheperd-Barron, apesar de Luther George Simjian a ter patenteado em Nova Iorque, Estados Unidos na década de 1930 e Donald Wetzel e dois outros engenheiros da Docutel também o terem feito em 4 de junho de 1973.
Os primeiros caixas eletrônicos aceitavam apenas uma ficha ou cupão de uso único, que era retida pelo caixa. Essas trabalhavam em vários princípios como radiação emagnetismo de baixa coercitividade que era retirado pelo leitor de cartão para tornar fraudes mais difíceis.
A ideia de um número de identificação pessoal (PIN) armazenado no cartão em si ao invés de ser digitado quando se queria retirar o dinheiro foi desenvolvido pelo engenheiro britânico James Goodfellow em 1965, que ainda possui patentes internacionais cobrindo esta tecnologia.
Os primeiros caixas eletrônicos falantes — caixas com instruções sonoras para pessoas com deficiência visual — foram instalados no Canadá em 1999. O primeiro caixa eletrônico falante nos Estados Unidos foi instalado em São Francisco em outubro do mesmo ano. Em 2005 já há em torno de trinta mil caixas eletrônicos falantes naquele país.
Usos alternativos
...