PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA – PTRF PREENCHER INFORMAÇÕES SOBRE A ÁREA
Por: Ariane Kelly • 8/1/2020 • Resenha • 3.478 Palavras (14 Páginas) • 176 Visualizações
PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA – PTRF
PREENCHER INFORMAÇÕES SOBRE A ÁREA
EX: NOME , ENDEREÇO, CIDADE, ESTADO
1 DOS DADOS GERAIS
- Identificação da empresa contratante
Nome:
CNPJ:
Endereço:
Localidade:
Município:
CEP:
- Dados para envio de correspondência e contato
Endereço:
Município:
CEP:
Telefax:
Celular:
E-mail:
- Identificação do representante legal da empresa contratante
Nome:
CPF:
RG:
Endereço:
Município:
CEP:
- Identificação dos proprietários do imóvel rural
Nome:
CPF:
RG:
Endereço:
Município:
CEP:
- Identificação do imóvel rural
Nome:
Localidade:
Município:
CEP:
Matrícula imobiliária:
Área matriculada:
Área conforme levantamento topográfico atual:
- Identificação do responsável técnico
Nome:
CPF:
Formação profissional:
Telefax:
Endereço:
Município:
CEP:
- OBJETIVO
O presente Projeto Técnico de Reconstituição de Flora – PTRF tem como objetivo geral, apresentar proposta técnica para fins de recuperação vegetacional da área destinada à Reserva Legal do imóvel em questão, visando ainda atender exigência legal para fins de obtenção de autorização para interferência em Área de Preservação Permanente – APP para o desenvolvimento da atividade mineraria de lavra a céu aberto com extração de rochas ornamentais “granito” da empresa .
O PTRF foi elaborado com base na legislação ambiental em vigor, especialmente Lei Estadual nº. 14309 de 19 de julho de 2002 e alterações, Decreto Estadual n°. 43710 de 8 de janeiro de 2004 e Deliberação Normativa COPAM n°. 76 de 25 de outubro de 2004.
- DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO
- Localização e vias de acesso
A Fazenda Cachoeira Alta está localizada na zona rural do município de , MG , lugar de nome córrego . O acesso se dá conforme o croqui de acesso e localização apresentado em anexo.
- Ramo de atividade e porte do empreendimento
O imóvel em tela é utilizado atualmente para o desenvolvimento da atividade de bovinocultura de corte e leite em pequena escala, sediando a matriz da empresa , detentora dos direitos minerários da área requerida para extração de rochas ornamentais “granito”, processo administrativo junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM nº. .
- DIAGNOSTICO AMBIENTAL
- Meio físico
- Hidrografia
O imóvel em tela possui no seu interior uma nascente que é drenada para o córrego denominado Floresta. A área do imóvel integra a bacia hidrográfica do rio São Mateus.
- Meteorologia e qualidade do ar
O clima que prevalece na região é o quente com chuvas de verão. A temperatura média anual é geralmente superior a 24,5°C e nos meses mais quentes, a temperatura oscila entre 29,5°C e 18,2°C. Os meses mais frios são os de Junho e julho e os mais quentes são os de janeiro e fevereiro. O período chuvoso envolve sistematicamente os meses de novembro, dezembro e janeiro, quando a região chega a receber mais de 50% das precipitações ocorridas durante o ano. O índice médio anual é de 1.113,8 mm. Os meses mais secos são os de junho, julho e agosto quando praticamente não chove na cidade de ....................... . A qualidade do ar é excelente, já que a área situa-se na zona rural do citado município, não havendo nenhuma outra eminente fonte poluidora do ar atmosférico.
- Solos e Relevo
Os solos do imóvel rural em questão são classificados como latossolos e neossolos, variando as classes de relevo do suave ondulado ao montanhoso.
- Meio Biótico
- Flora e Fauna
A Fazenda Cachoeira Alta é vegetada por pastagens exóticas como a bráquiaria (Brachiaria sp), observando-se árvores nativas de forma esparsa como o açoita-cavalo (Luehea divaricata), angico-vermelho (Anadenanthera macrocarpa), angico – branco (Anadenanthera colubrina), aroeirinha (Myracrodruon urundeuva), embaúba (Cecropia sp), dentre outras.
Na área do imóvel, podem ser observadas espécies de pássaros como o sabiá (Turdus rufiventris), canário – da – terra (Sicalis flaveola), godelo (Molothrus bonariensis), joão graveto (Phacellodomus rufifrons), joão de barro (Furnarius rufus), trinca-ferro (Saltator simillis), pica-pau (Colaptes campestris), trocal (Columba speciosa), quero-quero (Vanellus chilensis). Quanto aos mamíferos, há relatos da presença do ouriço melro (Coendou prehensilis), do sagüi (Callithrix sp), além de répteis como a cobra coral (Microcurus sp) e o teiú (Tupinambis merianeae).
...