PROJETO: TELHADO DE QUATRO ÁGUAS
Por: Vinicius Marques • 26/4/2016 • Monografia • 2.392 Palavras (10 Páginas) • 660 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Campus Presidente Epitácio
TRABALHO DE TCCC2
- PROJETO: TELHADO DE QUATRO ÁGUAS -
Trabalho elaborado pelos discentes: Guilherme Oliveira, Gustavo Dias, Lohana Vieira, Vivian Macário, Yuri Gabriel.
Disciplina - TCCC2, ministrado pela Profª Priscila B. Alves.
SUMÁRIO
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. OBJETIVOS
4. MATERIAIS UTILIZADOS
5. MEMORIAL DESCRITIVO
5.1. Identificação
5.2. Objetivo
5.3. Informações sobre a equipe técnica
5.4. Escopo
5.5. Discriminações
6. MEMORIAL DE CÁLCULO
6.1. Altura da tesoura
6.2. Empena
6.3. Espigão
6.4. Cálculo das áreas
6.4.1. Área do triângulo
6.4.2. Área do trapézio
6.4.3. Área do telhado
6.5. Cálculo da Telha Capa
6.6. Cálculo de rendimento das telhas
6.7. Cálculo do madeiramento
6.7.1. Caibros
6.7.2. Ripas
6.7.3. Terças
7. PLANTAS
8. ORÇAMENTO
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
RESUMO
Este trabalho trata-se de um relatório completo, que em conjunto com as especificações contidas no projeto, tem como objetivo especificar detalhadamente os materiais que serão utilizados, as normas a serem seguidas, os serviços a serem executados e o orçamento total da construção de um telhado.
INTRODUÇÃO
Este memorial descritivo trata-se do planejamento e execução de um telhado, este que na construção civil tem a principal função de proteger a edificação contra ações intempéries, proporcionar isolamento térmico, receber as águas das chuvas de maneira a canalizá-las para o solo e também sua função estética.
O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e condutores de água pluviais.
A estrutura: é o elemento de apoio da cobertura, que pode ser: de madeira, metálica, entre outros, constituídos por peças complementares como tesouras, oitões, vigas, tendo como função a distribuição adequada de cargas ao longo da edificação.
A cobertura: é o elemento de proteção que pode ser: cerâmico, de fibrocimento, alumínio, de chapa galvanizada, entre outros, formado por telhas de diversos materiais e diferenciadas dimensões, que tem a função de vedação.
Os condutores: são para o escoamento conveniente das águas da chuva e constituem-se de: calhas, coletores, rufos e rincões. São de chapas galvanizadas e de P.V.C, sua função é a drenagem das águas pluviais.
Em estrutura de madeira, pode-se dividi-la em armação e trama.
A armação: é a parte estrutural, constituída pelas tesouras, cantoneiras, escoras, entre outros, servindo de sustentação para o telhado.
A trama: é o quadriculado constituído de terças, caibros e ripas, que se apoiam sobre a armação e por sua vez servem de apoio para as telhas.
Não há restrições de utilizar as madeiras de leis para a estrutura do telhado, no entanto a peroba é a mais utilizada por possuir alta durabilidade natural, melhor trabalhabilidade e propriedades mecânicas.
As telhas utilizadas para coberturas de variáveis edificações, são produzidas com grande variedade de matéria-prima, sendo encontradas em diversos tipos, cores, tamanhos e com diferentes inclinações. As mais comuns no mercado de telhas são:
...