TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ PROJETO DE PESQUISA ROTAS DE ÔNIBUS

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUCÃO

Em um processo de determinação das melhores rotas de ônibus existem muitas variáveis a serem consideradas, o que torna esse problema bastante complexo. Variados tipos de metodologias podem ser utilizadas, então é preciso conhecer bem o problema para elaborar uma boa heurística, resultando em uma programação enxuta.

Com esta pesquisa, pretende-se otimizar as rotas de ônibus da cidade de Londrina, levando em consideração variáveis como o fluxo de passageiros, tempo de espera por um veículo e o custo total da rota (principalmente com combustível, ou seja, quanto mais curta, melhor).

2. TEMA

Otimização e roteirização de transporte de pessoas em uma empresa de ônibus circular da cidade de Londrina.

3. PROBLEMA

As rotas mal planejadas dos ônibus geram problemas como: o tempo de espera excessivo dos passageiros, as rotas muitas vezes exigem pegar mais de um ônibus, o que contribui para aumentar o tempo de viagem dos usuários, o custo excessivo das passagens e desconforto em ônibus lotados. Muitas empresas não adotam um sistema de roteirização que poderia ser um facilitador das rotas minimizando os problemas acarretados, gerando um processo obsoleto e com custos excessivos.

3.1 Pergunta de Partida

De que maneira a roteirização auxilia na otimização do processo de transporte público na cidade de Londrina?

4. ÁREA

Pesquisa Operacional

4.1 Subárea

Otimização e análise de demanda.

5. JUSTIFICATIVA

O mal planejamento das rotas de ônibus gera tanto um descontentamento dos clientes quanto gastos públicos desnecessários. Com o estudo da roteirização é possível determinar em quais pontos e horários da cidade existem mais demanda, assim sendo viável uma disponibilização de ônibus para o atendimento. Bem como a oferta de mais transportes em determinados pontos para os destinos mais demandados. Com isso é feita a distribuição dos passageiros nos veículos, diminuindo a lotação.

Sendo assim essa pesquisa contribuirá para o setor público e a sociedade, determinando rotas mais curtas e mais viáveis, o que implica num menor consumo de combustível, um dos fatores responsáveis pelo custo alto das passagens, sendo possível reduzi-lo junto com o tempo de espera dos passageiros.

6. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Quanto a natureza da pesquisa é quanti-qualitativa, pois é necessário levantar os dados das rotas, como a distância percorrida por cada ônibus, o tempo para realizar o trajeto e seus custos. A partir desses dados será feita a análise em diferentes algoritmos para determinar possíveis melhores rotas para a melhoria do serviço ao cliente, assim como a redução dos custos. Segundo Trindade (2003), pesquisa quanti-qualitativa é a análise de dados quantitativos e a partir dos cruzamentos entre as diversas informações coletadas vão produzir algo qualitativo. Vão possibilitar ao pesquisador tirar conclusões que não poderiam ser retiradas sem o levantamento e o cruzamento de informações quantitativas.

Quanto aos objetivos da pesquisa é exploratória, pois procura identificar os fatores determinantes que influenciam na qualidade das rotas através do estudo dos dados levantados. Segundo Gil (2008, p. 41), “as pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”.

Quanto ao método de pesquisa é Survey, pois será feita a coleta de dados para, a partir de seu estudo, propor melhorias. Segundo Gil (2008, p. 50), pesquisas do tipo Survey “se caracterizam pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise quantitativa, obter as conclusões correspondentes dos dados coletados.”

O instrumento de coleta de dados será a partir de dados do sistema da empresa.

Metodologicamente, esta pesquisa de dividirá em 4 etapas: na primeira etapa será feito o referencial teórico sobre roteirização. A segunda etapa do trabalho será coletar dados da empresa para análise. A terceira etapa será analisar os dados levantados através de simulação. A quarta etapa será propor melhorias a partir dos resultados obtidos.

7. OBJETIVOS

6.1 Objetivo Geral

Otimizar as rotas de ônibus da cidade de Londrina a fim de proporcionar um melhor desempenho para seus clientes.

6.2 Objetivos Específicos

• Desenvolver o referencial teórico sobre roteirização;

• Levantar os dados da empresa;

• Analisar os dados levantados através de simulação;

• Identificar melhorias para as rotas a partir dos resultados obtidos.

8. RERERENCIAL TEÓRICO

A roteirização é um método muito eficiente de definir o melhor caminho a ser percorrido por alguém ou meio de transporte, levando em consideração as variáveis que se julguem importantes para o problema em questão, como por exemplo os custos e a demanda.

(...) logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias e serviços desde o ponto de origem até o ponto de destino, com o propósito de atender às exigências dos clientes. (Ballou, 2010, apud Lucarelli, 2017, p. 43)

Assim pode-se perceber que a roteirização é muito importante dentro da logística, pois procura a otimização dos recursos e caminhos disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com