TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia e Recuperação das Construções

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] [pic 2]

ATPS:

Patologia e Recuperação das Construções

[pic 3]

BELO HORIZONTE

2016

[pic 4]

ATPS:

Patologia e Recuperação das Construções

ATPS com ênfase e patologia e recuperação das construções, apresentada ao professor Raimundo Cesario, orientador do componente curricular Patologia e Recuperação das Construções, do Curso de engenharia civil.

BELO HORIZONTE

2016

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Corrosão.....................................................................................12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................05

2 TIPOS DE PATOLOGIAS E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS TERAPIAS DAS CONSTRUÇÕES....................................................................................................... 07

3 TRINCAS................................................................................................................ 10

4 PLANO PARA PATOLOGIA NÃO DIAGNOSTICADA......................................... 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................17


  1. INTRODUÇÃO

As construções são atividades que estão envolvidas diretamente na economia e no desenvolvimento do país. São construções comerciais, industriais e residenciais. Com o objetivo de atender todo mercado ao mercado consumidor ,é preciso também atender os padrões de segurança ,qualidade e a garantia de 5anos que é tempo que as construtoras dão após termino da edificação.

Por isso é necessário que as obras depois de concluídas atendam todas as exigências para qual foram projetadas, como por exemplo, uma avaliação sucinta sobre os suportes das cargas impostos no projeto. Uma vez que a edificação fica exposta as temperaturas, isso ao longo do tempo pode acarretar sérios problemas e comprometer a estrutura por isso se faz necessário avaliar sempre as edificações.

Por falta de manutenção nas estruturas com o passar do tempo começam aparecer às pequenas manifestações patológicas, que se tratada no inicio tem baixo custo para a recuperação, mas nem sempre é o que se vê as patologias evoluem causando situações de comportamento desagradável com aspecto estético e insegurança da estrutura.

 A avaliação, inspeção e diagnosticar patologias das construções devem ser feitas constantemente de maneira que as ações e os resultados da manutenção cumpram de fato a correção da edificação.

Há métodos que possa contribuir para a degradação das construções, isso acontece devido uma serie de fatores que a edificação sofre como a exposição das variações das temperaturas, as reações químicas que possam vim a sofrer, as vibrações e a erosão entre esses o mais sério é a corrosão das armaduras que considera um fenômeno de patologia que acarreta a degradação da armadura do concreto.

Os conceitos de patologia são necessários para os profissionais envolvidos em recuperação de uma construção é importante que se adotem procedimentos eficazes para a correção da mesma garantindo segurança e o resultado esperado.

  1. Objetivos

Objetivo Geral

Identificar e diagnosticar uma construção com algum tipo de patologia e elaborar um Plano de Ação, com cronograma das atividades para sua recuperação, e um Manual de Manutenção.

  1. TIPOS DE PATOLOGIAS E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS TERAPIAS DAS CONSTRUÇÕES
  1. Materiais utilizados na recuperação de construção
  1. Mantas de fibra de carbono

Caracterizam-se pela alta resistência, baixo peso próprio, grande durabilidade e capacidade de assumir formas complexas. Têm aplicação rápida e resistem a tensões de tração de até 4.500 MPa. Têm custo cerca de 40% superior às soluções mais convencionais de reforço.

 

  1. Reforço com fibra kevlar

Oferecida em mantas, trata-se de uma fibra de aramida da família dos polímeros feitos com poliamidas aromáticas. Possui uma estrutura de cadeia molecular excepcionalmente rígida, oferecendo elevada resistência à tração, a impactos e com estabilidade térmica diferenciada para temperaturas que variam de -40ºC a 130ºC. Tem melhor tolerância a danos que a fibra de carbono.

 

  1. Adesivo fluido de base epóxi

Resinas sintéticas de alto desempenho que melhoram a aderência das argamassas e concretos aos mais diversos substratos. Podem ser aplicadas com broxa e são utilizadas como ponte de aderência. Úteis não apenas em reforços, mas também em reparos e em serviços de recuperação e de recomposição de estruturas de concreto.

  1. Argamassa estrutural modificada com polímeros

Argamassa cimentícia modificada com polímeros para recomposição estrutural. Em reparos localizados geralmente são utilizadas argamassas com consistência seca (tixotrópicas). Já nos casos de aplicação em grandes áreas utilizam-se argamassas modificadas com polímeros e com consistência adequada para aplicação com equipamento de projeção. Em ambos os casos apresentam alta aderência ao substrato e elevada resistência mecânica.

 

  1. Revestimento polimérico e primer inibidor de corrosão

Anticorrosivos formam sobre as superfícies uma proteção impermeável aderente ao aço e ao concreto. Aplicado com pistola ou pincel. Indicado para serviços de reparo e recuperação.

 

  1. Graute epóxico

Indicado para ancoragens de máquinas e equipamentos, para ancoragem de tirantes, fixação de placas de apoio e reparos em geral. É composto de cimento, areia de quartzo selecionada e aditivos especiais. Apresenta alta resistência mecânica e fluidez.

  1. Evolução do mercado

O mercado mundial de reparo e proteção de estruturas de concreto armado vem crescendo o que demonstra de forma indireta que os custos econômicos e sociais da corrosão das armaduras nas estruturas de concreto armado e protendido estão cada vez mais presentes nas economias dos países tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (523.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com