Pavimento Em Light Steel Frame Sobre Residência Térrea Em Vitória Da Conquista
Por: Rogerio Urcino • 31/3/2024 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 58 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
COMPARAÇÃO DE PROJETO: PAVIMENTO EM LIGHT STEEL FRAME SOBRE RESIDENCIA TÉRREA EM VITÓRIA DA CONQUISTA COM ESTRURA SIMPLES
ROGÉRIO DE JESUS MORENO URCINO
ÍCARO BARBOSA OLIVEIRA
ORIENTADOR: Prof. IVANA PIRES
- Introdução
Com a constante evolução da indústria da construção civil, a busca por métodos construtivos mais tecnológicos, eficientes, econômicos e sustentáveis se intensificam cada vez mais. Nesse contexto, vem se destacando o Light Steel Frame, uma tecnologia construtiva que se destaca como alternativa inovadora à alvenaria convencional, que tem como característica leveza, resistência e velocidade de execução.
À medida que as famílias crescem as necessidades de espaço evoluem, porém muitos proprietários de residências de alvenaria quando constroem, devido à baixa renda ou dificuldades de maior investimento, constroem residências sem projeto e só consideram a possibilidade de um pavimento adicional em ocasiões futuras, tornando desafiador especialmente quando se trata de avaliar a capacidade estrutural em suportar o peso de um novo pavimento.
A proposta desse tema surgiu após uma viagem para o Rio de Janeiro para um curso prático de construção a seco onde foi apresentada as características do Steel Frame, comparados à alvenaria.
De acordo com Crasto (2005), Light Steel Framing (LSF) é uma denominação usada globalmente para referir-se a um método construtivo que não utiliza tijolo e que tem como base principal o aço galvanizado formado a frio na parte estrutural, com fechamento feito por painéis (Figura 1) que podem ser de diversos materiais, dentre eles o Drywall, madeiras ou placas cimentícias. (apud ROSSIGNOLI; GASPAR, 2021).
Figura 1: Desenho esquemático de uma residência em Light Steel Frame
[pic 2]
Fonte: Manual Steel Frame. Arquitetura (2012, p.14).
De acordo com Santiago, Freitas e Crasto (2012 p.32) os painéis do sistema de Light Steel Frame além de compor as paredes de uma edificação, funcionam também como um sistema estrutural, suportando as cargas tanto interna quanto externas da mesma, sendo sujeitos a cargas tanto horizontais quanto verticais, tendo a função de absorver esses esforços e transmiti-los a fundação.
Os montantes são unidos em seus extremos inferiores e superiores por perfis de seção U dispostos na horizontal denominados guias, com a função de fixar os montantes dando forma a um quadro estrutural. Além das guias e montantes, os painéis estruturais podem ainda ser compostos por vergas, fitas de aço galvanizados, bloqueadores ou ombreiras (Prudêncio, 2013).
A cobertura de uma residência em Light Steel Framing pode ser projetada de diversas maneiras, seguindo o mesmo princípio dos telhados em madeira. Sua estrutura é executada com perfis de aço galvanizado, criando treliças ou tesouras convencionais de telhado com caibros, terças podendo ser planos e inclinados, etc. Podendo-se utilizar diversos, modelo de telhas, desde as cerâmicas até as metálicas e asfálticas. (Campos, 2014 apud SALOMÃO etc al., 2019).
De acordo com Azevedo (1997) a alvenaria convencional, é um método construtivo onde sua estrutura é formada por laje, viga, pilar e fundação, em concreto armado, moldados em loco tendo a função de concentrar as cargas atuantes geradas pela edificação e transmiti-la para o solo. As paredes não possuem nenhuma função estrutural e servindo somente como vedação e separação de ambiente, formadas através dos blocos cerâmicos (tijolo), que usa recursos não renováveis para sua construção (apud SALOMÃO et al., 2019).
...