Pesquisa de Mercado Hospitalar
Por: wandergel • 25/7/2016 • Projeto de pesquisa • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 593 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
Relatório Modelagem de Negócio
Engenharia de Produção Mecânica
(9º Semestre)
Campinas – SP
2016
[pic 4]
Wanderson de Albuquerque Rosa - RA: B5551D-8 |
Relatório - Pesquisa de Mercado
(Segmento, necessidade, potencial de vendas e principais especificações do cliente)
(9º Semestre)
Trabalho de Curso de Engenharia de Produção Mecânica apresentado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro de Produção Mecânica.
Campinas – SP
2016
Sumário
1. Considerações Iniciais
2. Setor econômico
3. Mercado interno e tendências futuras
4. Pesquisa de mercado
5. Plano de Negócio
6. Potencial de Demanda
7. Bibliografia
Lista de figuras
Figura 1 Porte das empresas
Figura 2 Distribuição das empresas no País
Figura 3 Iniciativas para o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde
Figura 4 Fatores que dificultam a execução da transferência de pacientes
Figura 5 A frequência de movimentação e transferência de pacientes entre leitos
Figura 6 Numero de pessoas envolvidas
Figura 7 Grau de dificuldade
Figura 8 Principais riscos
Figura 9 Necessidade de melhoria
Figura 10 Sexo dos entrevistados
Figura 11 Vida do produto
Figura 12 Previsão de demanda
Considerações Iniciais
Visto o crescimento da tecnologia com o objetivo de otimizar processos, permitindo realizar qualquer tarefa de modo mais eficiente, tanto dentro da indústria como no âmbito social, trataremos neste trabalho em específico na área de saúde, dando melhor suporte aos profissionais da área na realização de suas tarefas, considerando seu bem-estar e dos pacientes, garantindo a qualidade do serviço prestado. Neste nicho de mercado a demanda de equipamentos tende a ser cada vez mais inteligente e adaptável a qualquer situação.
Pesquisas nacionais e internacionais têm demonstrado que os trabalhadores da área de saúde apresentam uma taxa significativamente elevada de problemas nas costas. Segundo STUBBS, BUCKLE, HUDSON, RIVERS E WORRINGHAM (¹) ao realizarem uma pesquisa com enfermeiros na Inglaterra estimaram que 750.000 dias de trabalho são perdidos anualmente devido a algias vertebrais atribuídas a incidentes durante a movimentação de pacientes. Segundo ALEXANDRE, N.M.C.(²) Os problemas na coluna vertebral de muitos enfermeiros é decorrente ao esforço físico usado na transferência de pacientes acamados, visto que não existe uma maneira suficientemente segura em questão ergonômica para realizar esse procedimento
Devido à grande dificuldade e alta complexidade dos fatores relacionados a essa atividade, a administração hospitalar, busca maneiras de reduzir os aspectos prejudiciais, promovendo assim treinamentos específicos para a realização do procedimento de transferência de pacientes. Porem pesquisas como as de STUBBS, BUCKLE, HUDSON, RIVERS E WORRINGHAM (¹) que questionam a ênfase dada a esse tipo de medida adotada, já que o procedimento atual por si só é inseguro e somente treinamentos não serão suficiente para corrigir essa situação.
Setor econômico
O setor de Equipamentos Médico-Hospitalares e Odontológicos (EMHO) configura como um dos setores propulsor de desenvolvimento tecnológico, já que cruza várias áreas de conhecimentos, das quais as ciências biomédicas, física médica, informática e engenharia são as principais. Considerado altamente dinâmico, as indústrias que compõe o cenário mundial dedicam boa parte dos seus esforços para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) constantemente, elevando o grau de inovação e conhecimento tecnológico, aperfeiçoando cada vez mais a variedade de produtos. O relatório de 2009 da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) constatou um crescimento de 90,3% neste ramo da indústria em território brasileiro entre 1998 e 2007.
Mercado interno e tendências futuras
No Brasil a indústria nesse setor é formada no geral por pequenas e médias empresas, com capacidade baixa e média em níveis tecnológicos.
Como observado pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comercio (MDIC), a representação dessa cadeia produtiva é cerca de 8% do PIB, movimentando em média 160 milhões de reais e gerando 10 milhões de empregos. No setor ainda existe forte dependência de importações quando há necessidade de produtos mais sofisticados, sendo nesse âmbito o governo tem procurado incentivar o desenvolvimento apresentando diversas ações.
...