Plásticos
Por: f4k3w0w • 11/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 7.535 Palavras (31 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
SENAI “HERMENEGILDO CAMPOS DE ALMEIDA”
Carlos Junior Nº 06
Felipe Oliveira Nº 12
Guilherme Canuto Nº 13
T3A
PLÁSTICO
GUARULHOS
2016
Carlos Junior Nº 06
Felipe Oliveira Nº 13
Guilherme Canuto Nº 14
PLÁSTICO
Trabalho sobre Plástico,
Apresentado ao curso de TMC.
Orientador: Edson Nunes.
GUARULHOS
2016
Sumário
Introdução 1
1. Uma revolução silenciosa 2
2. Plástico 4
3. Todos os plásticos são iguais? 5
4. Matérias primas 8
5. Demanda no mercado 9
6. Propriedades comuns de todos os plásticos 10
7. Classificação dos plásticos 11
7.1 Termoplásticos 11
7.2 Duroplásticos 12
7.3 Elásticos 13
8. Usinagem de plásticos 13
9. Propriedades Mecânicas 14
10. Ferramentas de corte 14
11. Refrigeração 15
12. Processos de Usinagem 15
12.1 Furação 15
12.2 Corte de Serra 15
12.3 Fresamento 16
12.4 Fixação 16
12.5 Tolerâncias dimensionais 16
13. Injeção 18
14. Extrusão 18
15. Termoformação 19
16. Calandragem 20
20. Moldagem 20
20.1 Moldagem por compressão 20
20.2 Moldagem por transferência 21
21. Conhecendo as propriedades de alguns plásticos 21
22. Os plásticos e o meio ambiente 24
23. Plásticos biodegradáveis 26
24. Aditivos: modificando as características de um plástico 27
25. Os plásticos através da História 28
Conclusão 30
Referências Bibliograficas 31
Introdução
No desenvolvimento desse trabalho será abordado um pouco sobre o plástico. Abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim de que seja de fácil compreensão. Os plásticos, que tem seu nome originário do grego “plastikos” que significa - capaz de ser moldado, são materiais sintéticos ou derivados de substância naturais, geralmente orgânicas, obtidas, atualmente, em sua maioria, a partir dos derivados de petróleo. Os materiais plásticos estão sendo utilizados em grande escala em diversas áreas da indústria. Suas principais características, são: baixo custo, peso reduzido, elevada resistência, variação de formas e cores, além de apresentar, muitas vezes, um desempenho superior ao do material antes utilizado. Porém, a crescente utilização dos plásticos, vem causando impactos ambientais ao nosso planeta devido ao seu destino final depois de descartado. A degradação dos plásticos é muito lenta, comprometendo a vida útil dos locais de deposição de lixo, portanto o processo de reciclagem é considerado uma possibilidade para minimizar esses problemas, pois assim deixam de ser jogados centenas de toneladas de plásticos no meio ambiente evitando a contaminação do mesmo. A seguir, conheceremos um pouco sobre a classificação dos plásticos, propriedades, processos de usinagem entre outras coisas.
1. Uma revolução silenciosa
Durante sua longa caminhada, o ser humano vem modificando o meio em que vive. Com seu cérebro singular, pensa, observa, planeja, cria, elabora, modifica suas idéias, explica, ensina a seus descendentes, registra, e, felizmente, reflete sobre suas realizações. O conhecimento científico e a tecnologia são resultados de toda esta inquietação. Foi observando a natureza e muitas vezes imitando-a que os seres humanos começaram a construir instrumentos, ou seja, objetos capazes de ajudá-los a executar tarefas. Todos parecem concordar que o primeiro objeto foi feito a partir de uma pedra, que, portanto, foi considerada o primeiro material a ser usado pelo homem para fabricar algo. De lá para cá, a busca por novos e melhores materiais parece não ter fim. Atualmente, em qualquer atividade humana, quer na indústria, na agricultura, na construção civil, quer no setor de serviços, estamos sempre procurando por novas substâncias, materiais, objetos, que nos ajudem a solucionar os mais variados problemas (alguns destes também “criam” problemas!).
Os primeiros materiais utilizados como elementos estruturais, de proteção e na fabricação de instrumentos foram encontrados “prontos” na natureza, como pedras, madeiras, folhas de árvores etc. Foi através da observação de processos naturais que os seres humanos se inspiraram e, com algumas modificações, transformaram os materiais existentes, dando origem a materiais artificiais como cerâmica, vidro, papel, borracha, concreto etc.
Nem sempre estes materiais ditos “tradicionais”, que foram e ainda continuam sendo muito utilizados, reúnem as propriedades adequadas para a fabricação de artigos com as características que a sociedade atual deseja. Eles podem, por exemplo, ser resistentes a impactos, mas não ter a flexibilidade desejada, ou podem ser flexíveis, mas não ter a transparência adequada, ou ainda ser transparentes e resistentes, porém muito caros.
...