Planejamento de recursos de produção
Tese: Planejamento de recursos de produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: helleenmartins • 12/5/2014 • Tese • 991 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
O Manufacturing Resources Planning (MRP2) é um sistema de cálculo de necessidades utilizado para controlar as quantidades e momentos em que são necessários recursos de produção, favorecendo custos, qualidade e tempo de execução.
O que é MRP II?
O MRP II é um sistema hierárquico de administração da produção, no qual todas as etapas correspondentes à produção são planejadas e detalhadas à longo prazo, até o nível do planejamento de componentes e máquinas específicas. Ele é composto por softwares de computadores, estruturados de forma modular e integrada com outros setores da empresa.
De acordo com GAITHER e FRAZIER (2001), o MRP II tem dois objetivos básicos: melhorar o serviço ao cliente através do cumprimento dos prazos de entrega e reduzir os investimentos em estoque, procurando adquirir e disponibilizar os materiais para a produção na quantidade necessária e no momento certo da sua necessidade.
Corrêa & Gianesi (1993) definem MRP II como: "um sistema hierárquico de administração da produção, em que os planos de longo prazo de produção, agregados (que contemplam níveis globais de produção e setores produtivos), são sucessivamente detalhados até se chegar ao nível do planejamento de componentes e máquinas específicas”
Os softwares utilizados são estruturados de forma modular, possuindo diversos módulos que variam em especialização e números. No entanto, pode-se afirmar que os módulos principais do MRP II são:
• Módulo de planejamento da produção (production planning)
Este módulo visa auxiliar a decisão dos planejadores quanto aos níveis agregados de estoques e produção período-a-período. Devido a agregação e quantidade de dados detalhados, é usado para um planejamento de longo prazo.
• Módulo de planejamento mestre da produção (master production schedule ou MPS)
Este módulo representa a desagregação em produtos individualizados do plano de produção agregado, e tem como objetivo auxiliar a decisão dos usuários quanto aos planejamentos das quantidades de itens de demanda independente a serem produzidas e níveis de estoques a serem mantidos. Usando uma técnica chamada rough-cut capacity planning, é possível determinar a viabilidade dos planos de produção quanto a capacidade de produção.
• Módulo de cálculo de necessidade de materiais (material requirements planning ou MRP)
A partir dos dados fornecidos pelo MPS, o MRP "explode" as necessidades de produtos em necessidades de compras e de produção de itens componentes, com o objetivo de cumprir o plano mestre e minimizar a formação de estoques.
• Módulo de cálculo de necessidade de capacidade (capacity requirements planning ou CRP)
O módulo CRP calcula, com base nos roteiros de fabricação, a capacidade necessária de cada centro produtivo, permitindo assim a identificação de ociosidade ou excesso de capacidade (no caso da necessidade calculada estar muito abaixo da capacidade disponível) e possíveis insuficiências (no caso das necessidade calculadas estarem acima da capacidade disponível de determinados recursos). Com base nestas informações, um novo MPS será confeccionado ou algumas prioridades serão mudadas.
• Módulo de controle de fábrica (shop floor control ou SFC)
O módulo SFC é responsável pelo sequenciamento das ordens de fabricação nos centros produtivos e pelo controle da produção, no nível da fábrica. O SFC busca garantir às prioridades calculadas e fornecer feedback do andamento da produção para os demais módulos do MRPII.
Desta forma, e baseado nesses módulos, é possível ter um controle dinâmico e exato do material que será necessário para produzir determinado produto, bem como a quantidade que será produzida, os custos e as datas de entrega.
Circuito fechado de informações do MRP II
Corrêa & Gianesi (1993) destacam algumas das principais características do sistema MRP II :
• É um sistema no qual a tomada de decisão é bastante centralizada o que pode influenciar a capacidade de resoluções locais de problema, além de não criar um ambiente adequado para o envolvimento e comprometimento da mão-de-obra na resolução de problemas.
• O MRP II é um sistema de planejamento "infinito", ou seja, não considera as restrições de capacidade dos recursos.
• Os
...