Planejamento e Controle de Produção
Por: fernandaaoli • 26/2/2016 • Exam • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 1.493 Visualizações
EXERCÍCIOS – PDCA E FERRAMENTAS DA QUALIDADE
- Fluxograma
Escolha um processo do dia a dia e desenhe um fluxograma. Detalhe os documentos, registros e responsáveis.
- Folha de verificação
No processo de engomagem de uma indústria têxtil trabalham três operadores, cada um deles operando duas engomadeiras. As seis engomadeiras da empresa são de marcas distintas e têm diferentes tempos de uso. Há poucos meses, por motivo de aposentadoria, dois dos antigos operadores foram substituídos por novos funcionários. Além disso, para a produção dos fios de tecido, a indústria utiliza algodão comprado de dois diferentes fornecedores.
O processo de engomagem da indústria há alguns meses deixou de ser capaz de atender às especificações, no que diz respeito à característica da qualidade percentagem de esticamento dos fios produzidos, passando a fabricar vários fios considerados “defeituosos”.
Logo que este problema foi constatado, os operadores começaram a solicitar uma troca das engomadeiras, alegando que as máquinas da empresa estavam muito velhas. Já o pessoal técnico responsável pelo processo levantou a suspeita de que a causa do problema poderia ser a falta de atenção dos operadores, principalmente daqueles recém-contratados, na execução das tarefas, ou talvez uma possível queda do nível de qualidade do algodão vendido por algum dos fornecedores.
Diante desta situação, que acabou originando uma anomalia crônica, o gerente responsável pelo processo de engomagem decidiu iniciar o giro do Ciclo PDCA para melhorar, com o objetivo que pudessem ser estabelecidas as contramedidas sobre as causas fundamentas do problema identificado.
- Qual foi o problema identificado pela empresa na primeira etapa do Ciclo PDCA?
- Identifique os principais fatores de estratificação que poderiam ser considerados na etapa de observação do Ciclo PDCA, para a investigação das características específicas do problema.
- Construa um modelo de folha de verificação que poderia ser utilizado pelo pessoal da empresa para a coleta de dados a serem empregados na etapa de observação do Ciclo PDCA.
- PDCA
Uma empresa produtora de cimento, que opera em dois turnos de trabalho, passou a enfrentar nos últimos meses problemas com relação ao tempo de pega do cimento por ela produzido. Para facilitar o entendimento da situação enfrentada pela empresa, apresenta-se a seguir uma descrição resumida do processo de fabricação de cimento.
O cimento é produzido a partir da queima de argila e calcário, misturados em proporções apropriadas. A queima desta mistura é realizada em fornos rotativos e dá origem a uma substância conhecida como clínquer. O clínquer é um produto intermediário que já apresenta muitas das características do cimento, mas que ainda precisa ser corrigido por meio da adição de gesso e também ser reduzido a pó para se transformar em cimento.
Um dos principais agentes controladores do tempo de pega do cimento é o gesso, o qual é moído, juntamente com o clínquer, nos moinhos de cimento. A referida empresa de cimento compra gesso de três empresas fornecedoras, com o objetivo de obter uma maior garantia no fornecimento desta matéria-prima. Nos últimos dias, porém, foi notado um aumento na variabilidade do tempo de pega, sendo que algumas partidas de cimento produzidas não estavam atendendo à especificação, que estabelece o valor mínimo de uma hora para este tempo. Além disto, para a moagem do cimento são empregados quatro moinhos, com diferentes tempos de utilização, existindo a suspeita de que os moinhos mais velhos não estariam produzindo um material com a granulometria adequada, o que também poderia estar contribuindo para o aumento da variabilidade do tempo de pega do cimento. A empresa também utiliza, para a produção do clínquer, dois fornos rotativos de características bem distintas. Os engenheiros da empresa sabem que uma boa qualidade do clínquer, a qual depende principalmente de um funcionamento adequado dos fornos, também é muito importante para a produção de cimento com tempo de pega apropriado.
Diante da situação indesejável em relação ao tempo de pega do cimento, que acabou por dar origem a um problema crônico, a empresa decidiu iniciar o giro no Ciclo PDCA com o objetivo de que pudessem ser estabelecidas as contramedidas sobre as causas fundamentais do problema identificado.
- Qual foi o problema encontrado pela empresa na primeira etapa do Ciclo PDCA?
- Identifique os principais fatores de estratificação que poderiam ser considerados na etapa de observação do PDCA, para a investigação das características específicas do problema.
- Construa um modelo de folha de verificação que poderia ser utilizado pelo pessoal da empresa para a coleta de dados a serem empregados na etapa de observação do ciclo PDCA.
- Num processo de polimento de lentes, trabalham dois operários, cada um operando duas máquinas. Ultimamente, a fração defeituosa deste processo tem aumentado. Os operários estão solicitando uma mudança de máquinas, alegando que as que estão atualmente em uso são muito velhas. O pessoal técnico encarregado do processo diz que os operários deveriam ser mais cuidadosos porque eles estão cometendo erros por falta de atenção. O que você faria em uma situação semelhante?
- Gráfico de Pareto
4.1) Uma empresa automobilística verificou que nos últimos meses ocorreu um aumento no número de reclamações sobre a ocorrência de defeitos no suporte da lanterna traseira de um modelo de automóvel por ela fabricado. A empresa desejava eliminar esta situação indesejável e para isso iniciou o giro do ciclo PDCA para melhorar resultados. Na etapa de identificação do problema os técnicos da empresa, através do uso de uma folha de verificação para a classificação de produtos defeituosos, classificaram o número total de peças defeituosas encontradas em uma amostra de peças produzidas durante uma semana de trabalho segundo os tipos de defeitos detectados. Os dados obtidos estão representados na Tabela a seguir. Nesta tabela, a segunda coluna representa a freqüência de ocorrência de cada tipo de defeito e a terceira coluna representa o prejuízo resultante da ocorrência de um defeito do tipo correspondente (prejuízo unitário). Pede-se:
...