Planejamento e Urbanismo
Por: jessicadalkirane • 13/4/2015 • Dissertação • 816 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
1- Na sua opinião, qual o mais relevante princípio que deve contemplar a ordenação do território?
R: É criar, por meio de organização racional do espaço e da implantação de equipamentos apropriados, as condições “ótimas” para a valorização da terra e os planos mais adaptáveis ao desenvolvimento humano dos habitantes. A ordenação do território é, ao mesmo tempo, uma disciplina científica e prática, na qual o homem está em primeiro lugar, como objetivo da necessidade e como agente da valorização.
2- É também função do ordenamento territorial valorizar sua vocação, portanto, descreva a principal vocação de sua cidade e o que você faria para valorizá-la.
R: A principal vocação de Barretos, seria valorizar a cultura do interior, as comidas típicas, moda caipira e a hoje a enorme produção de cana de açúcar, que substituiu a produção de laranja, que hoje nos arredores da cidade só se vê cana e usinas, o que desvalorizou a cultura em si.
3- O que são unidades territoriais e porque deve haver equilíbrio entre elas?
R: Unidades Territoriais é o nome dado a como são divididos os espaços de um território, são divididos conforme suas características e localização. O equilíbrio entre elas é essencial, pois sua desestruturação pode ocasionar a desestabilização na estrutura humana e econômica de muitos conjuntos territoriais.
4- Dentro da questão “Habitat e Quadro de Vida” comente o desabastecimento de água a quase oito milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.
R: O quadro de vida condiciona o pleno desenvolvimento do indivíduo e de sua família. A ordenação respeita ou promove comunidades sucessivas escalonadas que tornam a ligar o indivíduo e a família à cidade. E o quadro de vida que vemos hoje na capital metropolitana de São Paulo é a enorme falta de planejamento de um cidade, além da falta de respeito com a população, vindo em parte do governo que temos hoje.
5- Explique “Conflitos Vizinhança” com base nas respostas da questão 3.
R: Antes da implantação ou extensão de uma atividade econômica numa zona determinada, é necessário prever todas as suas implicações; o esquecimento de alguma pode acarretar graves desequilíbrios no território.
A implantação de uma indústria, pode acarretar o recuo sucessivo de superfícies cultiváveis, a depressão de terrenos, a poluição de cursos de água ou da atmosfera; medidas apropriadas para evitar esses inconvenientes deverão ser previstas.
6- Dentro das condições de elaboração da Ordenação Racional, porque seus criadores não podem ser particularmente beneficiários?
R: Quando é feito uma elaboração racional o criador não pode ser particularmente beneficiado pelo simples fato de que a partir desse momento ele visaria apenas as suas necessidades deixando as necessidade da população de lado.
7- O que você destaca como item mais importante na elaboração do Estudo Preliminar para a Ordenação Territorial?
R: Na elaboração do estudo preliminar da ordenação territorial todos os aspectos são de extrema importância, mais o essência para a vida é a analise do território por todos os aspectos demografia, níveis e equipamentos sanitários, residenciais, escolares, culturais e espirituais, nível técnico e equipamentos econômicos, comportamento social e político, forças em atuação.
...