Plano Promocional De Vendas
Casos: Plano Promocional De Vendas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiopanzer • 23/3/2015 • 718 Palavras (3 Páginas) • 489 Visualizações
Marketing
Marketing1 é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda. Assim como nas técnicas de manutenção da fidelização dos clientes, que atualmente constituem um departamento de fulcral importância em qualquer empresa e exigem ferramentas de marketing adaptadas. Sem deixar de dignificar os novos potenciais clientes, os clientes já conquistados numa empresa são a base, os mais importantes, os que geram valor ao passar a palavra da sua antiguidade e satisfação.
Marketing de Varejo
O varejo pode ser definido como a ponte de acesso dos produtos ou serviços aos consumidores finais. O varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal. Um varejo ou loja de varejo é qualquer empresa cujo volume de vendas decorre, principalmente, do fornecimento por unidade ou pequenos lotes. Neste ambiente, as marcas buscam se comunicar e interagir com os clientes e procuram localizar seus produtos nos melhores lugares, desta maneira, cria-se um relacionamento estratégico entre o fornecedor e os pontos de vendas. Segundo Blessa, (2010, p. 01) “O marketing de varejo é uma atividade que melhora o posicionamento no varejo e garante a atuação da marca junto aos consumidores, tendo como objetivo planejar os canais de venda e os clientes-chave”.
Assim, o ambiente do ponto-de-venda ganha certa atenção por ser neste lugar que as marcas têm um contato direto com o consumidor e onde começam a criar sua identidade. De acordo
Kotler (1998, p. 497), “...os varejistas procuram encontrar estratégias de marketing para atrair
e reter consumidores”
Merchandising
Diante de um mercado acirrado e cada vez mais competitivo já não basta oferecer produtos ou serviços de qualidade para atender as necessidades e desejos dos consumidores ou oferecer preços atrativos. É preciso atrair a atenção dos clientes oferecendo experiências de compras.
Ideias simples como destacar um produto com a iluminação no ponto-de-venda podem causar um impacto na mente do consumidor e fazê-lo desejar o produto, isso é apenas uma forma de posicionar estrategicamente o produto para aumentar a percepção de compras.
Essa complexidade impõe desafios as organizações como definir estratégias de merchandising, e deste modo trabalhar o ambiente do ponto-de-venda de forma a produzir identidade e conceito as marcas, produtos ou serviços na busca de assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.
Segundo Blessa (2010, p. 154), “...o merchandising bem feito numa loja traz as seguintes vantagens: aumenta a média geral de vendas e o índice de compra por impulso; desenvolve a fidelidade dos consumidores à loja; atrai novos clientes para a loja; e aumenta os lucros”.
...