Plano de Gestão Ambiental de um Hospital
Por: Cervantes • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 872 Visualizações
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTES HOSPITALARES
Leticia de Jesus Castro Morais dos Santos1
Maria Laura Souza Silva2
Ednara dos Santos Pereira3
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo central avaliar o manejo, ações ambientais e o Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde, bem como desenvolver práticas de Educação Ambiental junto aos funcionários e frequentadores de hospitais. O estudo foi realizado em dois hospitais na cidade de Vitoria da Conquista-Bahia, sendo um público e outro privado.
Palavras-Chave: Educação Ambiental, gerenciamento, resíduos hospitalares.
Introdução
No Brasil, a maior parte dos resíduos gerados por unidades de saúde, ainda é disposta de forma inadequada no ambiente. Esse fato, dos pontos de vista sanitário e epidemiológico, é o grande responsável pela transmissão de doenças, tais como a salmonelose, febre tifóide, cólera, leptospirose, giardíase, diarreias em geral, dentre outras. Essa situação gera riscos à saúde pública e degrada o meio ambiente. Dados estatísticos evidenciam que do total de lixo produzido, cerca de 1,0 a 3,0% é gerado por estabelecimentos de saúde, que da mesma forma que os resíduos domiciliares, também têm o seu acondicionamento e destino final inadequados em grande parte.
Conforme Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE (2000), são coletadas no Brasil 228.413 toneladas de lixo urbano por dia e, desse lixo, 22,49% tem destinação sanitariamente incorreta em
________________________________________
1 Graduanda em Engenharia Ambiental-IFBA(Instituto Federal da Bahia, Campus de Vitoria da Conquista). Técnica Meio Ambiente-IFBA(2010). Email: l_lele@hotmail.com
2 Licenciada em Ciências Biológicas. Professora do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) – Campus Vitória da Conquista. Email: mlauras@bol.com.br
3 Graduanda em Engenharia Ambiental-IFBA(Instituto Federal da Bahia, Campus de Vitoria da Conquista). Email: edynara19@hotmail.com.
lixões, áreas alagadas, e locais não fixos; 37,03% são destinados a aterro controlado. Nas regiões Norte e Nordeste, que concentram aproximadamente 37% da população brasileira, cerca de 50% dos resíduos hospitalares coletados são depositados em lixões. A partir desses fatos, a destinação dos resíduos de saúde levantou progressivos questionamentos pela complexidade do problema, pois envolve questões éticas e técnicas com direta repercussão no meio ambiente e na saúde da população, sendo os órgãos geradores os responsáveis diretos pelas consequências advindas destas ações.
Segundo o Art. 8º, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 as atividades vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas na educação informal e na educação escolar, por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas:
I - capacitação de recursos humanos;
II - desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações;
III - produção e divulgação de material educativo;
IV - acompanhamento e avaliação.
Este estudo pretende avaliar a participação dos servidores do Hospital Geral de Vitória da Conquista (Instituição pública) e do Hospital Samur (rede privada), nas ações ambientais e no Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde. Busca também avaliar a destinação final dos resíduos gerados e a participação ativa de seus funcionários nesse trabalho.
Materiais e Métodos
A metodologia utilizada foi a de observação e coparticipação em atividades relacionadas ao gerenciamento de resíduos e Educação Ambiental. Inicialmente foi feita a observação e acompanhamento da rotina de todos os funcionários do hospital, sendo possível conhecer as dificuldades enfrentadas e os pontos positivos e negativos. Posteriormente, foi aplicado um questionário junto aos funcionários no Hospital Geral de Vitória da Conquista e no Hospital Samur, no intuito de avaliar e melhorar o manejo dos resíduos dos serviços de saúde (RSS). Também foram realizados palestras e treinamentos na área de Educação Ambiental em ambos os hospitais, bem como campanhas educativas e ações ambientais, como plantação de mudas de árvores, com a participação da comunidade local.
Foram usados os seguintes materiais e equipamentos:
- Containers;
- Baldes com tampa e pedal;
- Sacos plásticos de diferentes cores;
- Etiquetas de identificação do resíduo;
- Legendas educativas para acondicionamento do resíduo;
- papel;
- Datashow;
- computador e câmera digital.
Questionário
Foi aplicado um questionário investigativo por amostragem em ambos os hospitais, junto a funcionários de todos os setores. O questionário foi composto de sete perguntas, relacionadas à Educação Ambiental e a importância do gerenciamento dos resíduos. Após a coleta, os dados foram tabulados e procedeu-se a análise dos mesmos.
Foram aplicados 60 questionários, visando assim no Hospital Geral de Vitoria da Conquista 25% dos funcionários, e no Samur 35%.
Resultados E Discussão
Inicialmente observou-se que no HGVC (Hospital Geral de Vitória da Conquista), os funcionários não participavam ativamente e nem colocavam em prática as sugestões do Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde. Tais práticas visam a reciclagem de alguns produtos, diminuição na quantidade de RSS (Resíduos do Serviço de Saúde) gerados e destinação correta de determinados resíduos.
...