Prática: Cristalização e Recristalização
Por: Vanessa Rosa • 18/4/2019 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Prática: Cristalização e recristalização
Vanessa Rosa Pires
141152567
Bagé
27 de novembro 2017
Vanessa Rosa Pires
Relatório de aula prática de cristalização e recristalização de apresentado à componente curricular Química Orgânica Experimental do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção de aprovação nesta disciplina.
Orientador: Nilo Eduardo Kehrwald
Bagé
27 de novembro de 2017
1. Introdução
O ácido acetilsalicílico (AAS) é preparado a partir do ácido salicílico em presença de anidrido acético e ácido sulfúrico, através de uma reação de substituição nucleofílica acílica, em que há adição nucleofílica seguida de eliminação. (OLIVEIRA). O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústri as Bayer. Ele é conhecido comercialmente como aspirina (melhoral, dentre outros nomes). É largamente empregado na indústria farmacêutica, pois apresenta propriedades analgésicas, antipiréticas e antireumáticas. Um comprimido de aspirina é composto de aproximadamente 0,32 g de ácido acetilsalicílico. Apesar de possuir propriedades medicinais similares ao do AAS, o emprego do ácido salicílico como um fármaco é severamente limitado por seus efeitos colaterais, ocasionando severa irritação na mucosa da boca, garganta, e estômago. (MINATTI, 20000)
Um teste de confirmação simples pode ser realizado para verificar se foi sintetizado
AAS utiliz ando-se Cloreto férrico (FeCl3 ) que possui uma coloração amarelada, se a co r da solução permanecer amarela, significa que a síntese teve um bom rendimento. Uma coloração violeta indicará a pr esença de hidrox ilas fenólicas, ou seja, o ácido salicílico ainda ex iste na mistura. (MINATTI, 20000)
2. Objetivos:
Fazer a síntese do ácido acetilsalicílico e proceder à recristalização do ácido, bem como conhecer a técnica de purificação de um sólido por recristalização.
3. Materiais e métodos:
3.1 Materiais
Béquer;
Balança analítica;
Balão de 150 mL;
Chapa de aquecimento;
Bastão de vidro;
Vidro relógio;
3.2 Reagentes:
Ácido salicílico;
Ácido sulfúrico;
Anidro acético;
Água;
Hidroxila fenólica;
Álcool etílico;
3.3 Procedimento experimental:
[pic 3]
Pesou-se aproximadamente 10g de ácido salicílico em um béquer previamente tarado. Este foi transferido para um balão de 150 mL, adicionou-se 14 mL de anidro acético e pinou-se 3 gotas de ácido sulfúrico. Em um béquer colocou-se água e lavamos à chapa de aquecimento, após montou-se um condensador adaptado para refluxo e colocou-se a mistura em banho maria.
...