Pré Relatório do Circuito RC
Por: Carolyne Gilbert • 17/5/2017 • Relatório de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI[pic 1]
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS
Experimento 5 – Circuito RC
Carolyne Pereira Gilbert – 124450046
Ouro Branco - MG
2017
OBJETIVO
Com o objetivo de obter as curvas referentes à carga e descarga dos capacitores em um circuito RC, as equações destas e determinar teoricamente e empiricamente as constantes de tempo capacitivas de cada um dos circuitos analisados.
Introdução
Um circuito RC é um circuito em que há a presença de resistores e capacitores, ligados em série ou em paralelo, entre si e alimentados por um dispositivo que gera uma força eletromotriz. Neste circuito, o capacitor é sequencialmente carregado e descarregado. O tempo com que este capacitor é carregado ou descarregado depende diretamente da resistência oferecida pelo resistor e da capacitância do capacitor.
“Muitos dispositivos incorporam circuitos em que um capacitor é carregado e descarregado, alternadamente. Dentre eles estão os marca-passos, semáforos, pisca-piscas automotivos e unidades de flash eletrônico. ” (SEARS, 2009, p.182)
O carregamento ocorre quando a chave S é conectada ao ponto “a”, o gerador alimenta o circuito com uma corrente “i” e o capacitor, assim, começa a se carregar.
Já o processo de descarga deve ocorrer no momento em que o capacitor está completamente carregado, ou seja, a tensão entre as placas do capacitor seja igual a valor da força eletromotriz da fonte. Neste momento, a chave S muda da posição “a” para a posição “b”, criando um circuito apenas contendo o capacitor e o resistor. As cargas negativas acumuladas pelo capacitor, então, começam a migrar para a placa positiva, gerando, assim, uma certa corrente elétrica.
No caso do flash, o capacitor é carregado através do resistor e da fonte geradora. Terminado o processo de carga, o flash está pronto para o disparo e em seguida, quando o flash é acionado, o capacitor é descarregado por meio da lâmpada do flash, que acende, liberando um grande “clarão
MATERIAL E MÉTODO
Materiais e equipamentos[pic 2]
[pic 3]
3.2 Procedimentos
Inicialmente, calibra-se o software LoggerPro de modo a coletar os dados a serem obtidos durante o experimento. Em seguida monta-se o circuito de modo que o resistor, capacitor e a fonte estejam dispostos em série, assim como no esquema abaixo. Utiliza-se o capacitor de 10 µF e o resistor de 100kΩ.
[pic 4]
Posteriormente, conecta-se as pontas de medida do LabPro em paralelo no capacitor, desconecta-se o cabo-banana que estava ligado ao terminal positivo da fonte, ajusta-se a fonte para 2,5V e aciona o botão de coleta de dados no programa de aquisição de dados. Observa-se na tela se o programa está coletando os dados. Depois que o capacitor carregar, ou seja, quando a curva atingir o patamar constante, desconecta-se os cabos-banana da fonte e encosta as duas pontas uma na outra. Esse procedimento deve ser rápido para que o capacitor descarregue no resistor e não no equipamento de aquisição de dados. Por fim, observa-se na tela a curva de descarga do capacitor.
...