Pratica de laboratório de Ondas e Termodinâmica
Por: 44423t • 22/5/2017 • Relatório de pesquisa • 421 Palavras (2 Páginas) • 543 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA
CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE PAU DOS FERROS – CMPF
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – BCT
LABORATÓRIO DE ONDAS E TERMODINÂMICA – LOT
PRÁTICA 10- PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MATÉRIA-CALOR ESPECÍFICO DE UM SÓLIDO -PARTE 2- DETERMINAÇÃO DO CALOR ESPECÍFICO DE UM SÓLIDO CONDUTOR DE CALOR
Niedsom Charllys Viana Silva
Thayse Nunes de Lima
Wadley Kelvy Coutinho Moura
Wálisson André Soares Cavalcante
PAU DOS FERROS/RN
MAIO– 2017
INTRODUÇÃO
A transferência de calor nos sólidos é devida às ondas vibracionais na rede que está ligada aos átomos e elétrons que os compõem, onde em metais puros essa transferência por condução é predominantemente devida aos elétrons.
Para realizar a elevação de temperatura de um sólido é necessário que lhe seja fornecida calor, onde a quantidade de calor necessária para elevar um grau a massa de uma substância, dependerá da sua capacidade em absorver calor. Sabe-se que o termo calor refere-se à transferência de energia de um corpo.
A transferência de energia do movimento de vibração entre as moléculas de um sistema é a conceituação de condução térmica que é uma propagação de calor utilizada nessa prática.
OBJETIVO
Este presente trabalho experimental tem por objetivo a determinação do calor específico de um corpo sólido, e da quantidade de calor por unidade de massa que deve ser acrescentada a substância para que sua temperatura se eleve de um grau Celsius.
QUESTÕES
5.1 – Mostre que o calor específico do corpo de prova é dado pela Eq. 2
Resolução:
QB = QA + QC
Q = mcT[pic 1]
mb.cb (Tb - Tf) = ma.ca (Tf - Ti) + meq.ca (Tf - Ti)
cb = [pic 2]
5.2 – Quais seriam as características ideais de um calorimetro?
Resolução:
Um calorímetro é caracterizado idealmente pelo material no qual o mesmo é feito, possuindo propriedades que o torna totalmente um isolante perfeito, possibilitando assim, que o material não permita uma troca de calor com o corpo de prova utilizado.
5.3 – Três panelas de diferentes materiais e de calores específicos diferentes tem o mesmo formato, qual delas é a melhor termicamente para se cozinhar? Explique sua resposta baseando-se no que foi aprendido nesta prática.
Resolução:
5.4 – (A) adicionando 300 J de calor a uma massa de 90g do corpo de prova, qual seria a variação de temperatura? (B) se ao invés de adicionarmos, retirássemos 330 J de calor do corpo de prova, qual seria a variação de temperatura?
Resposta:
(A)
Q = mcT[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
(B)
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
REFERÊNCIAS
HALLIDAY, David et al. Física, vol. 2. 2000
...