Primeira Etapa do TCC Faculdade Anhanguera Acessibilidade em Construções Civil
Por: FISAQUE00 • 2/11/2018 • Monografia • 844 Palavras (4 Páginas) • 1.098 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
JOINVILLE
2018
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
_________________________________________________________
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................01
1.1 O PROBLEMA.........................................................................................01
2 OBJETIVOS............................................................................................02
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO........................................................02
2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO OU SECUNDÁRIO........................................02
3 JUSTIFICATIVA...........................................................................................04
4 REFERÊNCIAS............................................................................................05
1 INTRODUÇÃO
O conceito de acessibilidade em edificações atualmente é discutido em todo novo projeto, seja ele público ou privado, de pequeno ou grande porte, no Brasil ou no exterior, com o propósito de tornar os espaços mais acessíveis e adaptáveis a qualquer tipo de limitação.
Após a atualização da norma NBR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário espaços e equipamentos urbanos, pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT), que foi criada em 1983 e passou por revisões em 1994 e 2004, foi possível expandir o olhar do engenheiro civil para o conceito de projeto de engenharia acessível, e para o conceito de desenho universal que trata não só das pessoas com limitações definitivas mas para as pessoas como limitação temporária.
As normas de acessibilidade são tratadas no Brasil e nos países do Mercosul como forma de inclusão e da não discriminação. A (OEA) Organização dos Estados Americanos apresentou em 1999, a convenção Interamericana para a Eliminação de todas as formas de discriminação contra as Pessoas com Deficiências, o que demonstra a preocupação Mundial com a inclusão das pessoas seja ela qual for sua limitação.
Trataremos neste estudo uma abordagem do projeto de engenharia com a orientação da norma 9050 (2015) atualizada, buscando descobrir de que forma esta norma pode ser consultada e praticada no dia a dia para melhor elaboração das práticas de engenharia civil.
1.1 O PROBLEMA
O tema acessibilidade atualmente é reconhecido como um tema muito importante no setor da construção civil, será que ao construirmos projetos de engenharia civil devemos considerar que existem diferentes tipos de necessidades especiais? E de que forma a norma 9050 pode nos orientar para que esse projeto possa atender as diferentes limitações?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Através da revisão bibliográfica da NBR 9050 2015, este estudo objetiva entender como a Engenharia civil pode tornar seus projetos mais acessíveis e mais seguros, para as pessoas com necessidades especiais temporárias ou não, e quais preocupações os engenheiros civis devem observar na NBR para cada demanda de projeto.
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Marcos legais da acessibilidade no Brasil.
- Orientações técnicas de Acessibilidade: sinalizações.
- Orientações técnicas de Acessibilidade: espaços públicos.
- Orientações técnicas de Acessibilidade: Edificações.
- Discorrer sobre o desenho Universal no projeto de Engenharia Civil Acessível.
3 JUSTIFICATIVA
Podemos consideram o tema acessibilidade contemporâneo, e como ferramenta de diminuição da desigualdade social, pois é prudente pensar planeja e desenvolver ideias na construção civil de forma a assegura o direito de ir e vir para todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas.
...