Principais Cientistas que contribuíram para a Termodinâmica
Artigo: Principais Cientistas que contribuíram para a Termodinâmica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victornomell • 21/9/2013 • Artigo • 777 Palavras (4 Páginas) • 2.893 Visualizações
Passo 1
Termodinâmica tem origem em duas palavras gregas, therme (calor) e dynamis (potência), sendo uma descrição para converter calor em potência.
A termodinâmica é definida pela área da ciência que estuda o calor e o trabalho, mas pode ser definida de diversas formas:
• Callen (1985) – Estudo das consequências a nível microscópio de um elevadíssimo número de coordenadas atômicas que, em virtude de um calculo estatístico de medidas, não aparecem explicitamente na descrição macroscópica do sistema.
• J. Deus (Deus ET AL, 2000) – São transformações energéticas dentro de um sistema e das transformações energéticas, sob a forma de calor e trabalho, entre um sistema e o exterior.
• Zemansky (Zemansky ET AL, 1997) – Ramo das ciências maturais que trata das propriedades macroscópicas da natureza e inclui sempre a coordenada macroscópica temperatura.
Sistema
Sistema pode ser definido como um meio, objeto, um corpo livre ou algo complexo, no qual será analisada suas propriedades térmicas.
Este sistema pode ser fechado aberto ou isolado, sendo:
Fechado: Troca apenas energia com o meio, tem uma quantidade fixa de matéria, não ganha nem perde massa.
Aberto: Permite a troca de matéria e de energia com a vizinhança.
Isolado: Não troca energia com o exterior.
O sistema é constituído pela vizinhança, tudo aquilo externo ao sistema e pela fronteira, real ou imaginária, que separa o sistema de sua fronteira.
É uma evidencia o fato de todos os sistemas isolados têm estados, designados por estados de equilíbrio, cujas propriedades permanecem constantes.
O Estudo de um sistema deve-se levar em conta também se este é homogêneo ou heterogêneo e se esta em movimento ou repouso.
Principais Cientistas que contribuíram para a Termodinâmica:
1624 – J. Leurechon descreve um termômetro de ar. Seus defeitos foram levantados por Pascal (1648) e Boyle (1662)
1694 – Renaldini: pontos fixos - a fusão do gelo e a ebulição da água
1632 - Jean Rey: primeira menção a um termômetro de líquido
1708 - Ole Römer e Daniel Fahrenheit. Termômetros com dois pontos de referência e o emprego do mercúrio como liquido termométrico
1743 – J.P. Christin e Andres Celsius: termômetro de mercúrio com a escala centigrado. Adotada mais tarde pela Comissão de Pesos e Medidas criadas pela revolução francesa em 1794
1730 – J.A. Deluc e René Réaumur: escala termométrica de 80 graus
1779 – J.H. Lambert, determina em -270 o C, o valor do zero absoluto
Invento do termômetro
O astrônomo italiano Galileu Galilei (1564 – 1642) foi um dos primeiros a construir um termômetro em 1593, em Florença.
1782 – Pirômetros de Wedgwood (constituído de cilindros de argila seca)
1836 – Pirômetros de Pouillet (termômetro a gás com depósito de platina)
1828 e 1855 – Pirômetros de Princep e de Appold (baseado na fusão e ebulição de corpos)
1886 – 1891 – Pirômetros
...