Principais funções de Elipse SCADA
Pesquisas Acadêmicas: Principais funções de Elipse SCADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciocampo6 • 8/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.349 Palavras (14 Páginas) • 360 Visualizações
Elipse SCADA
O conteúdo deste capítulo visa o treinamento prático a execução e programação do Elipse SCADA. Aqui será desenvolvida, passo a passo, uma aplicação para o Elipse SCADA com o objetivo de criar uma interface homem-máquina para o semáforo rodoviário desenvolvido no CLP WEG TP02.
Nesta aplicação serão discutidos os recursos básicos do Elipse SCADA, mostrando primeiramente a criação de uma aplicação, a configuração de um driver de comunicação, criação de tags, criação da parte estática de uma tela, inclusão de objetos dinâmicos e de controle na tela e a execução da aplicação.
1.1 Tutorial de Utilização
1.1.1 Iniciando o Elipse SCADA
Para iniciar o Elipse SCADA, faça isso:
● Clique no botão Iniciar (Start) na barra de tarefas do Windows.
● Selecione Programas (Programs), Elipse SCADA e Elipse SCADA novamente.
● Você terá uma tela parecida com a Ilustração 1.
Na figura, podemos ver alguns elementos importantes da interface do Elipse SCADA:
● Barra de Ferramentas: apresenta botões para fácil acesso às funções do sistema.
● Barra de Status: mostra as mensagens do sistema.
● Área de Trabalho: área para desenvolvimento da aplicação.
● Barra de Menus: para escolha das funções do sistema.
● Barra de Telas: para a seleção das tela que se quer trabalhar.
● Objeto Display: exemplo de objetos de tela do Elipse SCADA.
Ilustração 1: Tela do software Elipse SCADA1.1.2 Criando uma aplicação
A criação de uma aplicação é o ponto de partida para montagem de um sistema utilizando o Elipse SCADA. Em uma aplicação, o usuário reúne todos os elementos necessários para execução das tarefas desejadas. As informações referentes a esta aplicação ficam armazenadas em um arquivo de extensão APP.
Para criar uma nova aplicação:
● Escolha no menu Arquivo a opção Nova Aplicação.
● No quadro Salvar Aplicação Nova! escolha um nome e o lugar onde a aplicação será
salva.
Usando o Organizer
A fim de permitir uma visão simples e organizada de toda a aplicação, o Elipse SCADA oferece uma poderosa ferramenta de programação chamada Organizer.
A partir do Organizer, você pode desenvolver toda a aplicação simplesmente navegando através de sua estrutura. Essa estrutura pode ser comparada a uma árvore de diretórios. Desta forma, a estrutura da aplicação começa no canto superior esquerdo com a raiz da aplicação. Todos os objetos da aplicação descem a partir da raiz agrupados de acordo com seu tipo: Tags, Telas, Alarmes, Receitas, Históricos, Relatórios e assim por diante (Ilustração 2).
Selecionando-se qualquer um de seus ramos, as propriedades do objeto selecionado serão mostradas no lado direito da janela onde poderão ser editadas. Por exemplo, se você selecionar Tags na árvore do Organizer poderão ser criados novos tags e suas propriedades poderão ser editadas selecionando-se a página desejada a partir das guias no topo da janela.
Você pode chamar o Organizer de diversas maneiras:
● ou pressionando o botão da barra de ferramentas;
● selecionando a opção Organizer do menu Arquivo ou
● apertando as teclas [Alt+O].
Note que você só pode chamar o Organizer quando houver uma aplicação aberta.
Ilustração 2: Tela do Organizer com as propriedades da aplicação Propriedades de uma aplicação
Ao selecionar o item Aplicação na árvore do Organizer, suas propriedades serão mostradas do lado direito (Ilustração 2). Aqui são configurados parâmetros genéricos sobre a aplicação, assim como seu comportamento em relação aos outros programas e ao próprio sistema operacional. A grande maioria das opções são auto-explicativas, mas quando qualquer dúvida surgir na configuração de algum item, o sistema de Help pode ser utilizado.
Tarefa
Criar uma aplicação e configurá-la para que tenha o nome “Semaforo” e a descrição dela seja
“Sistema Semafórico Rodoviário”.
1.1.3 Drivers de comunicação
Os drivers de comunicação são bibliotecas (arquivos .DLL) responsáveis pela interligação do Elipse SCADA com algum equipamento externo. Na verdade, podemos utilizar um driver para se comunicar com qualquer coisa que possua uma interface de comunicação, seja uma máquina ou até mesmo um software (como no caso dos drivers de rede).
Cada driver de comunicação está associado um objeto Driver dentro do Elipse SCADA. Para criar um novo Driver, basta entrar no item Drivers a partir do Organizer e clicar no botão Novo. Na janela Open, indique o caminho para o arquivo .DLL desejado. Os arquivos de drivers podem ser instalados em separado, em qualquer diretório a ser definido pelo usuário.
Uma vez escolhido o arquivo de driver, deve-se fazer as configurações dos parâmetros de comunicação. Clicando no botão Configurar, vemos um tela (Ilustração 3) onde podem ser especificados os dados gerais para a comunicação como: porta serial, taxa de comunicação e outros, de acordo com a documentação fornecida para cada driver. Para um auxílio à tarefa de configuração, pode-se apertar o botão Ajuda. O Elipse SCADA irá abrir o arquivo-texto com a documentação do driver.
Ilustração 3: Janela Propriedades do Driver
Para se comunicar com o CLP WEG TP02 deve ser utilizado o driver TP02.DLL. Quando este driver é adicionado na aplicação, e aberta a sua tela de configuração, os seus parâmetros P1
...