Principios de Eletricidade
Por: Josi Souza • 12/3/2018 • Trabalho acadêmico • 3.232 Palavras (13 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO – DUQUE DE CAXIAS
CAPACITORES
TURMA: IEN220-06/1
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO – DUQUE DE CAXIAS
CAPACITORES
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção e aprovação na disciplina Princípios de Eletricidade, no Curso de Engenharia Civil, na UNIVERSIDADE UNIGRANRIO.
Professor: Luiz Eduardo
Duque de Caxias, 06 de Novembro de 2017.
SUMÁRIO
RESUMO 1
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - CAPACITÂNCIA 5
2.1 - associação em paralelo de capacitores 7
2.2 - associação em série de capacitores 8
2.3 -- associação MISTA dE capacitores 9
3- CAMPO ELÉTRICO 10
4 - TIPOS DE CAPACITORES 11
4.1- Capacitor Eletrolítico 11
4.2- Capacitor de Poliéster 11
4.3- Capacitor Cerâmico 12
4 .4- Capacitor de Tântalo 12
5.5 - Capacitor de Mica 12
4.6- Capacitor SMD 13
4.7- Capacitor variável 13
4.8- Capacitor a Óleo e Papel 13
4.9- Capacitor Supressor de Ruído (Classe Y ou X) 14
4.10- Snubber 14
4.11 - Capacitor de Poliestireno 14
4.12 - Capacitor de grandes dimensões 15
5 - PROPRIEDADES 16
6 - APLICAÇÕES DOS CAPACITORES NA INDÚSTRIA 17
7 - CONCLUSÕES 20
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
RESUMO
Em circuitos eletrônicos alguns componentes necessitam que haja alimentação em corrente contínua (quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa), enquanto a fonte está ligada em corrente alternada (mudam de direção constantemente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa,). A resolução deste problema é um dos exemplos da utilidade de um capacitor.
Este equipamento é capaz de armazenar energia potencial elétrica durante um intervalo de tempo, ele é construído utilizando um campo elétrico uniforme. Um capacitor é composto por duas peças condutoras, chamadas armaduras e um material isolante com propriedades específicas chamadas dielétrico.
Para que haja um campo elétrico uniforme é necessário que haja uma interação específica, limitando os possíveis formatos geométricos de um capacitor, assim alguns exemplos de capacitores são:
[pic 1] [pic 2]
Capacitores Planos Capacitores Cilíndricos
[pic 3]
Capacitor Esférico
Os capacitores mais convencionais são os de placas paralelas, sendo dispositivos encontrados em circuitos eletrônicos, e outras aplicações como, por exemplo, sensores, osciladores, filtros de ruídos, armazenamento de carga em sistemas de flash de câmeras fotográficas, em fontes de alimentação e muitos outros exemplos. Utiliza-se como dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos ou mesmo o ar.
Os capacitores tem a mesma função: armazenar energia. O que os diferencia, geralmente, são a aplicação e o material dielétrico. Capacitores são usados há muito tempo, e por isso existem tantas variações, para se adequarem as necessidades que foram surgindo ao decorrer da evolução da eletrônica.
Depois de entender o que é um capacitor e ver a quantidade de aplicações para esse dispositivo eletrônico, fica clara a existência de diversos tipos de capacitores. Essa variedade existe graças a suas diversas formas de aplicação, e cada ocasião requer um tipo especifico de capacitor.
[pic 4][pic 5]
- INTRODUÇÃO
Capacitores são componentes eletrônicos capazes de armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Eles possuem dois terminais que são conectados interiormente por placas metálicas, geralmente de alumínio, e separados por um material isolante (cerâmica, mica, porcelana, e até ar), chamado Dielétrico. Entretanto, esse material se comporta como isolante até ser submetido a certa quantidade de carga, e então, torna-se condutor. Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero. O capacitor é um componente usado em quase todo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo. É justamente por causa dos capacitores que nunca devemos tocar nos componentes internos da fonte de alimentação sem os cuidados adequados. Você pode levar um choque considerável mesmo que a fonte esteja desligada da tomada.
[pic 6]
Na figura acima, cada armadura encontra-se ligada a um polo. A armadura ligada ao polo positivo eletriza-se positivamente, e a armadura ligada ao polo negativo eletriza-se negativamente. Entre as armaduras do capacitor existe um meio isolante que pode ser trocado por algum outro material.
- CAPACITÂNCIA
O capacitor é um dispositivo elétrico que tem a capacidade de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático, fato esse denominado de capacitância de um capacitor. No SI, a unidade de capacitância é o Farad (F), no entanto, essa é uma medida muito grande e para fins práticos são utilizados valores expressos em microfarads (μF 10-6), nanofarads (nF 10-9) e picofarads (pF 10-12).
...