Probabilidade
Por: Tulio Henrique • 12/11/2015 • Artigo • 3.170 Palavras (13 Páginas) • 205 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Estatística
Faculdade Estácio de Sá- Unidade Floresta
Departamento de Estatística
Relatório de Probabilidade e Estatística
Estatística Aplicada à Engenharia
Introdução
O que é estatística
Estatística é o estudo que usa as teorias da probabilidade para explicar e identificar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Sendo que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
A estatística geralmente é considerada uma diferente da matemática e não um ramo dela. A estatística é o estudo que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação de dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Estatística na Engenharia
A Estatística aplicada à engenharia é um ramo da estatística que estuda as suas aplicações à engenharia, onde o maior uso seja talvez no controle de processos de produtos e serviços. Existe uma preocupação da Estatística aplicada à Engenharia que se localiza no Controle de Processos e Manufatura, analisando distribuições e lotes para padrões de qualidade nos produtos. A estatística é aplicada na produção para acompanhar a estabilidade dps processos, esta estabilidade é analisada por cartas de acompanhamento conhecida como cartas de controle estatístico de processo. Mas também é utilizado para analisar os ensaios tanto destrutivos com não destrutivos, verificando a porcentagem (%) de peças não conforme ou probabilidade de vida de equipamentos ou peças. Usa-se esse estudo em calibração de equipamentos de medição e na análise dos mesmos e na verificação da condição de uso dos meios de medição.
Citação da frase de Herbert George Wells (1866-1946), escritor inglês de A Máquina do Tempo, A Ilha do Dr. Moreau, O Homem Invisível, dentre outros:
“Raciocinar estatisticamente será um dia tão necessário quanto a habilidade de ler e escrever”
“ Na engenharia civil, estruturas, precisamente, estes são projetados estatisticamente. Cargas com as quais trabalhamos e análise, velocidade do vento, movimento do solo, são projetados para frente através de métodos estatísticos.
O aço é reciclável, portanto, para um controle mais qualidade de metalurgia de aço tendem a mudar. E como nós projetamos a menos que nós sabemos o que material que temos em mãos? Tal como acontece com amostragem estatística representativa para itens que não cumprem são tão poucos quanto possível. Mesmo com concreto, testes específicos são estatísticos, se provar alguns pontos e misturas estatisticamente poucos que temos de dar o status do resto da estrutura não poderia tentar. Que é civil outro aplicado de forma muito semelhante em ing. Logística industrial em controle de estoque deve ser projetada como tendo inventário muito significa estar preparado significa que não há desperdício de espaço e os custos de armazenagem e de falta de estoque significa tempo perdido despesas extraordinárias ou apenas ficar mal para os clientes. Então? Tal como acontece com as estatísticas, analisamos a tendência do fluxo de materiais certos e determinados produtos não têm nem mais nem menos.
A estatística é utilizada pra te fornecer precisão. Precisão de dados coletados: ex: O engenheiro civil precisa construir um condomínio e nele vai passar um abastecimento de água. Como escolher a vazão correta (ou seja, o dimensionamento do tubo espessura)? Você precisa dos conceitos estatísticos ver a quantidade de moradores, consumidores, pias, vasos sanitários, etc. Então retira as médias correspondentes, faz um somatório calcula o desvio, mostra em seu projeto o percentual de erro, tira uma porcentagem de consumo, com objetivo de você criar um abastecimento que não gaste muito material para fazê-lo e nem deixe de cumprir o objetivo.
Bruna Gomes Palmieri, 19 de Agosto de 2014”
Estatística qualitativa e quantitativa
Artigo por Colunista Portal - Finanças E Areas Afins - quarta-feira, 31 de julho de 2013
A estatística é muito utilizada sendo uma ferramenta muito utilizada e está ao alcance de todos. Essa ferramenta segue dois ramos no setor de pesquisas o qualitativo, e o quantitativo, ambos com meios diferentes de coletar informações e demonstrar os dados, em geral muito dos autores desta área demonstram seus resultados através de gráficos, mas também podem utilizar na estatística nomes, cidades, cor da pela, idade, mostrar os resultados.
Estatística quantitativa
Essas variáveis são destacadas por poderem utilizar números para demonstrar resultados, sendo classificadas em dois termos, continuas e discretas.
Contínuas: Sendo avaliada em números como resultado de medições, por esse motivo podem assumir valores de casos decimais sendo medidas através de algum instrumento matemático.
Exemplo:
- Massa (balança)
- Altura (régua)
- Tempo (relógio)
- Pressão arterial
- Idade
Discretas: Esta variável é avaliada através dos números de contagem, só podendo utilizar números inteiros para o resultado fazer sentido.
Exemplo:
- Número de filhos, animais
- número de bactérias
- litro de leite
- número de grãos
Estatística Qualitativa
As variáveis qualitativas ou categóricas não possuem valor de quantidades, pelo contrario são definidas através de categorias, classificando objetos, indivíduos, sendo nominais ou ordinais.
Nominais: São aquelas que não existem ordenações nas categorias.
Exemplo:
- cor dos olhos
- fumantes ou não
- doente ou sadio
- cor da pele
Ordinais: Tem ordenação entre as categorias expostas.
Exemplo:
- Escolaridade
- mês
- ano
- idad
...