Produtos E Técnicas De Utilização Do Gás Natural
Artigo: Produtos E Técnicas De Utilização Do Gás Natural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hank • 5/9/2014 • Artigo • 639 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Produtos e Técnicas de Utilização do Gás Natural
O combate ao aquecimento global, principalmente o provocado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa, levou o mundo a se orientar para uma economia de baixo carbono, na qual o componente ambiental passa a ter papel estratégico na produção de energia primária e formulação de políticas públicas. Em função de suas características de elevado poder calorífico, alto rendimento energético e baixo nível de emissões de poluentes em relação aos demais combustíveis fósseis como o petróleo, os derivados de petróleo e o carvão mineral, o gás natural pode ser considerado um combustível “limpo” e adequado para a transição a uma economia de baixo carbono.
No setor industrial o gás natural é utilizado como combustível, proporcionando uma combustão limpa ideal para processos que exigem a queima em contato direto com o produto final, como, por exemplo, as indústrias cerâmicas, de vidros e de cimentos. O gás natural também pode ser utilizado como redutor siderúrgico na fabricação de aço e, de formas variadas, como matéria-prima: na indústria petroquímica, principalmente para a produção de metanol, e na indústria de fertilizantes, para a produção de amônia e uréia.
A utilização de gás natural na indústria vem proporcionando benefícios significativos para o meio ambiente, além de diminuir o custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível. O gás natural proporciona a otimização do uso de matérias-primas e consequente melhora nos processos de produção; aumenta a segurança, a eficiência dos equipamentos e a qualidade do produto final.
No setor automotivo, o gás natural recebe o nome de “Gás Natural Veicular - GNV”, oferecendo vantagem no custo por quilômetro rodado. Como é seco, o gás natural não provoca resíduos de carbono nas partes internas do motor, o que, de um lado, aumenta a vida útil do motor e o intervalo de troca de óleo e, do outro, reduz significativamente os custos de manutenção.
No setor residencial, o gás natural é chamado de “gás domiciliar”. Este setor é mercado em franca expansão, especialmente nos grandes centros urbanos de todo o país. As companhias distribuidoras estaduais têm planos de grande ampliação de suas redes, e o aumento do consumo de gás domiciliar demanda investimentos expressivos em conversões e em recebimento e adaptações nas residências.
No setor termelétrico, a utilização em projetos de usinas termelétricas é uma prioridade da Gaspetro e se insere na estratégia de ação definida para o Sistema Petrobrás, pelo Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de contribuir para assegurar o suprimento de energia elétrica nos próximos anos. Em turbinas a gás, combinadas com caldeiras recuperadoras de calor, o gás pode ter dupla função: geração de energia elétrica e produção de vapor.
O gás natural pode substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso. Oferecendo uma queima limpa e uniforme, é ecologicamente correto, contribui para uma maior produtividade e para a melhoria dos padrões ambientais, aumentando a competitividade das empresas usuárias nos mercados mais exigentes.
Devido as suas características, o Gás Natural não necessita de aquecimento antes
...