Projeto Integrado Multidisciplinar
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Integrado Multidisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudionei35 • 18/5/2013 • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 1.046 Visualizações
SUMÁRIO
Resumo 5
Introdução 6
1.0 Circuitos multiplex e demultiplex 7
1.1 Multiplexador 7
1.1.1 Mux de dois canais 8
1.1.2 Mux de quatro canais 9
1.1.3 Associação de multiplexadores 9
1.1.3.1 Associação paralela de multiplexadores 10
1.1.3.2 Associação série de multiplexadores 11
1.2 Demultiplexador 12
1.2.1 Demux de dois canais 13
1.3 Multiplex e demultiplex utilizados em transmissão de dados 14
1.3.1 Transmissão Paralela 14
1.3.2 Transmissão Série 14
2.0 Projeto do Circuito multiplex/demultiplex para transmissão de dados 14
2.1 Funcionamento do circuito 15
Conclusão 17
Referências 18
ANEXO 1 – Projeto do circuito demux-mux 19
ANEXO 2 – Tabela verdade do demux e mux 20
SUMÁRIO DE FIGURAS
Figura 1.0. Circuito elementar de um multiplex 7
Figura 1.1. Multiplexador em bloco 7
Figura 1.2. Multiplexador de dois canais 8
Figura 1.3. Multiplexador de quatro canais 9
Figura 1.4. Associação paralela de multiplex 10
Figura 1.5. Associação série de multiplex 11
Figura 1.6. Demultiplex em bloco 12
Figura 1.7. Circuito elementar de um demultiplex 12
Figura 1.8. Demultiplex de dois canais 13
Figura 1.9. Transmissão Paralela 14
Figura 2.0. Transmissão Série 14
SUMÁRIO DE TABELAS
Tabela 1.0. Tabela verdade de um mux de dois canais 8
Tabela 1.1. Tabela verdade de um mux de quatro canais 9
Tabela 1.2. Tabela verdade de um demultiplex de dois canais 13
Tabela 1.3. Tabela verdade do demux de quatro canais, utilizado no projeto 15
Tabela 1.4. Tabela verdade do mux de quatro canais, utilizado no projeto 16
RESUMO
O mux e o demux são muito utilizados na transmissão e recepção de informações digitais ou dados. Esta importância se verifica pelo fato de dispor, muitas vezes, de um único canal de comunicação para transmissão de informações de fontes diferentes, que pode ser realizada pelo mux, e recepção de varias informações em intervalos de tempos diferentes por um único canal de comunicação, que podem ser separadas por um demux para serem enviadas à sistemas digitais diferentes. As transmissões podem ser do tipo paralelo ou serial.
Estes componentes eletrônicos, mux e demux, são encontrados em um único circuito integrado (CI’s), porém podem ser facilmente montados a partir de outros CI’s que possuem na sua configuração portas lógicas.
O nosso projeto abrange a configuração demux-mux, ou seja, uma transmissão paralela. Iremos apresentar em forma de circuito lógico.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar um assunto de grande importância na eletrônica e telecomunicação. São os multiplex e demultiplex em transmissão de dados. Multiplexar significa selecionar dados dentre diversas fontes.
Os circuitos Multiplex são utilizados nos casos em que necessitamos enviar certo número de informações, contidas em vários canais, a um só canal. Os circuitos Demultiplex efetuam a função inversa à dos Multiplex, ou seja, enviam as informações, vindas de um único canal, a vários canais. Ambos os circuitos são largamente empregados dentro de sistemas digitais, bem como na área de transmissão de dados.
Neste trabalho iremos apresentar o projeto de um circuito multiplex e demultiplex. Será discutida a função de cada componente, onde iremos mostrar as tabelas verdades, circuito em bloco, diagrama elétrico, simulação e software simulador e referências dos componentes utilizados.
1.0 CIRCUITOS MULTPLEX E DEMULTIPLEX.
1.1 MULTIPLEXADOR
O Multiplexador ou Mux é um circuito combinacional dedicado com a finalidade de selecionar, através de variáveis de seleção, uma de suas entradas, conectando-a eletronicamente à uma única saída. Esta operação é denominada multiplex ou multiplexação, que significa seleção e tanto as entradas como a saída são denominadas também de canais de entrada e saída. Como exemplo, quando se escolhe um canal de televisão através do controle remoto se efetua na verdade uma seleção entre as várias emissoras existentes. As emissoras correspondem às entradas, a tela de TV à saída e o controle remoto faz a função do Mux. Pode-se fazer uma analogia com uma chave de seleção de várias entradas e uma saída, onde pode ser visto na figura 1.0:
Um Mux pode ser representado pelo modelo abaixo,
...