Projeto Integrado Multidisciplinar. Virtualização
Projeto de pesquisa: Projeto Integrado Multidisciplinar. Virtualização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: junior.esnaola • 18/3/2014 • Projeto de pesquisa • 4.498 Palavras (18 Páginas) • 385 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Virtualização
uma hipótese a considerar
Pólo de Porto Alegre
2013
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores em Tecnologia
Virtualização
uma hipótese a considerar
Aluno: Hector Julian Esnaola Junior
RA: 1302846
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Semestre: 1°
Pólo de Porto Alegre
2013
RESUMO
O setor de tecnologia da informação busca constantemente melhorias, como forma de bem atender seus usuários.
Uma das formas de bem atender aos seus usuários, e sanar algumas dificuldades é através da virtualização, através dela pode-se obter redução de custos; com redução de espaço, otimização do tempo, economia de energia, entre outras contribuições.
O presente projeto analisa estas questões pertinentes, além de expor as possíveis desvantagens da virtualização. Além de Abordar inovações tecnológicas, como a virtualização da Universidade de Joinville – Univille, e também da implementação da nota fiscal na Prefeitura Municipal de Soledade no Rio Grande do Sul.
PALAVRAS CHAVE: Inovação, Tecnologia, Redução, Virtualização
ABSTRACT
The information technology industry is constantly seeking improvements, as well as a way to serve their users. One of the ways to serve its users well, and address some difficulties is through virtualization through it can get reduced cost, with reduced space, time optimization, energy saving, among other contributions. This project examines these pertinent questions, and exposes possible drawbacks of virtualization. Besides Addressing technological innovations such as virtualization, University of Joinville - Univille, and also the implementation of the bill in the City of Soledad in Rio Grande do Sul.
KEYWORDS: Innovation, Technology, Reduction, Virtualization
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1- CONCEITO DE VIRTUALIZAÇÃO 7
1.1 - Tipos de Virtualização 9
1.2 - Virtualização de servidores 10
1.3 - Virtualização de aplicativos 10
1.4 - Virtualização de Desktops 11
2 - PROJETO UNIVEN PETRÓLEO 12
2.1– Analogia as disciplinas cursadas no período 14
2.2 – Os números da virtualização 14
3 – VANTAGENS DA VIRTUALIZAÇÃO 18
4 – DESVANTAGENS DA VIRTUALIZAÇÃO 20
5 – CASO DE VIRTUALIZAÇÃO - UNIVILLE 22
6– NOTA FISCAL ELETRÔNICA – MUNICÍPIO DE SOLEDADE 24
7- CONCLUSÃO 25
8- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 26
INTRODUÇÃO
Na década de 1950, com o início dos sistemas de computação, as máquinas eram pesadas e grandes demais.
Estas máquinas eram projetadas para fazer determinado trabalho, porém o custo destas máquinas era altíssimo, ainda sendo agregados ao custo destas máquinas, todos os gastos relacionados, como energia, local para armazenamento, energia, etc. A virtualização surgiu como forma de solução destes problemas.
Com o intuito de sanar estes problemas, que surgiram ao longo dos anos, a virtualização tornou-se uma prática que vem ganhando espaço nas empresas e instituições brasileiras.
Ao longo dos anos, as empresas vêem se adaptando ao crescimento sustentável, as empresas estão cada vez mais buscando alternativas para preservar o meio ambiente e não agredi-lo.
Em contra partida, as empresas que não se utilizam de meios que ocasionem uma preocupação com o meio ambiente, pode ser mal vista pelo mercado em que atua, e também pelos possíveis clientes.
Assim sendo a virtualização apresenta-se como uma alternativa, ao uso da tecnologia da informação convencional.
1- CONCEITO DE VIRTUALIZAÇÃO
Em suma, define-se como virtualização, o ato de executar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo em uma única máquina. Dispensando o uso de diversas máquinas, como ocorria em tempos remotos.
É o ambiente virtual que simula o ambiente real, utilizando diversos aplicativos e sistemas, sem precisar ter contato físico com a máquina no qual os mesmos estão hospedados.
Com a virtualização, o servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso, podendo ser ao mesmo tempo ou em tempos distintos, mas utilizando-se apenas de uma máquina.
Isto proporciona a redução da dependência que os recursos
...