Projeto de uma sala de raios X
Artigo: Projeto de uma sala de raios X. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MyckaelBrito • 23/9/2014 • Artigo • 481 Palavras (2 Páginas) • 777 Visualizações
CEPRN
CURSO DE RADIOLOGIA
FUNDAMENTOS APLICADOS A RADIOLOGIA
PROJETO DE UMA SALA DE RAIOS X
Alunos: Rita de Cássia Fernandes de Azevedo; Jéssica Sueli da Silva Coelho
Professor: Ernandes
Julho/2014
O trabalho a seguir mostra os preparos necessários para se montar um serviço de diagnostico por imagem que faz uso de radiação ionizante. Na área da medicina o diagnóstico por imagem é com certeza uma das áreas que mais se tem avanços e investimento em novas tecnologias, com novos equipamentos e novas técnicas surgindo ás oportunidades e necessidades de se montar uma clínica ou um setor voltado ao diagnóstico por imagem também aumentam.
Antes de iniciar a construção de uma sala de raios-x, os administradores deverão observar alguns fatores importantes para um bom andamento da obra e para não terem surpresas com as normas e órgãos fiscalizadores.
Sempre é bom assegurar antes de começar as obras se os profissionais estão orientados por um especialista em radiodiagnóstico.
Após a escolha do local, os administradores deverão consultar um contador e vigilância sanitária para verificar se é permitido o funcionamento do estabelecimento na região escolhida. Com todos os tópicos legais resolvidos é necessário escolher os equipamentos que serão instalados para que os profissionais (engenheiro, arquiteto, tecnólogo, físico e medico) possam iniciar os processos de desenvolvimento dos ambientes de acordo com a RDC 50 e Portaria 453 do Ministério da Saúde.
Planta baixa da Sala de Raios X
Para as dimensões gerais desta sala foi utilizada como base a Portaria nº 453/98 do Ministério da Saúde, onde temos as seguintes especificações:
Sala de exames: 1,0 m das bordas laterais da mesa de exame do equipamento; 0,6 m das demais bordas ou extremidades do equipamento. Onde temos a seguinte observação: O dimensionamento das salas de exames de raios-X convencionais ou telecomandados deve obedecer também a distância mínima de 1,5m de qualquer parede da sala ou barreira de proteção ao ponto emissão de radiação do equipamento, observando-se sempre os deslocamentos máximos permitidos pelo mesmo.
Sala de preparo de contraste: neste temos a especificação de 2,5 m².
Área de comando: 4,0 m² com dimensão mínima = 1,8 m.
Sala de interpretação e laudos: neste temos a especificação de 6,0 m².
Na tabela a seguir encontra-se a metragem das paredes, portas e barita da Sala de Raios X.
Dimensões Descrição
Porta
...