Projetos - Execução e Manutenção - Planejamento de Edificações
Por: wagwag • 7/6/2015 • Artigo • 18.571 Palavras (75 Páginas) • 121 Visualizações
Curso a Distância:
Programa de Excelência: Projetos - Execução e Manutenção - Planejamento de Edificações
Texto com o conteúdo das aulas dos Módulos do Bloco 3
MÓDULO 11 - Aula 11
INSTALAÇÕES MECANICAS
Na construção de um empreendimento, temos vários sistemas que são incorporados à obra. Todos são importantes e devem ser implementados com harmonia e segurança. Os projetos dos quais fazem parte desse módulo, referem-se ao sistema de ar condicionado, sistema de elevadores, sistema de escadas e esteiras rolantes e central de gás. Todos estes itens fazem parte das INSTALAÇÕES MECÂNICAS, que é o módulo que passaremos a apresentar.
Este material foi elaborado pelo Engenheiro Mecânico Henrique Naoiti Hiracava:
Acesse o seu currículo:
http://creaweb.crea-pr.org.br/pro-crea/arquivosAula/curso11/modulo11/aula11/cv_autor.html
Acesse a bibliografia recomendada:
http://creaweb.crea-pr.org.br/pro-crea/arquivosAula/curso11/modulo11/aula11/referencias.html
O projeto mecânico incorpora o sistema de ar condicionado, sistema de elevadores, esteiras e escadas rolantes e também a central de distribuição de gás. São projetos que envolvem vários assuntos, tais como mecânica dos fluidos, termodinâmica, mecânica, normas de segurança. Este módulo não tem o intuito de ensinar a se fazer um projeto, porém ele vai introduzir os conceitos básicos a serem observados para que esses sistemas operem funcionalmente e com harmonia.
O projeto mecânico pode ser dividido em quatro assuntos. São eles:
* Ar condicionado
* Elevadores
* Esteiras e escadas rolantes
* Central de gás
Ar Condicionado
O condicionamento do ar é o processo de tratamento do ar, o qual tem como objetivo controlar a temperatura, a pureza, a umidade e a distribuição do ar em um determinado meio. O processo do condicionamento é um processo mecânico que visa a refrigeração e/ou aquecimento, o que difere este sistema dos simples sistemas de ventilação. Para se ter uma perfeita compreensão da aplicação dos sistemas de ar-condicionado o profissional deve possuir conhecimentos de termodinâmica e mecânica de fluidos.
Naturalmente, um projeto de ar condicionado deve ser desenvolvido pelo técnico habilitado para a situação, no caso, um engenheiro mecânico. Porém, esse projeto deve ser feito em consenso com os outros projetos que englobam a obra.
Para o desenvolvimento do projeto de climatização deve se levar em conta fatores internos e externos do ambiente, que influem na carga térmica. Os fatores externos são:
* Incidência de radiação solar nas janelas;
* Característica do vidro e a existência de elementos de sombreamento;
* Ganho de energia por condução através das paredes e do teto;
* Variação de temperatura ao longo do ano e do dia;
* Cor da parede ou do teto;
* Ventilação para renovação do ar interno.
O ar infiltrado no ambiente através de janelas, frestas, portas, outras aberturas ou exaustores também constituem uma acréscimo de carga térmica no ambiente, que será proporcional a vazão do ar e ao salto entrópico entre condições externas/internas. Ainda deve se levar em consideração que se o ar ventilado for superior ao ar infiltrado, somente o ar ventilado deve ser considerado. Caso o ar infiltrado seja superior ao ar ventilado, a diferença entre eles deve ser levada em consideração. E caso a ar infiltrado seja efetivamente medido, o valor deverá ser utilizado para a base de calculo.
Diversos fatores influem sobre as cargas internas, entre eles destacamos:
* Ganhos por condução através de vidros, paredes internas, forros e pisos
* Quantidade de pessoas que ocupam o ambiente ou carga de ocupação
* Potência dissipada por equipamentos
* Potência dissipada pela iluminação
* Perda em dutos
* Por vazamento para ambiente diferente do que esta sobre condicionamento
Para definição do sistema de ar-condicionado a ser utilizado deve também se levar em consideração a área e a atividade que será realizada no local. Quando for utilizado o sistema de dutos deve-se verificar os outros projetos para se ter certeza que não irá gerar nenhuma interferência. Deve-se lembrar que cada caso é um caso. Para alguns especialistas tanto para edifícios comerciais e residenciais é melhor e possui uma melhor eficiência energética a instalação de uma central de ar-condicionado, entretanto isto geralmente não é executado, pois gera mais custos aos condomínios. Além disso, ao projetar a central de ar condicionado, deve-se verificar se a mesma não irá interferir em outras instalações, como a central de gás por exemplo.
Um bom projeto de ar condicionado deve observar as condições externas (incidência solar, característica do vidro, etc.) e internas (fluxo de pessoas, potência dissipada por equipamentos, etc).
Deve estar incorporada com os outros projetos da obra e, após a sua implementação, torna-se necessário a realização de manutenção e inspeção periódica das instalações, para garantir que não esta ocorrendo perdas nos dutos ou em outros equipamentos, além da correta filtragem das impurezas no ar, para manter a qualidade do ar e evitar doenças.
Elevadores
Elevador é um meio de transporte vertical e pode ter sua aplicação nas mais diferentes áreas. Pode ser utilizado como elevadores de carga, elevadores carga-automoveis, elevadores de passageiros, monta-cargas, elevadores de maca, elevador para residências unifamiliares, elevador panorâmico de passageiros.
Na parte da construção civil para
...