Proposta de esgotamento - Xavantina
Por: Fernanda Castro • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.188 Palavras (9 Páginas) • 282 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Engenharia Civil
Projeto de Abastecimento de Água
Xavantina - SC
Daniel Monteiro de Souza
Emanuel de Oliveira Araújo
Fernanda de Castro Souza
Larissa Tavares Magalhães
Vanessa Monteiro de Jesus
Belo Horizonte
2015
Daniel Monteiro de Souza
Emanuel de Oliveira Araújo
Fernanda de Castro Souza
Larissa Tavares Magalhães
Vanessa Monteiro de Jesus.
Projeto de Abastecimento de Água
Xavantina - SC
Trabalho referente à disciplina de Saneamento Básico
Curso de Graduação em Engenharia Civil
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Professora: Raquel Sampaio Jacob
Belo Horizonte
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
Situação econômica de Xavantina: 5
Imagem – Distribuição do PIB Xavantina: 5
Situação Geográfica: 6
Imagem – Lolalização de Xavantina no Brasil e em Santa Catarina: 6
Mananciais Disponíveis: 6
Imagem – Bacia Hidrográfica do Rio Ariranha: 6
Imagem –Mapa e perfil hidrogeologico do Estado de Santa Catarina: 7
Situações Históricas Relevantes: 7
População e Projeção Populacional: 7
PROJETO 8
Imagem –Exemplo de poço tubular profundo e materiais constituintes: 9
Imagem – Representação do poço e da ETA com tratamento simplificado 11
CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS 12
INTRODUÇÃO
Serão descritas neste trabalho as características da cidade Xavantina, do oeste Catarinense, como situação econômica, geográfica e populacional, baseados em pesquisas conforme referências bibliográficas.
Citamos também informações a respeito dos principais mananciais disponíveis utilizados pela cidade, tanto no abastecimento quanto nas atividades desenvolvidas no local. Desenvolvemos também um projeto de sistema de captação para o local, baseado em dados pesquisados sobre a cidade para a conclusão do projeto, e um sistema de tratamento adequado para o abastecimento.
DESENVOLVIMENTO
Situação econômica: No município, as bases econômicas são obtidas através da pecuária e agricultura. Xavantina detém o título de “Maior Produtor Per Capita de Suínos do Brasil” e também é considerado o maior produtor de leite do estado de Santa Catarina por número de habitantes e também por extensão. A pecuária do município é constituída por rebanhos de suínos, bovinos, aves e ovinos. A agricultura, os produtos mais cultivados numa escala de importância econômica são: milho, feijão, fumo, trigo e frutas, com destaque para citrus, pêssego e uva.
No município, a prática da pecuária e da agricultura, visa gerar lucros para a cidade, onde o movimento econômico do ano de 2015 contabilizado até o momento: R$ 257.258.611,66.
Segundo o IBGE (dados de 2012), o PIB do município é distribuído conforme o gráfico abaixo:
[pic 1]
Situação Geográfica: O município de Xavantina está localizado no oeste de Santa Catarina, possui 216,688 km² de extensão territorial e tem a altitude de 545 m, com uma área de 215.07 km² (fonte: IBGE). Com relação ao relevo, o Município apresenta muitas saliências que o caracterizam como sendo acidentado, apesar desta configuração física, sua ocupação é intensa (cerca de 90% de sua área) com pequenas propriedades rurais que desenvolvem atividades agrárias e criatórias. O clima é mesotérmico úmido. A hidrografia do Município de Xavantina resume-se basicamente nos Rios Irani e Ariranha com seus afluentes. O tipo de vegetação predominante existente antes da colonização foi o da mata dos pinhais. Atualmente existem áreas de reflorestamento com espécies nativas e exóticas.
Limites Intermunicipais
• Ao sul: com o Município de Seara.
• Ao norte: com os Municípios de Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
• Ao leste: com os Municípios de Seara e Ipumirim.
• Ao oeste: com o Município de Arvoredo.
[pic 2][pic 4][pic 3]
Localização de Xavantina em Santa Catarina
Localização de Xavantina no Brasil
Mananciais Disponíveis:
• Rio Ariranha: Nasce a 18km ao oeste da cidade de Ipumirim e, após correr 50km no sentido nordeste sudoeste, deságua no rio Uruguai, a 8km ao nordeste da localidade de Paial. Tem um comprimento de 50km.
• Rio Irani localizado dentro dos limites da bacia hidrográfica do Rio Uruguai.[pic 5]
Localização da bacia do Rio Ariranha
Além destes dois mananciais disponíveis, o aquífero Serra Geral também está localizado na região do Município de Xavantina/SC. É um Aquífero fraturado, onde o armazenamento da água subterrânea ocorre nas fraturas da rocha[pic 6]
Situações Históricas Relevantes: Dentre os maiores fatores do povoamento podemos destacar a construção da ferrovia que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul; a grande quantidade de madeira existente, bem como o pinheiro brasileiro e a boa qualidade do solo para a prática da agricultura (para a mentalidade da época), pois estudos realizados demonstram que o solo é indicado para a preservação da flora e fauna, na sua maioria, formação de pastagens a agricultura em pequenas áreas.
...