Prática Gerencial - CASE Gilette
Por: Tiago Machado dos Santos • 3/10/2018 • Seminário • 378 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
1. Discuta a estratégia de inovação da Gillette. É coerente? Quais as vantagens e desvantagens do pioneirismo? Como a Gillette administra isso?
O problema do pioneirismo é que como aquela que leva o mercado a gilette não tem em quem se espelhar as concorrentes vão estar basicamente apenas tentando imitar. Durante esse tempo todo a empresa foi fazendo inovações incrementais mas isso so pode os levar até tal ponto e vai ficando cada vez mais desafiador reinventar os aparelhos
2. Normalmente as empresas investem em tecnologia do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com o Mach3? O que isso mostra?
Na segunda questão a gilette basicamente investiu na tecnologia do produto e processo antes ja que a ideia era baratear o custo para vender mais.
3. O Sensor é uma inovação radical? E o Mach3? Por quê?
O mach 3 é basicamente uma inovação incremental ja que ele apenas aperfeiçoa o equipamento adicionando uma nova lamina.
Ja o sensor com toda a sua nova tecnologia da fita e tudo pode se considerar uma inovação revolucionária.
4. Por que o Mach3 aparentemente estava resolvendo o problema da estabilidade dos lucros que preocupava a diretoria no início dos anos 90? Discuta como ele e o novo lançamento (previsto para 2006) se encaixam no quadro de lucratividade da empresa, abordando aspectos do ciclo de vida do produto e de canibalização.
O mach 3 resolvia o problema do lucro porque a ideia toda por tras dele era que os consumidores se sentissem compelidos a trocar os aparelhos pelo mach 3 porque os seus estavam obsoletos desse modo aumentando as vendas em comparação com o que vendiam do aparelho antigo uma vez que o publico era uma parcela estável da população. O sensor ja foi sendo desenvolvido com a mesma ideia substituir o aparelho anterior fazer com que o antigo se torne obsoleto faça a clientela querer descartar o antigo e aderir ao novo modelo pelo conforto e eficiência
...