Psicologia Nas Instituições Jurídicas
Artigo: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leosteinw • 12/9/2014 • 579 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
Professor:
Nome do aluno:
Data: 10/04/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Considerando os estudos sobre violência doméstica, leia o artigo intitulado "Violência doméstica e suas diferentes manifestações", de autoria coletiva, publicado em 2003 na Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Este artigo aborda as diversas manifestações de violência doméstica e seus determinantes a partir de um enfoque multidisciplinar.
DAY, Vivian Peres et al. Violência doméstica e suas diferentes manifestações. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2003, vol.25, suppl.1, pp. 9-21. ISSN 0101-8108. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rprs/v25s1/a03v25s1.pdf . Acesso em 28/02/2014.
Após a leitura do artigo, responda as seguintes questões (se preferir, elabore um único texto dissertativo contendo as respostas - entre 30 a 50 linhas):
a) A partir do exposto sobre violência contra crianças e adolescentes, analise os tipos mais comuns de violências praticadas contra esse público e relacione com o que está (ou deveria estar) previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito a defesa e proteção dos seus direitos. (3,5 pontos)
R: Existem quatro tipos de violência: violência física que ocorre quando alguém causa ou tenta causar dano por meio de força física, de algum tipo de arma ou instrumento que possa causar lesões internas, externas ou ambas.
A violência psicológica inclui toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à auto-estima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa.
A negligência é a omissão de responsabilidade de um ou mais membros da família em relação ao outro.
A violência sexual é toda ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra à realização de práticas sexuais, utilizando força física, influência psicológica ou uso de armas de fogo.
O ECRIAD vem para ajudar as crianças e adolescentes que sofrem estes tipos de violência, porém existem muitas dificuldades para efetivar estes direitos. Na maioria das vezes estas violências ocorrem no meio doméstico (onde é difícil a fiscalização), e com a utilização de ameaças ou até mesmo com ilusões e falsas promessas. Em muitos casos as crianças tem medo de denunciar e nos casos que contam para as mães ou pais, alguns ainda não acreditam.
b) Quais conexões podemos estabelecer entre a violência sofrida e a violência praticada por crianças e adolescentes? (3,5 pontos)
R: Muitas
...