Quais são os domínios da ergonomia? Explique cada um deles.
Por: GiovanaDelai • 4/4/2022 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 116 Visualizações
- Quais são os principais fatores que influenciam no sistema produtivo? Comente como que esses fatores podem interferir no processo de avaliações ergonômicas?
R: Estrutura organizacional; Conteúdo da tarefa; Incidentes críticos; Características do trabalhador; Sonolência e fadiga.
- Quais são os domínios da ergonomia? Explique cada um deles.
R: Ergonomia Física: Ocupa-se de características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, relacionados com a atividade física desempenhada. Ergonomia Cognitiva: Ocupa-se dos processos mentais, como: a percepção, memória, raciocínio e resposta motora, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos do sistema. Ergonomia Organizacional: Ocupa-se da otimização dos sistemas sócio técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, políticas e processos.
- Quais os principais fatores humanos que podem estar associados a ocorrência de acidentes de trabalho?
R: Falta de atenção; Negligências; Sono, cansaço, problemas de insônia; Alcoolismo; outras deficiências do ser humano.
- Apresente e comente pelo menos 03 (três) fatores relacionados à acidentes de trabalho, e como devem ser realizadas as avaliações nos postos de trabalho visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais?
R: Cansaço ou sono: substituir o ser humano por máquinas, principalmente nas tarefas simples e repetitivas ou que exijam grandes forças e posturas incômodas. Negligências: a seleção, treinamento e supervisão adequados do operador também contribuem na redução de erros. Naturalmente, o operador treinado e motivado e que executam o trabalho com satisfação, ritmo adequado, sem estresses cometerá menos erros.
- Descreve uma atividade de trabalho monótona e fatigante que você conhece, e apresente algumas sugestões para melhorar a motivação ocupacional dos trabalhadores.
R: Operador de caixa de supermercado, executa a mesma sequência de movimentos durante horas, sem nenhum estímulo. Trabalhar em um espaço organizado, bonito e agradável, junto a ter uma atividade dinâmica de desafios com realizações e reconhecimento, proporcionar descanso entre jornadas de trabalho ajudam a sanar esse tipo de situação.
- Qual o objetivo do estudo da fisiologia do trabalho para a ergonomia?
R: Os conhecimentos das características sensoriais, osteomusculares e algumas funções auxiliares são necessários para o desenvolvimento do projeto e dimensionamento do posto de trabalho. Além disso, os conhecimentos sobre essas variações das medidas corporais, forças, resistências, capacidades perceptivas e de processamento de informações são essenciais para que as exigências do trabalho humano sejam mantidas dentro de certos limites.
- Descreva algum tipo de tarefa que você costuma realizar com frequência. Analise as principais exigências Psicas dessa tarefa, em termos musculares, energéticos e perceptuais.
R: Cozinhar. Uso meus músculos para cortar os ingredientes, pegar os utensílios, gasto energia por ficar em pé, em um ambiente com uma temperatura mais elevada (perto do fogão) e preciso ficar atenta para não queimar a comida, para não me cortar ou me queimar.
- Cite quais condições humanas e do ambiente de trabalho podem influenciar e prejudicar o funcionamento fisiológico?
R: Em estado de hipoglicemia, a capacidade de trabalho físico e intelectual diminui, pois falta energia ao cérebro. Os ritmos circadianos demonstram que há grandes variações individuais e que é possível distinguir o indivíduo em: matutinos e vespertinos. Logo após as refeições, o organismo apresenta baixos índices fisiológicos e, portanto, fica menos apto ao trabalho.
...