Questoes de Auditoria de Torre de Resfriamento
Por: stefanopraxedes • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1]
AUDITORIA EM TORRES DE RESFRIAMENTO EM INDÚSTRIAS QUÍMICAS
1. Por que é importante fazer auditorias em torres de resfriamento de água de indústrias químicas e quais os seus objetivos?
Devido ao grande consumo de água clarificada nas torres de resfriamento, acima de 50% do total que entra em unidades industriais químicas, torna-se necessário fazer auditorias frequentes nestes equipamentos. A auditoria em torres de resfriamento visa diminuir o consumo de água no make-up de água para este equipamento e verificar a quantidade de blow-down para manter o ciclo de concentração constante.
2. Por que os caminhos preferenciais no enchimento das torres de resfriamento podem prejudicar o seu rendimento?
As torres de resfriamento são equipamentos similares a trocadores de calor resfriados a ar, trabalhando com diferenciais de temperatura bastante reduzidos sendo, portanto muito sensíveis do ponto de vista de rendimento a mudanças nos parâmetros usados no seu projeto termodinâmico As consequências da presença de incrustações em circuitos de resfriamento são. Entupimento de bicos e dispositivos distribuidores de água nas torres de resfriamento, promovendo a ocorrência de canais preferenciais de escoamento e diminuindo a eficiência do equipamento;
3. Quais são as principais variáveis a serem consideradas na especificação de uma torre de resfriamento de água?
As variáveis que são estabelecidas na especificação de uma torre de resfriamento de água são a carga térmica a ser removida do processo, a vazão de circulação de água, a diferença das temperaturas de entrada e saída da torre (range), a diferença entre a temperatura da água que sai da torre e a temperatura de bulbo úmido do ar ambiente (approach).
4. Qual o papel do enchimento de uma torre de resfriamento?
Os separadores de gotícula e o enchimento de uma torre de resfriamento de água acelera a dissipação de calor, aumentando o tempo de contato entre a água e o ar. Esta função se realiza devido o aumento da área molhada á exposição contínua da superfície da água ao ar e à formação de gotas e filmes na torre.
5. Qual a importância da purga contínua da torre de resfriamento?
Purga é necessário evitar o acúmulo de contaminação na água de recirculação.
6. Qual o inconveniente em se utilizar enchimento em PVC nas torres de resfriamento?
PVC está limitado a uma temperatura máxima de cerca de 50 ◦ C. Outros tipos de recheios de plástico podem suportar temperaturas de até cerca de 70 ◦ C. Isso pode resultar em uma deterioração do desempenho da torre de resfriamento caso opere em teperaturas elevadas.
7. Qual o papel exercido pelos seguintes produtos químicos empregados no tratamento de sistemas de água de resfriamento?
∙ Dispersantes - prevenir o acúmulo de sólidos;
∙ Inibidores de corrosão - evitar a corrosão;
∙ Biocidas - inibir o crescimento biológico.
8. O trabalho cita o percentual de resfriamento da água ocasionada pela evaporação da água ao longo do enchimento da torre. Qual é este percentual?
Este fenômeno é responsável por aproximadamente 80% do resfriamento da água.
9. A temperatura da água fria em uma torre de resfriamento pode ser menor que a temperatura ambienta? Justifique a resposta.
A temperatura mínima obtida num sistema de resfriamento a água pode até ser menor que a temperatura ambiente, dependendo da umidade relativa do ar e da eficiência do equipamento. No entanto, existe um valor mínimo na qual a temperatura deste processo pode chegar que é a chamada Temperatura de Bulbo Úmido.
10. A temperatura de bulbo úmido do ar é uma medida da sua umidade relativa. Assim, quanto menor a temperatura de bulbo úmido, menor a umidade relativa do ar. De que forma a eficiência de uma torre de resfriamento relaciona-se com a temperatura de bulbo úmido?
A diferença entre a temperatura da água resfriada e a temperatura de bulbo úmido é chamada de Approach e pode, inclusive, ser usada para avaliar a eficiência de um sistema de resfriamento: quanto mais próxima do bulbo úmido estiver a temperatura da água resfriada, maior será a eficiência da instalação. De modo geral, valores de Approach maiores que 10°C indicam operação deficiente no sistema de resfriamento (subdimensionamento, obstruções ou canais preferenciais nos recheios, bicos entupidos / danificados, baixa velocidade do ar, etc.), embora alguns autores e técnicos adotem limites máximos de Approach de 6°C .
...