TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE AUDITORIA

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.116 Palavras (13 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

QUESTÕES DE AUDITORIA

  1. Visando manter a qualidade e credibilidade do seu trabalho, ao identificar ameaças que possam comprometer a sua independência, o auditor deve comunicar a direção da entidade auditada, para que sejam tomadas as providências necessárias à sua eliminação.

CERTO

ERRADO

  1. Ter Independência técnica é uma exceção aos princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor na condução de trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.

CERTO

ERRADO

  1. Manter a confidencialidade é uma exceção aos princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor na condução de trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor, ao exigir que a empresa emita a carta de responsabilidade da administração para emissão de seu parecer, exerce um procedimento de auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor não atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor quando estabelece, como obrigação para emissão do parecer, o fato de que este seria assinado por sócio do escritório de contabilidade, cuja única formação é administração de empresas.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor independente, ao auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos, está cumprindo seu objetivo.

CERTO

ERRADO

  1. Ter objetividade é uma exceção aos princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor na condução de trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.

CERTO

ERRADO

  1. Apresentar subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos é um dos objetivos da auditoria independente.

CERTO

ERRADO

  1. No processo de auditoria independente, deve-se garantir a viabilidade futura da entidade.

CERTO

ERRADO

  1. Emitir o parecer com assinatura de contador devidamente registrado é feito no processo de auditoria independente.

CERTO

ERRADO

  1. A necessidade de uso de especialistas para avaliação de áreas específicas é um fator determinante para a recusa de um trabalho de auditoria externa.

CERTO

ERRADO

  1. Abolir o uso de práticas consagradas pela profissão contábil devem ser práticas adotadas no processo de auditoria independente.

CERTO

ERRADO

  1. Certificar a continuidade da empresa pelos próximos 5 anos é algo feito no processo de auditoria independente.

CERTO

ERRADO

  1. A firma de auditoria Verificações Ltda. foi convidada, pela empresa Múltiplos S.A., para elaborar proposta de auditoria para suas demonstrações contábeis relativas ao ano de 2007. O auditor, nesse período, já havia efetuado a revisão das declarações de imposto de renda da empresa e consultoria, elaborando a avaliação dos ativos de uma empresa coligada, para que a mesma fosse incorporada pela empresa Múltiplos S.A. Deve o auditor, nessa situação, recusar o convite de auditoria por conflito nos trabalhos já executados e os a serem desempenhados.

CERTO

ERRADO

  1. Se o auditor tiver conhecimento suficiente sobre o negócio da empresa, ele deve recusar o trabalho de auditoria externa.

CERTO

ERRADO

  1. Ter vínculo conjugal com administradores da entidade não é um fator que impeça o auditor independente de aceitar o trabalho de auditoria.

CERTO

ERRADO


  1. Ter sido empregado da entidade auditada, há mais de dois anos, por parte do auditor independente, não é fator que impeça o mesmo de aceitar o trabalho de auditá-la.

CERTO

ERRADO

  1. Acatar as práticas contábeis já consagradas pela Profissão Contábil, sempre formalizadas pelos seus organismos próprios, é um procedimento que o auditor pode adotar, na ausência de disposições específicas para registro de fatos contábeis.

CERTO

ERRADO

  1. Na ausência de disposições específicas para registro de fatos contábeis, pode o Auditor, na avaliação desses fatos, adotar o procedimento de aceitar as práticas contábeis já consagradas pela Profissão Contábil, formalizadas ou não pelos seus organismos próprios.

CERTO

ERRADO

  1. Dependência, integridade, imparcialidade e ineficiência são princípios éticos profissionais que, na execução do trabalho de auditoria, o auditor externo deve atender.

CERTO

ERRADO

  1. A empresa Restrição S.A. contratou empresa de auditoria independente somente para emitir parecer sobre seu Balanço Patrimonial. A empresa disponibilizou acesso ilimitado a todas as áreas da empresa, a todos os relatórios, registros, dados, informações e demais demonstrações contábeis, de forma a serem possíveis todos os procedimentos de auditoria. Assim, podemos classificar esta auditoria como sendo uma limitação na extensão do trabalho.

CERTO

ERRADO

  1. Sempre que o auditor externo tiver conhecimento da atividade da entidade auditada, ele deve recusar o serviço de auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. Na relação entre o auditor e a entidade auditada, o sigilo profissional do auditor não deve ser mantido. E

CERTO

ERRADO

  1. O objetivo da auditoria externa é garantir que todos os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente nos livros da empresa.

CERTO

ERRADO

  1. O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstrações financeiras representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa, é o objetivo da auditoria externa.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor deve ter acesso a todos os documentos, fatos e informações da empresa, para o exercício da profissão. Sendo assim, o sigilo não deve ser mantido na relação entre os auditores e os órgãos fiscalizadores.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor independente, na avaliação de um trabalho específico da auditoria interna com pretensão de sua utilização, deve considerar se o alcance do trabalho e seus programas correlatos são adequados, e se a avaliação preliminar da auditoria interna permanece apropriada.

CERTO

ERRADO

  1. A auditoria deve ser realizada consoante os Princípios Fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Na ausência de disposições específicas, o auditor deve recusar o trabalho de auditoria e encaminhar relatório consubstanciado para a direção da empresa.

CERTO

ERRADO

  1. Considerar o conhecimento dos auditores internos, principalmente nas áreas de maior risco de auditoria, uma vez que a responsabilidade é compartilhada, é algo a ser feito pelo auditor independente, na avaliação de um trabalho específico da auditoria interna com pretensão de sua utilização.

CERTO

ERRADO

  1. A elaboração das demonstrações contábeis é de responsabilidade da administração.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor interno é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis.

CERTO

ERRADO

  1. Os relatórios de auditoria interna devem estar disponíveis a qualquer administrador da empresa, sem restrição.

CERTO

ERRADO

  1. O parecer de auditoria é o instrumento técnico pelo qual o auditor interno comunica os trabalhos realizados, suas conclusões e recomendações.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor interno, ao constatar impropriedades e irregularidades relevantes com necessidade de providências imediatas, deve proceder à conclusão dos relatórios imediatamente.

CERTO

ERRADO

  1. A técnica de amostragem compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

CERTO

ERRADO

  1. Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor interno que consubstanciam o trabalho executado.

CERTO

ERRADO

  1. A função da auditoria interna é exclusivamente de validar os processos e transações realizadas, sem ter como objetivo assistir à administração da entidade no cumprimento de suas atribuições.

CERTO

ERRADO

  1. É objetivo da auditoria interna prevenir fraudes ou roubos, sendo que, sempre que tiver quaisquer indícios ou constatações, deverá informar a administração de forma reservada e por escrito.

CERTO

ERRADO

  1. Manter independência total da empresa é uma característica da auditoria interna.

CERTO

ERRADO

  1. Avaliar a eficiência dos sistemas de informações não é função da auditoria interna.

CERTO

ERRADO

  1. O objetivo geral da auditoria interna é atender à administração da empresa.

CERTO

ERRADO

  1. Discutir o julgamento e relatório com a direção da entidade auditada não é um aspecto a ser levado em conta pelo responsável pela revisão da qualidade dos trabalhos de auditoria ao realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos significativos.

CERTO

ERRADO

  1. Se o departamento fiscal da empresa, com o objetivo de reduzir o volume de impostos a recolher, cadastrou no sistema de faturamento, a alíquota do IPI que deveria ser de 11%, com o percentual de 5%, o mesmo está realizou uma fraude.

CERTO

ERRADO

  1. De acordo com as normas brasileiras de contabilidade, a fraude é considerada um ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

CERTO

ERRADO

  1. A responsabilidade primária na prevenção e detecção de fraudes e erros é da administração.

CERTO

ERRADO

  1. Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer de seus trabalhos, o auditor tem o dever de informar aos administradores da entidade e sugerir medidas punitivas aos responsáveis de forma a não ter que evidenciar em seu relatório.

CERTO

ERRADO

  1. Manipulação, falsificação ou alteração de registros ou documentos, de modo a modificar os registros de ativos, passivos ou resultados, não são caracterizadas como fraude.

CERTO

ERRADO

  1. Ao analisar a folha de pagamentos, o auditor evidenciou funcionários demitidos, constando do cálculo da folha, sendo que a conta a ser creditado o pagamento, destes funcionários, pertencia a outro colaborador do departamento pessoal, ficando caracterizada uma fraude.

CERTO

ERRADO

  1. A auditoria interna tem a responsabilidade primária na prevenção e detecção de fraudes e erros.

CERTO

ERRADO

  1. Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer de seus trabalhos, o auditor tem o dever de exigir a demissão dos envolvidos, só emitindo parecer quando constatar que a entidade cumpriu sua determinação.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor, ao efetuar a avaliação e os testes nas contas dos itens componentes do imobilizado e de suas respectivas depreciações, constatou que o contrato efetuado entre a empresa e um de seus sócios transferindo uma máquina entregue como integralização de capital no valor de R$ 1.000.000,00. Ao efetuar a comparação com o valor de mercado na data da transferência, constatou-se que a máquina estava valorizada por R$ 800.000,00. Sendo assim, diante do exposto, pode-se afirmar que trata-se de uma fraude.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor interno, ao realizar o processo de avaliação das rotinas, constata que uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em sua gaveta para posterior registro, não foi lançada. Tal fato caracteriza uma fraude.

CERTO

ERRADO

  1. O contador da empresa, ao definir a vida útil da máquina que foi introduzida em linha de produção nova, estabeleceu alíquota, estimando a produção de um milhão de unidades, nos próximos 5 anos. O projeto foi revisto e re-estimado para 10 anos. Isso caracteriza um erro do contador, e não uma fraude.

CERTO

ERRADO

  1. Caracteriza-se como fraude o saldo em aberto na Conta Fornecedores que, consultado na carta de circularização, respondeu não possuir nenhum crédito contra a empresa.

CERTO

ERRADO

  1. O registro de transações sem comprovação é considerada um erro por ser um ato não-intencional na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

CERTO

ERRADO

  1. A ocorrência de informação incorreta no parecer do Auditor, mesmo que gere prejuízos à entidade auditada ou a terceiros, não enseja responsabilidade.

CERTO

ERRADO

  1. Uma unidade fabril operando em dois turnos, efetuando a depreciação de suas máquinas pela taxa relativa a um turno, foi considerado como erro pelo auditor, ao efetuar a avaliação e os testes que detectaram tal fato.

CERTO

ERRADO

  1. Registro de transações sem comprovação não é caracterizada como fraude pelo Conselho Federal de Contabilidade.

CERTO

ERRADO

  1. A área de produção desativou máquina da linha de produção e não informou a área contábil para suspender a depreciação, sendo tal fato considerado uma fraude.

CERTO

ERRADO

  1. Na hipótese de o auditor constatar e evidenciar na análise da empresa que haja risco de continuidade, o auditor deve guardar sigilo dos fatos contábeis, não divulgando ao público ou em nota explicativa.

CERTO

ERRADO

  1. O período que o auditor deve considerar para avaliar a continuidade operacional da empresa é de um ano após a data das demonstrações contábeis.

CERTO

ERRADO

  1. Controles financeiros e econômicos são as formas de classificação dos controles internos.

CERTO

ERRADO

  1. O risco de auditoria não está relacionado com a estrutura de controle interno de uma entidade.

CERTO

ERRADO

  1. Acordo entre os funcionários do processo de compras para direcionar a compra para a empresa Beta não representa um procedimento de controle interno.

CERTO

ERRADO

  1. Os controles internos podem ser classificados em contábeis e jurídicos.

CERTO

ERRADO

  1. A existência de controles internos eficientes previne contra a fraude e minimiza os riscos de erros e irregularidades nos registros e nos processos contábeis. Não representa um procedimento de controle interno os controles da entrada e saída de bens do Ativo Permanente Imobilizado.

CERTO

ERRADO

  1. Delegação de poderes não é um dos objetivos específicos que os princípios de controle interno administrativo visam atingir.

CERTO

ERRADO

  1. Os procedimentos de controles internos têm sido fundamentais na prevenção e inibição de desvios, identificação de erros nos processos contábeis e deterioração ou perdas dos ativos das empresas. Sendo assim, é procedimento relativo ao controle dos estoques a restrições de acesso aos ativos da empresa realizando movimentações via requisições.

CERTO

ERRADO

  1. 294. (ESAF / AFT RN / 2005) A pessoa com autoridade para efetuar devoluções de vendas não pode ser a mesma responsável pelo processo de recebimento de caixa, sendo necessário aplicar a segregação de função, como forma de controle interno da empresa.

CERTO

ERRADO

  1. Sistema de autorização e aprovação de compras, com limites de alçada e níveis de autorização, não representa um procedimento de controle interno.

CERTO

ERRADO

  1. O custo dos controles internos de uma entidade não deve ser inferior aos benefícios por ele gerados, na avaliação e determinação dos controles internos.

CERTO

ERRADO

  1. Elaboração de inventários periódicos para confirmação da existência física dos estoques pertencentes à empresa não representa um procedimento de controle interno.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programa de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados.

CERTO

ERRADO


  1. Identificar meios para aumento dos lucros da entidade não é objetivo do planejamento da auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. O planejamento na realização de auditorias constitui-se nos trabalhos iniciais de coleta de informações a respeito da entidade a ser auditada e dos mecanismos de controle existentes.

CERTO

ERRADO

  1. Propor alterações na estrutura da entidade auditada não é objetivo do planejamento de auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. Os programas de trabalho devem ser detalhados de forma a servir como guia e meio de controle de sua execução.

CERTO

ERRADO

  1. A quantidade de horas negociadas com o cliente para execução do trabalho é o que baseia a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo no processo de auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. O uso dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos, não representa uma consideração relevante a ser feita no planejamento do trabalho da auditoria externa.

CERTO

ERRADO

  1. A determinação da amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo no processo de auditoria é feita com base na quantidade de lançamentos contábeis feitos pela empresa.

CERTO

ERRADO

  1. Os testes de observância têm por objeto de análise as contas de resultado, apenas.

CERTO

ERRADO

  1. Os conhecimentos e as experiências dos auditores que farão os trabalhos é onde se encontra a fundamentação da definição, pelo auditor externo, da extensão dos testes a serem aplicados em seus procedimentos de auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor interno, ao realizar seus testes, efetuou o acompanhamento dos inventários físicos, sendo este procedimento chamado de observação.

CERTO

ERRADO

  1. A definição, pelo auditor externo, da extensão dos testes a serem aplicados em seus procedimentos de auditoria são fundamentados nos riscos e na confiança apresentada pelos controles internos da empresa.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor interno, ao realizar seus testes, realizou a circularização dos advogados internos e externos, sendo este procedimento chamado de investigação.

CERTO

ERRADO

  1. A inspeção física, por meio da contagem de numerário, é procedimento básico de auditoria aplicável à verificação em conta do Ativo Realizável a Longo Prazo.

CERTO

ERRADO

  1. O auditor externo, ao efetuar os exames de auditoria na Empresa Relevante S.A., emitiu parecer sem ressalva. No ano seguinte à auditoria, a empresa faliu e foi constatado que existiam erros que tornavam as demonstrações, que haviam sido objeto da auditoria, significativamente incorretas. Esse fato representa, para o auditor, um risco de controle.

CERTO

ERRADO

  1. A possibilidade de que o resultado da auditoria induza o auditor a concluir pela existência de irregularidades em virtude de falhas nos procedimentos de auditoria é considerado como risco de auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. Risco de auditoria pode ser caracterizado como a possibilidade de ser o trabalho do auditor inviabilizado pela inexistência de informações confiáveis para o trabalho.

CERTO

ERRADO

  1. A possibilidade de o auditor considerar correto o saldo de uma conta quando na realidade este saldo esteja incorreto, pode-se concluir que não há risco de auditoria, neste caso.

CERTO

ERRADO

  1. Por risco de auditoria entende-se a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.

CERTO

ERRADO

  1. É correto afirmar que ao usar métodos de amostragem estatística ou não-estatística, o auditor deve projetar e selecionar uma amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada, segundo o que dispõe as Normas Brasileiras de Contabilidade.

CERTO

ERRADO


  1. A amostra deve ter uma relação direta com o volume de transações realizadas pela entidade na área ou transação objeto do exame, ao ser considerada pelo auditor, ao determinar a amostra a ser selecionada.

CERTO

ERRADO

  1. Tamanho é algo que não está relacionado à determinação da amostra.

CERTO

ERRADO

  1. Seleção casual, a critério do auditor, baseada em sua experiência profissional é uma das alternativas de escolha da amostra a ser considerada pelo auditor.

CERTO

ERRADO

  1. A empresa Documental S.A., tendo como objetivo manter um arquivo completo sobre o seu processo de auditoria, exige do auditor que forneça cópia de todos os seus arquivos eletrônicos e papéis de trabalho elaborados durante a execução de seus serviços. Pode-se afirmar que é permitido à empresa solicitar os papéis de trabalho, visto estar sujeita a questionamentos por parte dos acionistas ou de terceiros.

CERTO

ERRADO

  1. Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Não é correto afirmar que a documentação de auditoria (papéis de trabalho) devem conter informações relativas ao planejamento da auditoria.

CERTO

ERRADO

  1. Os papéis de trabalho não possuem como característica o fato de a sua confidencialidade ser dever permanente do auditor.

CERTO

ERRADO

  1. Compostos pela documentação preparada pelo auditor ou a ele fornecida na execução da auditoria, os papéis de trabalho não possuem como característica a obrigação de ser mantidos sob a custódia do auditor por um prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do parecer.

CERTO

ERRADO

  1. Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Não é correto afirmar que quando podem ser utilizados por mais de um período, são classificados como 'permanentes'.

CERTO

ERRADO

  1. No parecer sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve emitir sua  opinião afirmando se estas representam adequadamente ou não a situação patrimonial da entidade. Nesse parecer, não deve ser observado as obrigações para o período seguinte.

CERTO

ERRADO

  1. O Relatório do Auditor Independente, segundo a natureza da opinião que contém, não pode ser classificado como relatório irregular de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

CERTO

ERRADO

  1. No parecer sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve emitir sua opinião afirmando se estas representam adequadamente ou não a situação patrimonial da entidade. Nesse parecer, não deve ser observado a posição patrimonial e financeira.

CERTO

ERRADO

  1. Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, o parecer emitido pelos auditores independentes não pode receber a classificação de parecer contrário.

CERTO

ERRADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com