Questões de Auditoria
Por: Zeromind • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 2.112 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
7º Semestre
Auditoria
Professor Oscar Shinkai
Aluno: André Dias Lima
RA: B29101-0
JUNDIAÍ, SP
2015
1. De acordo com a NBC T 19.29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, a entidade deve apresentar a conciliação das mudanças no valor contábil de ativos biológicos entre o início e o fim do período corrente. A conciliação inclui:
a - ganho ou perda decorrente da mudança no valor justo antes da dedução da despesa de venda
b - reduções atribuíveis às vendas e aos ativos biológicos classificados como mantidos para venda ou incluídos em grupo de ativos mantidos para essa finalidade.
c - somente as diferenças cambiais líquidas decorrentes de conversão das demonstrações contábeis para outra moeda de apresentação.
d - reduções devido às compras.
Justificativa
Resposta A – Conforme a NBC TG 19.29, item 26, o ganho ou a perda proveniente da mudança no valor justo menos a despesa de venda de ativo biológico, reconhecido no momento inicial até o final de cada período, deve ser incluído no resultado do exercício em que tiver origem.
2. O ato intencional de omissão ou manipulação de transações e operações e a adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários são definidos como:
I engano.
II erro.
III fraude.
IV equívoco.
Está correto o que se afirma em:
A - I
B - II
C - III
D - IV
Justificativa
Reposta C – Conforme NBC T 12, item 12.1.3, É considerado como fraude o ato no qual tiver a intenção de omitir e/ou manipular transações e operações. Também é considerado fraude a adulteração de documentos, relatórios, demonstrações contábeis.
3. O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria, e na avaliação do efeito das distorções identificadas na auditoria e de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis e na formação da opinião no relatório do auditor independente. Em relação ao assunto assinale a opção INCORRETA.
a - O auditor deve determinar a materialidade para a execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.
b - A materialidade refere-se às demonstrações contábeis sobre as quais o auditor está emitindo um relatório.
c - O uso de uma porcentagem não deve ser um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.
d - Em relação ao referencial escolhido, os dados relevantes normalmente incluem resultados e posições financeiras de períodos anteriores e do período corrente, acumulados até o último mês disponível.
Justificativa
Resposta B – A materialidade é considerada como um fator que regula a relevância dos fatos que serão auditados.
4. Uma entidade de auditoria foi contratada por uma empresa para prestar serviços de auditoria independente das demonstrações contábeis, para proceder a uma revisão específica e detalhada nas contas a receber de clientes. Ocorrida essa revisão, constatou-se a necessidade de efetuar uma conciliação entre o registro auxiliar das contas a receber de clientes e os registros contábeis, em face de divergências significativas entre os saldos. A entidade auditada propôs ao auditor realizar essa conciliação e efetuar os ajustes considerados necessários. O que o auditor independente não poderia aceitar, sob pena de caracterizar perda de independência?
I Realizar o trabalho, restringindo-se à identificação dos problemas e à indicação dos ajustes a serem efetivados pela administração do cliente.
II Realizar o trabalho de conciliação, limitando-se à identificação dos fatores que motivaram o surgimento das diferenças apontadas.
III Conduzir o trabalho e, como resultado, ajustar os saldos contábeis.
IV Recomendar a contratação de um profissional externo para a execução das conciliações e a identificação dos ajustes necessários.
Está correto o que se afirma em:
A - I
B - II
C - III
D - IV
E - I e II
Justificativa
Resposta C – Sobre a auditoria independente, a mesma não pode ajustar saldos contábeis da instituição auditada visto que este tipo de atividade é de responsabilidade da própria entidade.
5. Na auditoria da Empresa Beta, você identificou uma série de transações de valores relevantes com partes relacionadas. A Administração da Empresa Beta identificou e divulgou em notas explicativas todas as vendas de produtos, realizadas com preços e condições usuais de mercado, que geraram lucro, mas decidiu não divulgar as vendas de imóveis a partes relacionadas, pois foram efetuadas pelo valor contábil. Como o resultado foi nulo, a administração considerou as transações não relevantes. Considerando a situação acima, assinale a alternativa que corresponde à decisão a ser tomada pelo auditor independente na emissão do seu relatório.
a - Deve concordar com a administração e emitir relatório com opinião não modificada.
b - Deverá emitir um relatório com opinião modificada adversa.
c - Deverá emitir relatório com opinião modificada com ressalva.
d - Deverá abster-se de emitir opinião.
Justificativa
Resposta C – Como não houve divulgação referente as vendas de imóveis a partes relacionadas, o relatório deve ser ressalvado mesmo que a entidade considere as transações como não relevantes. Não deve haver omissão de opiniões perante a auditoria. São os auditores que deverão julgar a relevância de determinado fato.
...