Questões de Gestão Ambiental
Por: Jéssica Alves • 10/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.643 Palavras (11 Páginas) • 372 Visualizações
Faculdade Pitágoras
Engenharia de Produção
Gestão Ambiental
Atividade I
Jéssica Alves Pereira
GOVERNADOR VALADARES
SETEMBRO DE 2015
Questão 1 – Analise os dois textos COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, onde mostram a evolução da compreensão do desenvolvimento sustentável e faça uma linha do tempo mostrando os eventos internacionais e os produtos resultantes destes encontros patrocinados pelas Nações Unidas a partir da década de 70 até os dias mais recentes.
1972 – A relação entre desenvolvimento econômico e degradação ambiental foi primeiramente colocada na agenda internacional, na conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo. Ainda neste ano a noção de progresso como algo possível indefinidamente no futuro foi constatada em um relatório chamado “Os Limites do Crescimento” publicado pelo Clube de Roma, uma associação internacional de cientistas, empresários, funcionários públicos e acadêmicos.
1973 – O canadense Maurice Strong lançou o conceito de eco-desenvolvimento. Os caminhos de desenvolvimento seriam seis: satisfação das necessidades básicas; solidariedade com as gerações futuras; participação da população envolvida, preservação de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas e programas de educação.
1980 – Foi publicado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) “ Uma Estratégia para Conversão Mundial”. O relatório visava políticos, especialistas em desenvolvimento e conservacionistas.
1987 – Foi publicado pela ONU, “Nosso Futuro Comum”. O relatório da Comissão Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) – foi o terceiro de uma série de relatórios para focar a discussão na comunidade cientifica mundial sobre o tema desenvolvimento e meio ambiente. Definido como “desenvolvimento sustentável” foi escrito após três anos de audiências públicas. Apresentou uma nova visão sobre o desenvolvimento, definindo-o como o processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
1992 – Conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ou mais simplesmente como a Cúpula da Terra, foi sediada pelo Rio de Janeiro, em 1992, mostrou um crescimento do interesse mundial pelo futuro do planeta; muitos países deixaram de ignorar as relações entre desenvolvimento socioeconômico e modificações no meio ambiente. Todas as questões não impediram que, na conferência, fossem assinados três documentos fundamentais saídos das reuniões preparatórias; a Carta da Terra, a Agenda 21 e a Declaração de Princípios sobre as Florestas. A Carta da Terra, e seus principais pontos são: Os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento; Os Estados tem responsabilidades comuns, mas diferenciadas, em relação à declaração ambiental global; Buscando melhor qualidade de vida, os governos devem reduzir e eliminar sistemas de produção e consumo insustentáveis e incentivar políticas demográficas apropriadas. A Agenda 21, aborda os problemas prementes de hoje e visa preparar o mundo para os desafios do próximo século. A Declaração de Princípios sobre as Florestas ou Declaração dos Princípios para a Gestão Sustentável das Florestas, foi o primeiro consenso global alcançado sobre as florestas.
Durante a Rio-92 também foi assinada a Convenção sobre Mudanças Climáticas e a Convenção sobre a Diversidade Biológica.
1993 – Em Julho de 1993, o pres. Clinton assinou a Convenção da Biodiversidade. A Organização das Nações Unidas instituiu a Comissão sobre o desenvolvimento Sustentável (CDS) para controlar a implementação destes acordos e atuar como um fórum para implementação de políticas internacionais sobre o meio ambiente e desenvolvimento, sendo o Brasil indicado a integrar a CDS em 1993.
As seguintes grandes Conferências ocorreram após a Cúpula da Terra.
- Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio +5, 1997
- Direitos Humanos – Vienna +5, 1988
- População – Cairo +5, 1999
- Desenvolvimento Social – Copenhagem +5, 2000
- Mulheres – Beijeng +5, 2000
- Habitação e Assentamentos – Instambul +5, 2001
- Segurança Alimentar – Rome +5, 2002
2000 – A Assembléia Geral das Nações Unidas se reuniu em 6-8 setembro de 2000 em um Encontro Especial do Milênio, onde foi aprovada a Declaração do Milênio das Nações Unidas. A declaração acentua os aspectos sociais do desenvolvimento sustentável e a importância da superação da pobreza e da desigualdade.
A Declaração do Milênio foi baseada em seis valores fundamentais subjacentes ao desenvolvimento sustentável humano: Liberdade; Igualdade; Solidariedade; Tolerância; Respeito à Natureza; Responsabilidade compartilhada.
As oitos Metas do Milênio são: 1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome; 2 – Alcançar o ensino primário universal; 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde materna; 6 – Combater o HIV, a malária e outras doenças; 7 – Garantir a sustentabilidade ambiental; 8 – Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.
2002 – Dez anos após a Cúpula do Rio, a Assembléia Geral das Nações Unidas organizou em 2002 a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento sustentável em Joanesburgo, África do Sul.
Questão 2 – Quando falamos em desenvolvimento sustentável, pensamos na poluição – do ar, rios, oceanos, assim como questões sobre mudanças climáticas globais, desmatamento, disposição de resíduos, etc. Existem muitos problemas relacionados aos nossos sistemas sociais e econômicos que causam dificuldades para pessoas em todo o mundo. Abaixo estão relacionados alguns destes problemas que contribuem para a manutenção da insustentabilidade do desenvolvimento nos dias de hoje. Escolha um destes problemas que você considerar mais sério no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e explique as razões de sua escolha.
A – O rápido crescimento da população mundial e a mudança na sua distribuição;
A população mundial está crescendo cada vez mais rápido, e com isso vai chegar em um ponto, que se terá mais habitantes do que à capacidade habitacional, e se nada for feito a capacidade terá um quadro de insustentabilidade ambiental, sendo assim, terão que ser feitas mudanças drásticas na distribuição.
Questão 3 – Explore as conexões entre muitos dos principais problemas sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos atualmente.
...