Questões de mecanica
Por: rob2311 • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.042 Palavras (17 Páginas) • 182 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
Guilherme de Almeida Feitoza RA: 8490244200
José Raimundo Santos Junior RA: 8492239579
Luiz Felipe da Silva Carvalho RA: 8412104416
Nathalia Ferreira Brochin RA: 1363491129
Robson Sousa de Oliveira RA: 8064776031
Disciplina
Materiais de Construção Mecânica
Título
Materiais
Trabalho apresentado
Como requisito da disciplina
Materiais de Construção Mecânica
Curso: Engenharia de Produção orientado pelo
Prof. MSc Luis Carlos Elias da Silva
Santo André
Maio 2016
1) O que são propriedades ópticas de um material? De exemplos.
As propriedades ópticas estão relacionadas às interações entre materiais e radiações eletromagnéticas, na forma de ondas ou partículas de energia chamadas fótons. A radiação pode ter características que se enquadrem no espectro da luz visível, ou ela pode ser invisível aos olhos humanos.
Ex. Iluminar uma amostra ou, mais especificamente, realizar experimentos com luz, permite explorar a estrutura dos sólidos e suas propriedades de uma forma extremamente abrangente.
2) O que são propriedades magnéticas de um material? De exemplos.
Todas as substâncias sejam elas sólidas, líquidas ou gasosas mostram alguma característica magnética, em todas as temperaturas. Dessa forma, o magnetismo é uma propriedade básica de qualquer material. As propriedades magnéticas dos materiais têm sua origem na estrutura eletrônica dos átomos. Do ponto de vista clássico, são de dois tipos os movimentos, associados ao elétron que podem explicar a origem dos momentos magnéticos: o momento angular orbital do elétron, e o momento angular do “spin” do elétron.
Ex. Diamagnetismo é uma forma muito fraca de magnetismo, que só persiste enquanto um campo magnético externo estiver aplicado. Na ausência de campo externo, os átomos de um material diamagnético têm momento nulo. A magnitude do momento magnético induzido pelo campo externo é extremamente pequena e sua direção é oposta à direção do campo aplicado.
3) O que são propriedades elétricas dos materiais? De exemplos.
Propriedades elétricas usadas para especificar a natureza elétrica de um material, e um indicativo de facilidade com que um material é capaz de conduzir cargas elétricas (elétrons ou íons) de uma posição para outra.
Ex. A corrente elétrica é o movimento de portadores de carga que ocorre dentro dos materiais, em resposta à ação de um campo elétrico externo. São portadores de carga: elétrons, buracos eletrônicos, cátions e ânions.
4) O que são propriedades físicas de um material? De exemplos.
As propriedades físicas são as que determinam o comportamento do material no momento do processo de fabricação como também durante sua utilização posterior
Ex. Se pegamos uma amostra de água de determinada massa, nós não mudamos a sua constituição, por isso a massa é uma propriedade física. Outro exemplo é a propriedade que a água tem de se evaporar, ela passa do estado líquido para o de vapor, mas continua com a mesma composição química. Assim, o ponto de ebulição é uma propriedade física.
5) O que são propriedades químicas de um material? De exemplos.
Estas propriedades se manifestam quando o material entra em contato com outros materiais ou com o ambiente. Elas se apresentam sob a forma de presença ou ausência de resistência à corrosão, aos ácidos, às soluções salinas.
Ex. A combustibilidade é uma propriedade química, pois a água não tem essa propriedade, enquanto o álcool (etanol) tem. Quando o álcool queima, ele converte-se em outras substâncias (gás carbônico e água), como mostra a reação abaixo:
6) O que são propriedades mecânicas de um material? De exemplos.
E a propriedade que os materiais apresentam de se deformarem quando submetidos a ação externa (forças devidas ao contato com outros corpos, ação gravitacional agindo sobre sua massa) retornando a sua forma original quando a ação externa e removida.
Ex. A Elasticidade (também chamado módulo de elasticidade) de um material é a capacidade de sofrer deformações reversíveis. Isto é, quando forças exteriores atuam sobre um material e este se deforma, é produzido um trabalho destas forças que se armazena no material como energia potencial elástica. O sólido se comporta elasticamente quando, depois de removidos os esforços, esse incremento na energia interna for reversível.
7) O que são Ligação Interatômica Covalente, Ligação Interatômica Iônica e Ligação Interatômica Metálica?
Ligação Interatômica covalente: ocorre quando um ou mais elétrons são compartilhados entre dois átomos gerando uma força de atração entre os átomos que participam da ligação, este compartilhamento é muito comum na maioria das moléculas.
Ligação Interatômica Iônica: ocorre quando um ou mais elétrons são transferidos de um átomo eletropositivo para outro eletronegativo. A ligação pode ser entendida como resultado da atração entre os íons negativos (aníons) e positivos (cátion) em uma ligação iônica ideal ocorre uma transferência completa de cargas eletrônica de um átomo para outro.
Ligação Interatômica Metálica: os metais têm um, dois ou no máximo três elétrons de valência, estes elétrons não estão ligados a um único átomo, mas estão mais ou menos livres para se movimentar por todo o metal. Os elétrons que não são de valência e o núcleo formam um caroço eletricamente positivo que é envolvido por ema “nuvem”, “mar” ou ainda “gás” de elétron. A ligação metálica apresenta uma ampla faixa de energia de ligação que vão desde o mercúrio com 68kj/mol e ponto de fusão -39°C ate o tungstênio, com 850kj/mol e ponto de fusão 3410°C.
...