RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E VARIAÇÃO DA ENERGIA CINÉTICA
Por: Erika Kuo • 14/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 1.251 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – UNAERP
CAMPUS GUARUJÁ
DAYANA FARIAS – RA 821.341
DRIELY – RA
ERIKA KUO – RA 761.746
GRAZIELE SOUZA – RA
LAIS RAYANNY – RA 821.775
MÉRCIA DA SILVA – RA 821.283
TÁTILA PERTELINE – RA
VITÓRIA DE ALMEIDA – RA 821.759
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO TÈCNICO-CIENTÍFICO
RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E VARIAÇÃO DA ENERGIA CINÉTICA
GUARUJÁ, 2016
DAYANA FARIAS – RA 821.341
DRIELY – RA
ERIKA KUO – RA 761.746
GRAZIELE SOUZA – RA
LAIS RAYANNY – RA 821.775
MÉRCIA DA SILVA – RA 821.283
TÁTILA PERTELINE – RA
VITÓRIA DE ALMEIDA – RA 821.759
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO TÉCNICO -CIENTIFICO
RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E VARIAÇÃO DA ENERGIA CINÉTICA
[pic 1]
RESUMO
Este relatório foi realizado no dia 01/03/2015 no laboratório de física da universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá apresentando dados para analisar a relação entre trabalho e variação da energia cinética. Este experimento foi formado igual ao movimento retilíneo uniformemente variado, onde efetuamos o cálculo das grandezas elementares como o comprimento, o tempo e a massa para obter a intensidade das variáveis por meio de uma formulação específica. Sendo que ao término desse cálculo será mostrado a relação de valores próximo entre energia cinética e trabalho.
Palavras – chaves: trabalho, energia, cinética.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO
2.2 METODOLOGIA
2.3 PROCEDIMENTO
2.4 RESULTADOS
3 CONCLUSÃO
4 REFERENCIAS
1 Introdução
Não existe uma definição do que é energia, mas sabemos que a sua existência possibilita a execução de trabalho. A energia armazenada nos alimentos, por exemplo, faz com que os órgãos do corpo de uma pessoa funcionem corretamente. Os combustíveis fazem com que os veículos automotores se locomovam. Da mesma forma, a energia elétrica produzida pela bateria faz com que os elétrons dos fios condutores de energia se locomovam.
O teorema trabalho-energia constitui um poderoso método que associa a velocidade de um corpo com a sua posição.
Consideremos o caso especial de um objeto que se move em cima de uma reta, eixo x, com uma força constante atuando sobre ele. Pela segunda lei de Newton o componente de aceleração tambem é constante. A medida que o objeto se move de x1 para x2 sua velocidade varia de v1 para v2.Temos:[pic 2]
[pic 3]
Consideremos agora o trabalho Wres realizado pela força resultante sobre o objeto. Como o movimento se processa ao longo do eixo x e a forca resultante é constante, o trabalho resultante é Wres=Fx.(X2-X1). Aplicando a segunda lei de Newton, , obtemos:[pic 4]
[pic 5]
Este resultado é chamado de teorema trabalho-energia.
O trabalho realizado pela força resultante que atua sobre um objeto é igual a variação de energia cinética do objeto.
A energia cinética aumenta se a força resultante sobre o objeto realiza um trabalho positivo. A energia cinética diminui se a forca resultante realiza um trabalho negativo. Se o trabalho resultante é zero, a energia cinética não varia.
Trabalho
Trabalho é a força constante que é exercida em um corpo para que ele se desloque e ganhe velocidade.
Um corpo em repouso, tende a ficar em repouso se aplicarmos uma força sobre esse corpo essa forca é transferida para o corpo provocando um deslocamento, pode-se dizer que ouve uma aplicação de trabalho. Se o corpo não se mover não existe trabalho.
Em Física, trabalho é normalmente representado pela letra grega tau τ. Para calcular o trabalho de uma força, usasse a seguinte formula:[pic 6]
No SI (Sistema Internacional de Unidades) o trabalho é dado em newtom-metro(N.m) denominado joule, que é representado pela letra (J) e a força é dada em newton (N).
Energia cinética
A energia cinética está ligada ao movimento de um corpo e sua massa. Um objeto em repouso tem energia cinética zero, um objeto em movimento tem energia cinética positiva. A energia cinética não pode ser negativa pois sua expressão contem o quadrado da velocidade
Um exemplo de energia cinética é um chute dado a uma bola de futebol que a faz movimentar-se a uma velocidade de 100 Km/h, tem uma energia cinética quatro vezes maior que a mesma bola numa velocidade de 50 Km/h e dezesseis vezes mais energia cinética que a mesma a 25 Km/h. Quando um objeto está com muita energia cinética e encontra uma superfície onde é obrigado a parar, ele dever perder toda essa energia cinética, a fim de não ter mais movimento.[pic 7]
A fórmula usada para calculo de energia cinética é
2 Desenvolvimento
A energia cinética é uma forma de energia ligada ao movimento, é a energia que os corpos têm devido à velocidade.
O Trabalho da resultante das forças agentes em um corpo, em determinado deslocamento, mede a variação de energia cinética ocorrida nesse deslocamento.
- Se a resultante realiza um trabalho motor (τ > 0), a energia cinética aumenta.
- Se a resultante realiza um trabalho resistente (τ < 0), a energia cinética diminui.
- Caso a energia cinética não tenha variado entre duas posições, significa que a resultante das forças agentes sobre o corpo realizou um trabalho nulo.
2.1 Objetivo
Neste relatório apresentaremos a Relação entre Trabalho e Variação da Energia Cinética. Onde utilizaremos as grandezas elementares como o comprimento, o tempo e a massa para obter a intensidade das variáveis por meio de uma formulação especifica. Ao término deste procedimento visamos encontrar resultados compatíveis com os calculados teoricamente.
...