RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE TOPOGRAFIA LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO POR IRRADIAÇÃO
Por: rodrigofasipe • 24/3/2017 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 6.186 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
BRUNO PELETTI DA SILVA, DAYANE DOMINGOS, RODRIGO GAWLIK PACIFICO, WILLIAN DAL MORO ROCHA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE TOPOGRAFIA
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO POR IRRADIAÇÃO
Sinop/MT
2016
1. INTRODUÇÃO
O relatório tem como objetivo a demonstração detalhada dos procedimentos que utilizamos, para a utilização do Teodolito eletrônico, que foi realizado no dia 18 de fevereiro de 2017.
Teve como objetivo, repassar os conhecimentos obtidos em sala de aula, e aprender a utilizar o equipamento de medição de área o teodolito eletronico. Aprender suas funcionalidades, seu funcionamento e especificações.
O teodolito é um instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.
Na aula pratica foi repassado suas funções suas funções, bem procedimentos para seu emprego tais com montagem, nivelamento e manuseio, leitura dos dados, tabulação das leituras, aplicação de fórmulas e obtenção dos resultados.
2. METODOLOGIA
Reconhecimento da área e sua geografia para montagem e instalação do equipamento.
Montagem da base.
Nivelamento do aparelho na posição horizontal e vertical.
Regulagem do foco do aparelho.
Leitura dos dados.
Realização dos cálculos.
Resultados.
2.1 Local de estudo
As atividades foram realizadas na quadra de esportes, cituada na Faculdade FASIPE.
2.2 Montagem do tripé e nivelamento do teodolito
Realizada por todos os integrantes do grupo, com o auxílio da professora, seguindo as instruções que foram aprendidos na aula, tomando atenção para cada passo ser realizado de forma correta.
O primeiro passo foi Colocar o tripé em uma posição nivelada com o nível bolha. O segundo passo foi colocar o teodolito sobre o tripé cuidadosamente, e depois de apertar o parafuso de ajuste. O terceiro passo foi nivelar o instrumento com o nível circular, Usando os parafusos A e B para mover a bolha do nível circular, de modo que fique o perto do centro; movendo o parafuso C para mover a bolha para o centro do nível circular. O quarto passo foi nivelar o equipamento com o nível cilíndrico e aliando o nível cilíndrico para ficar paralelo ao centro dos parafusos de nivelamento A e B. Ajustando parafusos a para bolha ficar no centro do nível cilíndrico, depois girar 90°, e ajustar o parafuso nivelante C para o centro da bolha.
2.3 Leitura de distâncias e ângulos horizontais
A leitura dos dados foi realizada pelo grupo, tendo base os conhecimentos adquiridos na aula. Após colocar a régua de baliza no ponto aferido, deu inicio a leituras dos dados.
Leitura
Linha superior FS = 1,579
Linha média FM =1,512
Linha Inferior FI =1,446
2.4 Realização dos cálculos de área
FS + FI ÷ 2 = FMC
1,579 + 1,446 ÷ 2 = 1,513
FS – FI X 100 = Comprimento
1,579 – 1,446=
0,133 X 100 = 13,3 M
[pic 3]
3. RESULTADOS E CONCLUSÕES
Foi realizado todas atividades com máximo aproveitamento, dando ênfase aos cálculos que bateram com a medida realizada com trena métrica.
...