RELATORIO DA AULA PRATICA DE TOPOGRAFIA
Por: lariihc • 31/5/2019 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 748 Visualizações
Prof. Orientador: Data da Prática: 26/02/2019 Componente (s) Matrícula Turma
________________________________ _______________ ______________
________________________________ _______________ ______________
________________________________ _______________ ______________
________________________________ _______________ ______________
________________________________ _______________ ______________
Topografia - Prática 2
Titulo: Triangulação com uso de trena.
Definição: Levantamento de pontos localizados no plano horizontal, apoiados em triângulos, utilizando trena para distâncias entre os pontos e balizas para garantir o alinhamento das medições.
Objetivo: Este processo tem por objetivo obter medidas, de forma estruturada, para realizar desenho com precisão dentro de parâmetros aceitáveis.
Equipamentos e materiais utilizados por grupo: Trena de fibra com 20 m, 3 balizas, caderneta de campo (ou caderno), 3 piquetes (2,5 x 2,5 x 15 cm) e 1 marreta.
Procedimento:
- Marcar o centro dos piquetes.
- Implantar três piquetes no solo (local ao ar livre, pode ser um gramado) com distância aproximada de 80 passos uns dos outros, próximos aos detalhes a serem levantados (quinas de paredes, guias, cercas, etc.). Caso o piso seja concretado, utilizar pintura dos pontos do triângulo.
- Realiza-se as medições entre os piquetes ou pontos do triângulo, da mesma forma utilizada na Prática 1.
- Medir as distâncias entre cada detalhe até dois pontos baseados no triângulo principal, de tal forma que configurem novos triângulos secundários. Levantar 8 pontos de detalhes.
- Montar, na caderneta de campo, um croquis com as dimensões obtidas em campo. Conforme o exemplo abaixo:
[pic 2]
Resultados: Realizar o desenho, à lápis, em escala 1:100, utilizando compasso para definir cada triângulo. Posteriormente, poderá ser utilizado o programa AutoCAD.
Este trabalho não permite descobrir quais erros foram cometidos, por esta razão, as medições deverão ser realizadas em duplicatas para uma confirmação.
Descrever suas análises a cerca dos resultados alcançados e considerações finais
Levantamento topográfico por triangulação é desenvolver todas as operações de medidas de campo, indispensáveis para a determinação da posição relativa dos pontos que compõem a área de estudo. Através de distâncias horizontais, verticais e inclinadas com instrumental adequado a precisão à exatidão pretendida, no caso a trena, implanta e materializa pontos de apoio no terreno determinando suas coordenadas topográficas. A decomposição em triângulos ou triangulação é utilizada em levantamento de pequenas áreas, com medidas exclusivamente lineares e amarrações de detalhes naturais e artificiais. Consiste em decompor com o auxílio de um ou mais pontos instalados no interior da poligonal(piquetes), em triângulos a área a ser levantada, medindo-se os lados de cada triângulo.
...