RELATÓRIO DE HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADA
Por: saraleticia11 • 30/10/2018 • Ensaio • 678 Palavras (3 Páginas) • 604 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
ENGENHARIA CIVIL- CAMPUS SWIFT
NOME: SARA LETÍCIA DOS SANTOS RA: C99325-5 TURMA: EC6Q12
RELATÓRIO DE HIDRAULICA E HIDROLOGIA APLICADA
Coeficiente de Manning
CAMPINAS
2018
1 INTRODUÇÃO
Este relatório é um estudo prático das matérias aprendidas na aula de hidráulica e hidrologia, neste estudo será realizado na pratica um método para encontrar o coeficiente de rugosidade de Manning em canais de abertos, especificamente o coeficiente de rugosidade em um canal aberto de acrílico.
O coeficiente de rugosidade de Manning é um dos principais parâmetros para descrição da vazão e da velocidade em canais abertos. No escoamento em canais abertos a água está sujeita a uma força aceleradora, que faz com que a água se movimente, em contrapartida a esse movimento tem o atrito da água com o perímetro molhado, que gera uma força de resistência, essa força de resistência está em função do coeficiente de rugosidade do local e a viscosidade do fluido.
1.1 Objetivos
Determinação do coeficiente de Manning.
- Materiais e métodos
Materiais utilizados:
- Canal de acrílico;
- Flutuador;
- Cronometro.
Primeiro verificou-se as dimensões em mm da água em uma distância de 1,5m. (FIGURA 1-2)
FIGURA 1 - Dimensões de água no canal
[pic 1]
Fonte: Próprio autor, 2018.
FIGURA 2 - Canal de acrílico
[pic 2]
Fonte: Letícia, 2018.
Após essas medições, o flutuador foi colocado no início do canal a fim de verificar o tempo percorrido nos 1,5 m do canal. Foi realizado 3 medições de tempo. Os três tempos encontrados foram de 1,93 s, 2 s e 2,04 s, a partir disto foi iniciado os cálculos.
- RESULTADOS E ANÁLISES
Depois dos dados encontrados, iniciou-se os cálculos para encontrar o coeficiente de rugosidade do acrílico, inicialmente foi calculado a velocidade média, a partir dos três tempos encontrados, conforme Equação (2.1)
[pic 4][pic 3]
Onde:
= a variação de espaço (em m);[pic 5]
= a variação de tempo (em s).[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
Após o cálculo das três velocidades foi feito a média das velocidades:
[pic 11][pic 10]
Onde:
v = velocidade (em m/s);
q = a quantidade de velocidades.
[pic 12]
Em seguida foi feito a área molhada, o perímetro molhado e o raio hidráulico. Sendo a área molhada (Am) a dimensão em m2 de área de água, Equação (2.3), o perímetro molhado (Pm), a dimensão em m da superfície que entra em contato com a água, Equação (2.4), e o raio hidráulico (Rh) é calculado a partir da divisão da área molhada pelo perímetro molhado, Equação (2.5).
...