TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA DISCIPLINA CIRCUITOS FLUIDO MECÂNICOS PRÁTICA PNEUMÁTICA – JATEAMENTO

Por:   •  3/5/2021  •  Resenha  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA


RELATÓRIO DA DISCIPLINA CIRCUITOS FLUIDO MECÂNICOS PRÁTICA PNEUMÁTICA – JATEAMENTO

RECIFE

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

RELATÓRIO DA DISCIPLINA CIRCUITOS FLUIDO MECÂNICOS PRÁTICA PNEUMÁTICA – JATEAMENTO

Relatório de prática da disciplina Circuitos Fluido-Mecânicos requisito parcial à conclusão do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco.


RECIFE

2018

INTRODUÇÃO

        O sistema pneumático é bem semelhante ao sistema hidráulico, ao invés da utilização de fluidos, o sistema é constituído por um transporte de ar e o mesmo quem faz a força de movimentação dos pistões. O ar é sugado para um compressor e transportado através de tubulações e direcionado para diferentes ferramentas, dependendo da sua utilidade.

        São muito indicados quando se é necessário uma velocidade rápida e cargas pequenas. São muito empregados em ferramentas de uso manual, como por exemplo britadeiras, talhadeiras, grampeadoras, pistolas de pintura e entre outros.

        O seguinte trabalho, tem como objetivo utilizar o método de Karnaugh Estendido e construir o sistema no FluidSim para a facilitação da montagem e verificar o funcionamento de acordo com o problema proposto. Será mostrado a montagem e o dimensionamento do sistema pneumático de acionamento.


PROBLEMA PROPOSTO

        O sistema constitui de um dispositivo destinado ao jateamento, com areia, das extremidades de peças fundidas. O atuador A é responsável pela fixação da peça, o C, pelo posicionamento do bico do jateador e o atuador B, pela abertura e fechamento do bico. O diagrama trajeto-passo apresenta a sequência desejada para o funcionamento do sistema.

[pic 2][pic 3]

Figura 1. Diagrama trajeto-passo.                      Figura 2. Atuadores do Jateamento.

        O acionamento dos cilindros obedece a seguinte sequência:

A+, B+, B-, C-, B+, B-, (C+, A-)

É pedido:

  1. Controle de velocidade;
  2. O cilindro B precisa de um certo tempo, para executar o jateamento, antes de seu recuo;
  3. Ciclo único e ciclo contínuo;
  4. Parada de Emergência: Todos os cilindros devem recuar para as suas posições inicias e uma luz de advertência deve permanecer acesa por 5 segundos;
  5. Método Karnaugh Estendido.

[pic 4]

                                     Figura 3. Karnaugh Estendido

[pic 5]

Figura 4. Montagem do sistema no FluidSim dos três cilindros do mecanismo.

[pic 6]

                                        Figura 5. Montagem do sistema.

DIMENSIONAMENTO

        Para o início dos cálculos, é necessário o conhecimento das forças de projeto necessária para execução da operação já levando em conta o atrito e peso do objeto. Para os cilindros A e C será considerado uma força de 150 N para ambos, pois como não há nenhuma referência ou parâmetros para o valor dos pesos do jateador e a da peça, serão considerados com o mesmo valor. Já para o cilindro B, como é responsável pela abertura e fechamento do bico, o valor será de 80 N.

Considera-se um valor da pressão de trabalho igual a 6 bar, um valor considerado normal, utilizado inclusive nos testes padronizados pelas normas.

Tabela 1. Função, Posicionamento e Curso dos cilindros.

Cilindro

Função

Posição

Curso (cm)

Força (N)

A

Fixação da peça

Horizontal

30

150

B

Abertura e fechamento do bico

Horizontal

30

80

C

Fixação do jateador

Horizontal

30

150

        

Inicialmente o cilindro C, que é responsável pelo posicionamento do bico do jateador está acionado, logo após o cilindro A avança e permanece 7 segundos em repouso, 1 segundo após o acionamento do cilindro A o cilindro B, que é responsável pela abertura e fechamento do bico de jateamento é aberto para liberação da areia, passa 1 segundo ligado e em seguida é fechado. Nessa outra parte, o cilindro C é acionado para ajustar o posicionamento do bico e em seguida o cilindro B é acionado novamente para liberação da areia, novamente passa 1 segundo ligado e em seguida é fechado, cilindro A e C são acionados para fixação da peça e posicionamento do jato.

Tabela 2. Tempo dos cilindros.

Cilindro

Tempo (s)

Avanço

Repouso

Retorno

A

1

7

1

B

2

3+2

2

C

1

4+3

1

Diâmetros dos cilindros

        Para o dimensionamento dos cilindros utilizando o método Parker, devemos encontrar o valor de correção da força, que depende da velocidade de deslocamento da haste e da carga, como pode ser visto na tabela abaixo (Tabela 3). Com o fator de correção, podemos calcular a força real aplicada e encontrar os diâmetros da haste do cilindro através da tabela da Parker da série P1M de atuadores pneumáticos (Tabela 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (685.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com