RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL
Por: henri.buhr • 12/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 494 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL
CURSO Engenharia Civil
TURMA 3151 DATA 12/03/2017
ALUNO \ GRUPO
Henrique Thomaz Buhr
Grupo I
TÍTULO Experiência 2 – Configuração eletrônica e periodicidade
OBJETIVOS Neste experimento, através do teste de chama, procuramos elementos químicos metálicos em sais e de acordo com a cor da chama definir o tipo de elemento e em um segundo experimento definir e provar a reatividade dos matais.
INTRODUÇÃO
O primeiro experimento consiste na realização de testes, ou ensaios de chama, frequentemente utilizados na identificação de determinados compostos, nomeadamente de íons metálicos elevando a temperatura destes sais, fazendo com que os cátions que os constituem se excitem, sendo posteriormente por isso emitidas radiações de cores específicas, características desses cátions metálicos, sob a forma de radiações visíveis.
A partir da análise da coloração da chama será possível identificar o íon metálico do composto.
Ainda neste relatório será abordada a reatividade dos metais, zinco, chumbo e cobre.
Reações químicas são fenômenos, que modificam a composição química das substâncias. As reações são evidenciadas através de sinais com o aquecimento, formação de precipitado, liberação de gases, etc.
Existem fatores que influenciam na velocidade das reações como: Natureza dos reagentes, concentração dos reagentes, temperatura, superfície de contato, presença de
um catalisador e afinidade química (reatividade), sendo esta última a qual trataremos no experimento II e definiremos seus resultados de acordo com a tabela de reatividade de metais, dentre eles quais tem facilidade de reagir devido a capacidade de doar elétrons e quais tem maior dificuldade.
REAGENTES, MATERIAS E EQUIPAMENTOS
Equipamentos utilizados – experimento I e II:
- Vidro de relógio
- Bico de Bulsen
- Espatula
- Becher (50ml)
- Alça de platina
Materiais e Reagentes – experimento I e II:
- Porções de: Cloreto de sódio (NaCl), Sulfato de Cobre (CuSo4), Cloreto de cálcio (CaCl2) e Cloreto de Bário (BaCl2 2H2O)
- Laminas de metais: ZINCO, CHUMBO e COBRE
- Ácido clorídrico (HCl) – 6,0mol
PROCEDIMENTOS
Experimento I
Em preparação para realizar o experimento, colocou-se os 50ml de ácido clorídrico no
Becker, e também as substâncias CuSO4,Cacl2,BaCl2,NaCl nos vidros de relógio com a espátula. Então acendemos o bico de Bunsen e regulamos até apresentar a chama azul, desta forma, com os materiais preparados para a realização do experimento, iniciamos o
processo de limpeza da alça de platina. Tal procedimento consistiu em mergulhar a alça de platina no ácido clorídrico e depois colocar na chama, aproximadamente 5 vezes, ou até perceber que já estava limpo.
Após a alça de platina limpa, realizamos um processo parecido com o de limpeza, para o
teste da chama. Mergulhou-se a alça de platina no ácido clorídrico para umedecer, e então colocou-se na substância CaCl2 e em seguida na chama, a qual mudou de cor, aparecendo então uma coloração em tom de vermelho.
Foi realizado o mesmo processo de limpeza a cada teste de uma substância na chama, e
para o teste da chama foi realizado o mesmo processo do CaCl2 e para cada substância foi obtido uma cor diferente de acordo com o quadro a seguir:
Substância Cor de espectro obtido
Cloreto de Cálcio (CaCl2) Vermelho
Sulfato de Cobre (CuSo4) Verde
Cloreto de Sódio (NaCl) Laranja
Cloreto de Bário (BaCl2 2H2O) Verde Claro
Experimento II
Colocou-se cerca de 50ml de ácido clorídrico em 3 Bechers, e então em cada inserimos uma das laminas metálicas de Zinco, Cobre e Chumbo.
Observou-se então que o Zinco apresentou reatividade maior que a dos outro metais do experimento. A lâmina de Zinco dissolveu-se quase por completo em uma reação com o ácido clorídrico que liberou energia térmica e ebulição, o Chumbo e o Cobre apresentaram reatividade de menor intensidade, no entanto, entre os dois últimos pudemos perceber uma ínfima diferença após um período de tempo maior como se o chumbo estivesse reagindo com mais intensidade que o Cobre, deixando pequenas partículas soltas no fundo do Becher, conforme registro fotográfico do experimento a seguir:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conforme executamos os experimentos, descrevemos os seus resultados e analises:
Experimento I
Análise do metal encontrado em cada amostra conforme anteriormente exemplificado:
Substância Cor de espectro obtido
Cloreto de Cálcio (CaCl2) Vermelho
Sulfato de Cobre (CuSo4) Verde
Cloreto de Sódio (NaCl) Laranja
Cloreto
...