RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS
Projeto de pesquisa: RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcilene • 8/5/2013 • Projeto de pesquisa • 2.672 Palavras (11 Páginas) • 395 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS 4
2.1 ETICA NOS NEGOCIOS 4
2.2. ENERGIA FOSSIL 4
3 CRISE DO PETROLEO 5
3.1 ENERGIA LIMPA 5
3.2 LEIS AMBIENTAIS 5
3.3 PETROBRAS E O VAZAMENTO NA BAHIA 6
3.4 DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS DA ATUALIDADE 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A Responsabilidade socioambiental surgiu como resposta às crescentes exigências dos consumidores em relação às organizações e sua atuação no ambiente onde se concentra. A implantação da Responsabilidade Socioambiental fez com que a empresa fosse além de um agente econômico com a missão de produzir riqueza.
Atualmente a empresa não pode apenas buscar a obtenção do lucro, deve também atentar-se às obrigações inerentes ao seu convívio com a sociedade. A Responsabilidade tanto Social quanto Socioambiental vem sendo utilizado por grandes corporações no setor supermercadista e demonstra ser além de atuação ética e comprometida.
2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Responsabilidade sócio-ambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas. Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na conceituação de responsabilidade sócio-ambiental, ou seja, se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade sócio-ambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas. O movimento em prol da responsabilidade sócio-ambiental ganhou forte impulso e organização no início da década de 1990, em decorrência dos resultados da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991. Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionados, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados.
Para Ferrel, Responsabilidade Socioambiental “é a obrigação que a empresa assume com a sociedade. Ser socialmente responsável implica maximizar os efeitos positivos sobre a sociedade e minimizar os negativos”. Ferrel (2001, p.07)
2.1ETICA NOS NEGOCIOS
O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil.
Existem dois tipos de problemas no Brasil: os problemas urbanos mais conhecidos e também os problemas rurais. Os problemas urbanos são mais conhecidos porque há uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos. Eles acontecem pela falta de conscientização e também pela falta de educação daqueles que poluem. Tudo aquilo que acontece de modo a fazer um determinado trabalho desandar, é considerado um fator de interferência.
Nas organizações, o que mais se evita são problemas que causem alguma disfunção no andamento de alguma tarefa. Alguns podem ser evitados/controlados - fatores internos, como por exemplo, lidar com funcionários-problema (Adriano, quando jogava no Flamengo. Sempre que acontecia um boato envolvendo o nome dele, era o nome da Instituição Flamengo que era manchada).
Já outros, estão além da capacidade organizacional de resolvê-los, quando as empresas são afetadas por causas externas, como a Usina de Fukushima, no Japão, todo o sistema funcional é prejudicado. As inúmeras micro-empresas afetadas pela chuva na Região serrana no Rio de Janeiro
Ética nas Organizações:
O comportamento ético das empresas é exigido pela sociedade, dessa forma a empresa adotando valores éticos e morais é um indicativo de rentabilidade e sustentabilidade em longo prazo. Assim numa empresa ética a tendência é que siga os valores morais da sociedade e seus gestores e todo Responsabilidade Sócio-Ambiental nas Organizações.Responsabilidade sócio-ambiental pode ser definida como um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio-ambiente e áreas sociais .
A empresa para ter responsabilidade social e ambiental tem que ser ética, a prática da responsabilidade social indica compatibilidade dos valores morais e éticos da empresa com os da sociedade. sem ética nos negócios não existe responsabilidade sócia
2.2 ENERGIAS FOSSIL
O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial, no século XVIII na Inglaterra principalmente. Em 1850, a madeira ainda era a principal fonte de energia nos Estados Unidos. Só durante a segunda metade do século XIX, não só os Estados Unidos mas todas as nações industrializadas passaram a utilizar o carvão mineral como principal fonte de energia. O carvão continuou a ser largamente utilizado até a segunda metade do século XX, quando o petróleo e gás natural tornaram-se as principais fontes de energia primária. O primeiro poço petrolífero foi perfurado na Pensilvânia em 1859.O petróleo continuou como a principal fonte de energia por todo o século XX , papel que continua a desempenhar nos dias de hoje, apesar de um recente e progressivo declínio.l. O canal especializado em economia Bloomberg fez um levantamento das maiores empresas petrolíferas do mundo e colocou a brasileira Petrobras em terceiro lugar.
Confira a lista das nove primeiras, conforme o valor de mercado:
1 – Exxon Mobil (EUA) – 512*
2 – Shell (Holanda) – 264
3 – Petrobras (Brasil) – 235
4 – BP (Reino Unido) – 231
5 – Total (França) – 198
6 – Chevron (EUA)
...