RESUMO ESTRUTURA PPGEM UFPE
Por: schpaiva • 1/10/2022 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Disciplina: Estrutura dos Materiais
Docente: Kleber Goncalves Bezerra Alves
Discente: Schneider Almeida Paiva
RESUMO
REFERÊNCIA
GRANTE, Grupo de Análise e Projeto Mecânico. Apostila de Extensometria. Julho de 2004. Departamento de Engenharia Mecânica, UFSC. Disponível em: <http://grante.ufsc.br/download/Extensometria/SG-Apostila.pdf>. Acesso em 23 set. 2022
CALLISTER JR, W. D. Propriedade Mecânica dos Materiais. In: CALLISTER JR, W. D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2021. p. 127- 134
Na apostila de Extensometria, o GRANTE, Grupo de Análise e Projeto Mecânico aborda a revisão de Resistência dos Materiais. Na qual constam as definições: Definição de tensão e estados de tensão comuns, definição de deformação, Lei de Hooke, medida do módulo de Young, enquanto no capítulo do livro Ciência e engenharia de materiais: Propriedade Mecânica dos Materiais, o autor William Callister Jr. aborda as relações entre as duas medidas.
Tensão de origem mecânica é definida como a tensão existente no material
devido a uma força aplicada, sendo subdividas em três aspectos:
- Tipo: Tensão normal e de cisalhamento
- Origem: Tensão de tração, compressão, flexão, torção, residual e térmica
- Estado: Tensão uniaxial, biaxial, triaxial e espacial.
A unidade de tensão é o Pascal [Pa] ou [N/m²], não sendo obtidas através de medições diretas, são calculadas pelas teorias de resistências dos materiais, baseada na lei de Hooke.
A forma mais simples da lei de Hooke, aplicada somente para o estado uniaxial de tensão, para os demais é requerido formas estendidas, é dada pela fórmula:
[pic 2]
Estado de tensão uniaxial: A tensão máxima devido a tração ou a compressão ocorre na direção onde a força age. Nas outras direções a tensão é descrita pela fórmula acima.
[pic 3]
Estado de tensão biaxial: No estado plano de tensão as direções de tensão normal, ocorrem nas direções perpendiculares e são denominados de tensões e direções principais, sendo estas conhecidas, a condição de tensão biaxial está definida.
O módulo elástico ou de elasticidade é a constante de proporcionalidade entre a tensão e a deformação, conhecido como módulo de Young.
A deformação de engenharia ε é definida de acordo com a equação:
[pic 4]
Onde o numerador representa a variação no comprimento em relação ao comprimento original.
Deformação elástica: tensão e deformação são proporcionais (gráfico linear)
Deformação plástica: deformação permanente, não recuperável.
...