RESUMO SOBRE A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Por: henriquepab • 29/6/2019 • Relatório de pesquisa • 411 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Disciplina: Introdução à Engenharia de Produção
Aluno: Pablo Henrique Pereira dos Santos
Resumo – Introdução à Engenharia de Produção
A engenharia de produção nada mais é que, o aperfeiçoamento e a implantação de sistemas podendo envolver pessoas, materiais, informações, equipamentos e energias, para a produção de bens e serviços de maneira econômica, respeitando claro os preceitos éticos e culturais.
Existem diferentes profissionais no mercado de trabalho que apesar de não possuírem formação na área atuam como um engenheiro de produção, um técnico de futebol por exemplo, partindo do princípio dos itens envolvidos em um processo de produção podemos citar como pessoas: Jogadores, comissão técnica, auxiliares e equipe médica.
Como materiais, podemos citar o campo, estrutura do centro de treinamento, e materiais de consumo diário. Como recursos, reúne-se um conjunto com informações, equipamentos e energia, que vai desde inúmeras fontes de informação como a CBF, FIFA, olheiros e etc. Passando pelo uso de laptops, pranchetas e equipamentos usados nas concentrações até chegar a tudo que movimenta as pessoas e outros recursos, no caso do time de futebol, a energia dos jogadores e recursos financeiros.
De maneira econômica o engenheiro de produção possui o papel de produzir ao mínimo custo, custe o que custar. Produzir sem refugo, sem retrabalho, melhorando as condições ambientais e assumindo responsabilidades sociais, promovendo o desenvolvimento dos trabalhadores física e mentalmente.
O pontapé inicial para a criação da engenharia da produção se deu há mais de um século com a concepção de racionalidade econômica aplicada aos sistemas de produção. Alguns dos nomes mais importantes dentro do histórico da engenharia da produção foram o de Frederick H. Taylor e Henry Ford, ambos tiveram um papel crucial quando trata-se de otimizar processos e revolucionar a maneira que se existia de produzir.
Engenharia de produção e administração de empresas são áreas afins porém, a engenharia possui sim um diferencial, mas inúmeras vezes são citadas como mesma coisa, quando na verdade não são. Na engenharia de produção o aluno cursa todas as disciplinas base de outras engenharias como Física, Química, e Matemática. Ambos os cursos possuem estudos na área da gestão porém a engenharia com enfoque maior para à área industrial.
O engenheiro de produção possui um campo bem diversificado de atuação, podendo atuar em inúmeras áreas de empresas e indústrias, como exemplo pode ser citado áreas como pesquisa operacional, engenharia da qualidade, engenharia do trabalho, engenharia organizacional, engenharia econômica, engenharia da sustentabilidade etc.
...