Relatório de Administração Financeira e Orçamentária
Por: Merelayne • 12/2/2019 • Trabalho acadêmico • 718 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
Relatório da Empresa Estrela
[pic 2]
Discentes: Merelayne Karoline da Silva Oliveira Ferreira
Professora: Adriana Giarola
Disciplina: Administração Financeira e orçamentária
RELATÓRIO ESTRELA
Através da análise, percebe-se que a empresa Estrela obteve em 2017 uma diminuição de sua liquidez, uma vez que houve uma diminuição em seu ativo circulante. Essa queda deu-se principalmente pela queda do estoque, em relação ao ano anterior. A empresa empregou mais no Ativo Circulante, com o aumento do caixa, reduziu os estoques e parte do imobilizado, aumentou realizável a longo prazo e o intangível. No Capital de Terceiros, a empresa diminuiu o financiamento com fornecedores, outras Obrigações, e os empréstimos. No patrimônio líquido a empresa aumentou seu saldo nas reservas de capital. A empresa também conseguiu reduzir o custo das mercadorias vendidas, porém aumentou quase que proporcionalmente as despesas administrativas o que contribuiu efetivamente para a obtenção do prejuízo no fim do período.
No que diz respeito à liquidez geral da empresa, a mesma apresenta atualmente 0,30 centavos para cada 1 real de dívida a longo prazo, logo, nota-se uma diminuição da capacidade de pagar as suas dívidas em relação ao ano de 2016. A curto prazo (liquidez corrente), e com a retirada dos estoques (liquidez seca) a empresa também não apresenta capacidade de pagar as suas dívidas. Por fim, nota-se um pequeno aumento na liquidez imediata, o que não representa necessariamente um índice bom ou ruim, uma vez que a empresa pode ter optado por realizar outros investimentos.
A empresa estudada apresentou um aumento de 21% no capital de terceiros em 2017 em relação ao ano anterior. Onde nota-se que a empresa possuiu mais capital de terceiros do que próprio, o que representa um resultados positivo, uma vez que o capital de terceiros é mais vantajoso do que o próprio. A empresa ainda apresenta 79% de endividamento a curto prazo, e basicamente não apresenta garantia de capital de terceiro, uma vez que no ano de 2017 o índice foi de - 65,94%, índice esse que é resultado da falta de capital próprio da empresa.
No quesito Rentabilidade, a empresa apresenta uma margem líquida negativa, porém este valor se minimizou, ou seja, quando fazemos a relação entre o resultado líquido e a receita, notamos que a empresa apresenta prejuízo. O Giro do Ativo também apresentou crescimento. Logo no ano de 2017 a empresa girou 63% em relação a seu patrimônio. O Retorno sobre o Investimento, assim como a Margem Líquida, se apresentou com valores negativos, porém tendo uma melhoria de 2016 para 2017, este índice mostra que a empresa está apresentando um déficit em relação ao valor aplicado no investimento (patrimônio). Por fim a Rentabilidade do Patrimônio Líquido também apresentou uma queda significativa, ou seja, a empresa apresentou 10% de lucro liquido relacionado ao montante total aplicado pelos acionistas.
Em 2017 a empresa conseguiu reduzir seu prazo médio de renovação de estoque e seu prazo médio de recebimento de vendas, 4 e 7 dias respectivamente. Ou seja, a empresa passou a receber mais rápido de seus clientes e consequentemente ter um giro maior de capital. Em relação ao prazo médio de pagamento de compras, a empresa conseguiu obter 24 dias a menos do que no ano anterior, logo, a empresa possui menos tempo para realizar o pagamento de seus fornecedores. Assim através dos dados é notório que tanto o ciclo operacional diminui em 12 dias e o financeiro aumentou 13 dias. Esse aumento é muito significativo pois agora a empresa precisa de um capital de giro para um menor intervalo de tempo.
...