Relatório de Dosagem de concreto
Por: bassplay • 23/11/2017 • Relatório de pesquisa • 894 Palavras (4 Páginas) • 116 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS
CURSO ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
Dosagem de concreto
Abilene
Alex Antônio
Diovanna Lara Lucas
Douglas Júlio
Eduardo Etever
Isabela de Oliveira Nunes
Joice
Luiz Henrique
Júlia Aparecida Silva
Matheus Alves Monteiro
Matheus Ricardo Moraes
Rodrigo Portugal
Thayana Machado
Volta Redonda/RJ
2017
- INTRODUÇÃO
A dosagem de concreto tem como função fazer a proporção adequada de materiais para não haver gastos excessivos e também para ter um bom padrão de qualidade da construção. Fazendo uma breve analogia, o preparo do concreto é como o de um bolo. Para se preparar um bolo não pode apenas misturar os ingredientes com quantidades aleatórias, é preciso ter a receita em mãos para ser visto as quantidades necessárias para ser feito o mesmo, assim haverá uma boa execução. O mesmo acontece com o concreto, que possui uma receita denominada Traço, onde é encontrada a proporção de concreto, água, agregados e aditivos.
O traço é calculado através de algumas fórmulas que serão demonstradas mais para frente, sendo que após os resultados obtidos será possível montar a proporção.
- MATERIAIS E MÉTODOS
No laboratório de Materiais de Construção foi realizado o experimento de dosagem de concreto, porém ele teve que ser feito em duas partes. A primeira parte foi feita no dia 28 de agosto de 2017, ela se baseava em moldar dois corpos de corpo de prova a partir da dosagem calculada pelo grupo em questão. Os componentes usados e as suas respectivas quantidades estão listados logo abaixo:
Cimento= 1 Kg
Areia= 2,47 Kg
Brita= 3,11 Kg
Água= 0, 560 litros
Todos os materiais acima foram pesados em uma balança para estar de acordo com os resultados dos cálculos, após pesados eles foram misturados em um recipiente próprio. Logo em seguida, a mistura preparada foi colocada em dois moldes cilíndricos e com o auxílio de um bastão foi feita uma nova agitação nas mesmas para garantir a completa interação entre o aglomerante hidráulico e os agregados.
Um detalhe a ser relevado, foi que cada grupo teve que calcular o traço de um concreto diferente. Desta forma, nenhum cálculo ficou igual a outro, pois cada um continha um determinado número de abatimento e de resistência a ser rompida. Outro detalhe a ser levado em consideração foi que os corpos de prova foram rompidos com 21 dias após a moldagem, porém o mais adequado seria esperar o tempo mínimo de pega que são 28 dias, mas não foi possível.
A outra parte foi realizada no dia 19 de setembro de 2017 e consistia nos rompimentos dos corpos de prova. Esta etapa foi feita em uma máquina de compressão, que comprimia as duas extremidades do cilindro. A força utilizada para comprimir foi de 1 Kgf/ cm2 ou 0,0981 MPa e através de um computador que estava que estava interligado a máquina era possível acompanhar um gráfico que mostrava o progresso do teste e também. A seguir serão mostrados os resultados obtidos no experimento.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste item serão apresentados todos os cálculos e resultados obtidos para fazer a dosagem corretamente e o traço, sendo que foi dada uma lista com vários tipos de concreto, cada um com uma resistência. O escolhido pelo grupo foi o concreto 4 que possuía o Fck= 30 MPa e um abatimento= 60. O primeiro passo foi encontrar a relação entre água e cimento (a/c) através do gráfico abaixo, nele será relacionada a resistência à compressão requerida aos 28 dias- que neste caso é 30 MPa- e a resistência normal do cimento aos 28 dias, onde foi usado 40 MPa por causa do cimento- que foi o CP III. O a/c encontrado foi 0,60
[pic 1]
Em seguida com o auxílio de uma tabela foi encontrado o consumo de água aproximado (Ca), através do abatimento e do diâmetro máximo do agregado graúdo.
[pic 2]
Ca= 195 l/m3
- Calculando o coeficiente de cimento (Cc)
Cc= Ca ÷ (a/c)
Cc=195÷ 0,60
Cc= 325,0 Kg/m3
Para calcular o coeficiente de brita (Cb) foi necessário usar outra tabela para encontrar a dimensão máxima da brita. O volume (Vb) encontrado foi de 0, 690 mm e foi usada a massa unitária da brita compactada ᵞcomp= 1.465 Kg/m3
Cb= Vb× ᵞcomp
...